Lesões e doenças da coluna vertebral

Dor na parte superior das costas que irradia para frente: causas e tratamento

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 8 março 2024
Dor na parte superior das costas que irradia para frente: causas e tratamento

A dor na parte superior das costas que se irradia para a frente pode ter várias causas, como hérnia de disco, má postura e outras condições que exigem a atenção de um médico. Alguns casos podem ser resolvidos com a ajuda de um fisioterapeuta, enquanto outros exigem a intervenção de especialistas, como cirurgiões ortopédicos, pneumologistas ou outros profissionais, dependendo da causa subjacente. Essa dor pode se manifestar no lado direito, no lado esquerdo ou até mesmo entre as omoplatas. É essencial conhecer os sinais que indicam a necessidade de atendimento urgente.

No ONsalus, fornecemos informações sobre as principais causas de dor na parte superior das costas que irradia para a frente e quais medidas devem ser tomadas em cada situação.

Também lhe pode interessar: Dor na cintura: causas e tratamento

Índice

  1. Má postura e condições físicas
  2. Contratura muscular
  3. Uso excessivo dos músculos
  4. Lesões traumáticas
  5. Doenças respiratórias
  6. Nervos comprimidos
  7. Hérnia de disco
  8. Osteoartrite
  9. Aneurisma da aorta
  10. Dor miofascial
  11. Câncer de pulmão
Ver mais >>

Má postura e condições físicas

Quando os músculos são pouco usados, pode ocorrer dor na parte superior das costas e irradiar para a frente. Isso ocorre porque, se não forem usados adequadamente, eles podem ficar enfraquecidos. A má postura é outra causa de dor na parte superior das costas, pois pode resultar em desgaste muscular, especialmente quando se fica sentado incorretamente por longos períodos em uma mesa. A postura desleixada pode agravar a fraqueza muscular.

Tratamento

Muitos casos são resolvidos treinando os músculos para ganhar força, começando a se sentar com a postura correta, descansando e se alongando, levantando pesos, entre outras opções.

Dor na parte superior das costas que irradia para frente: causas e tratamento - Má postura e condições físicas

Contratura muscular

Isso geralmente ocorre quando a pessoa prática atividade física excessiva, sente-se cansada, tem má postura ao sentar-se ou tem muita preocupação.

Tratamento

Às vezes, exercícios de alongamento podem ser suficientes para ajudar a pessoa a se sentir relaxada. No entanto, é recomendável consultar um fisioterapeuta para obter instruções mais específicas.

Uso excessivo dos músculos

Os movimentos repetitivos podem causar tensão, distensão muscular e irritação, e são comuns em jogadores de beisebol ou em pessoas que precisam levantar objetos pesados o dia todo.

Tratamento

A terapia começa com o repouso da área afetada, usando compressas quentes ou frias para promover a circulação sanguínea, fazendo intervalos entre as atividades, entre outras medidas. O auxílio de um fisioterapeuta é indispensável.

Lesões traumáticas

Algumas lesões traumáticas, como escorregões, acidentes de trabalho, colisões de veículos, quedas, levantamento de peso, esforço excessivo, entre outras, podem desencadear dor nas costas. Essas lesões podem ser graves, principalmente quando envolvem fraturas, pois podem resultar em dor crônica, paralisia ou danos neurológicos.

Tratamento

Essas lesões devem ser avaliadas por um médico de emergência, que encaminhará o caso para o especialista adequado.

Doenças respiratórias

Muitas pessoas podem sentir dor na parte superior das costas devido a doenças respiratórias. Até mesmo a ação de respirar pode ser dolorosa, pois envolve o movimento dos músculos das costas e do abdômen.

Tratamento

Recomenda-se consultar um pneumologista para tratar adequadamente a doença respiratória, especialmente se houver sintomas como catarro, tosse, falta de ar ou febre.

Dor na parte superior das costas que irradia para frente: causas e tratamento - Doenças respiratórias

Nervos comprimidos

Os nervos comprimidos podem causar fraqueza muscular. Se for um nervo comprimido devido a uma hérnia de disco, a pessoa pode sentir dor não apenas na parte superior das costas, mas também nas pernas.

Tratamento

A intervenção cirúrgica nem sempre é necessária; em muitos casos, o alívio pode ser obtido por meio de injeções de esteroides epidurais.

Hérnia de disco

Com o passar dos anos, algumas pessoas podem desenvolver uma hérnia de disco cervical, lombar ou dorsal. A falta de suprimento de sangue, especialmente com pouca atividade física, pode aumentar a dor.

Tratamento

Os fisioterapeutas estão em melhor posição para tratar o tecido mais afetado e contribuir para a melhora da pessoa.

Dor na parte superior das costas que irradia para frente: causas e tratamento - Hérnia de disco

Osteoartrite

Às vezes, a dor na parte superior das costas não se deve apenas a um problema muscular, mas também a problemas nas articulações ou nos ossos, especialmente quando ocorre desgaste da cartilagem. Esse desgaste pode ser acelerado em condições como a osteoartrite ou durante o processo de envelhecimento.

Tratamento

O médico da família pode encaminhar o paciente ao especialista mais adequado, um cirurgião ortopédico ou um reumatologista, para tratamento farmacológico ou outras opções.

Aneurisma da aorta

Ocorre quando as paredes da artéria aorta, localizada na altura do tórax, ficam dilatadas. No início, você pode não perceber nenhum sintoma, mas, com o tempo, o tamanho pode aumentar e causar dor intensa no peito ou nas costas.

Tratamento

O tratamento dependerá da gravidade do aneurisma, de sua localização e da presença de comorbidades. Em alguns casos, é necessária uma cirurgia para remover a parte afetada da aorta ou substituir o vaso sanguíneo por um tubo.

Dor miofascial

A dor pode ser causada pelo tecido conjuntivo das costas, conhecido como fáscia, que pode ser afetado por lesão ou uso excessivo.

Tratamento

Os médicos geralmente recomendam que o paciente consulte um fisioterapeuta para iniciar a terapia de liberação miofascial para aliviar a dor.

Câncer de pulmão

É raro, mas, se ocorrer, pode afetar os ossos e causar dor.

Tratamento

É imperativo que a pessoa afetada procure atendimento médico de emergência. O médico da emergência avaliará a situação e determinará a qual especialista o paciente deve ser encaminhado para avaliação adicional e tratamento adequado. A intervenção médica imediata é fundamental para lidar com qualquer situação incomum e garantir o gerenciamento eficaz da dor e de suas possíveis causas.

Há outras condições que podem levar uma pessoa a sentir dor na parte superior das costas que irradia para a frente, como fibromialgia, escoliose, deformidades da coluna, cifose, acidente vascular cerebral, entre outras. Em todos esses casos, o médico de família ou o médico de emergência é quem determinará as diretrizes a serem seguidas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor na parte superior das costas que irradia para frente: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Fontecha, C. G. (2014). Dolor de espalda. Pediatría Integral, 7, 413-424.
  • Gutiérrez, C. A. R., Sánchez, F. C., Gutiérrez, C. A., Guzmán de la GE, R. A., & González, C. L. (2005). Aneurismas de aorta. Rev Mex Angiol, 33(4), 114-127.
  • Neyra, H. T., Quesada, J. M. D., Sáez, H. T., & Sáez, L. T. (2016). Hernia discal lumbar, una visión terapéutica. Revista cubana de Ortopedia y Traumatología, 30(1), 27-39.
  • Pomares Avalos, A., Rodríguez, T., & Pomares Alfonso, J. (2016). Variables psicológicas y clínicas presentes en pacientes portadores de dolor crónico de espalda. Revista Finlay, 6(1), 49-58.
  • Rivera, E. A. E. (2001). Dolor miofascial. Medunab, 4(12), 203-207.
  • San Román, J., Marcó del Pont, J., Dovasio, F., Kreindel, T., & Kucharzcyk, M. (2007). Infecciones pulmonares. Archivos argentinos de pediatría, 105(3), 271-275.
  • Serratrice, G. (2011). Contracturas musculares. EMC-Kinesiterapia-Medicina Física, 32(2), 1-11.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Dor na parte superior das costas que irradia para frente: causas e tratamento