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Dor na lombar ao deitar: causas e soluções

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 2 julho 2020
Dor na lombar ao deitar: causas e soluções

Frequentemente, as pessoas se queixam de dor nas costas quando vão dormir. Esta dor lombar surge nas últimas horas de sono, a partir das 4 e 5 da madrugada. Em certos casos, esta dor pode estar relacionada com o trabalho diário, mas em outros casos está relacionada com atividades realizadas no dia anterior.

O aparecimento desta condição pode ser repetitivo, até o ponto de se tornar crônica, a qual não é fácil de tratar devido às suas diversas causas. Contudo, é possível melhorar ou evitar esta dor lombar ao dormir, adotando melhores posições e mudando alguns hábitos ao dormir.

A seguir, neste artigo do ONsalus, você encontrará tudo o que precisa saber sobre a dor na lombar ao deitar.

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Causas da dor lombar ao deitar

São várias as causas que podem desencadear o aparecimento da dor lombar ao deitar. Estas vão desde posturas inadequadas ao deitar até a presença de certas doenças que conhecerá a seguir.

Dormir em um colchão ruim

Utilizar colchões muito duros ou que apresentam deformidades, devido ao seu uso ao longo dos anos, causa o aparecimento da dor lombar ao dormir. Por isso, é importante dormir em um bom colchão, já que melhora os hábitos de descanso e a saúde no dia a dia.

Posturas inadequadas no trabalho

Esta é uma das causas que mais frequentemente causam o aparecimento da dor lombar ao deitar:

  • As pessoas que trabalham em frente a um computador por muitas horas, sem um descanso adequado durante a jornada de trabalho, acabam tendo o trapézio afetado.
  • As pessoas que trabalham de pé também pode ter dor nos músculos da coluna vertebral.

Em ambos os casos, é na hora do descanso noturno que se apresenta a dor lombar, como consequência das posturas ruins no serviço.

Protrusão discal ou hérnias de disco

A pressão exercida sobre os discos vertebrais devido à má postura, sobrecarga durante o dia ou na jornada de trabalho, podem gerar o aparecimento de dor na lombar.

A lombalgia é sentida com frequência durante a noite ou ao se deitar, com dores como pontadas.

Alteração do tônus muscular

A presença de pouco tônus muscular do desvio da coluna, conhecida como escoliose, facilita o aparecimento da dor lombar ao dormir.

Envelhecimento

Conforme envelhecemos, nosso corpo aumenta as chances de sofrer processos inflamatórios e dolorosos na região lombar. Portanto, um dos sintomas mais comuns do envelhecimento é sentir essa dor na lombar, também conhecida como lombalgia.

Dor na lombar ao deitar: causas e soluções - Causas da dor lombar ao deitar

Como evitar a dor lombar ao deitar

Agora que você já conhece as causas que originam a lombalgia, é essencial que melhore seus hábitos para evitar sentir a dor lombar ao se deitar e, assim, poder descansar corretamente. Para isso, seguem algumas recomendações para prevenir, melhorar ou evitar a dor nas costas, dependendo da situação:

Exercícios para fortalecer as costas

Fazer exercícios diariamente permite desenvolver um bom tônus muscular, desta maneira, poderá evitar o aparecimento de desconfortos no corpo, especialmente na região lombar quando for dormir.

Utilize um colchão melhor para a dor nas costas

Se você utilizar um bom colchão junto com um bom travesseiro, poderá manter as curvaturas naturais da coluna, em especial da região lombar. A suavidade e flexibilidade de ambos elementos te permitirão melhorar a postura durante o sono, evitando assim dormir com dor nas costas.

Postura corporal correta

Mantenha uma postura corporal correta durante o dia, com isto evitará que surja a dor na lombar ao deitar. A lombalgia pode ocorrer por manter uma mesma posição constantemente e sem descanso, como ficar muito tempo sentado em frente ao computador ou de pé sem mudar de posição.

Aplique frio e calor

Aplicar frio e calor na região lombar provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, além de relaxar os músculos da região lombar, o que facilita a chegada de oxigênio e nutrientes através do sangue. Esta é uma forma de manter controlada a dor lombar ao deitar e aliviá-la.

Uma forma de transmitir calor à região lombar é tomar um banho quente antes de ir se deitar ou colocar uma manta elétrica na região dolorida. Assim você aliviará facilmente a dor lombar.

Diminuir o estresse

Da mesma forma, reduzir o estresse adequadamente permite controlar o estado de ânimo que afeta de forma direta o aparecimento da dor muscular. A ansiedade e até mesmo a depressão podem condicionar nosso corpo para irmos dormir com dor nas costas.

Melhor posição para dormir com dor na lombar

Na hora de dormir, é necessário adotar a melhor posição para o corpo em uma superfície que dê o conforto necessário para ter um bom descanso. Isto é essencial, uma vez que a postura ao dormir determina a qualidade do sono. Te recomendamos algumas posturas corretas para dormir e assim evitar a dor na lombar:

Dormir de lado

Se você sofre de dor lombar ao deitar, deve dormir de lado em posição fetal com as pernas encolhidas. Embora não pareça, é uma excelente postura para que as costas liberem as tensões, especialmente na região lombar.

Neste sentido, recomenda-se colocar uma almofada entre as pernas, desta forma conseguirá ter um descanso melhor da coluna vertebral.

Dormir de barriga para cima

Esta posição é uma das posturas corretas para dormir. Ao dormir de barriga para cima, você descansa sobre as costas, sendo esta posição ideal para evitar a dor lombar, pois se tem um melhor alinhamento do pescoço e evita-se o aparecimento de desconforto nesta região.

Se você sofre de dor lombar ao dormir, coloque em prática estes conselhos e verá excelentes resultados, do contrário, vá ao seu médico de confiança para que ele determine a causa que está originando a dor na lombar ao deitar.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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Bibliografia
  • Díaz, M. S., & Gérvas, J. (2002). El dolor lumbar. SEMERGEN-Medicina de Familia, 28(1), 21-41.
  • Moreno, R. A., Escobar, M. V., Cardona, D. A. S., Jiméneza, J. M. C., Monsalve, S. A., & Trespalacios, E. M. V. (2012). Tratamiento del dolor lumbar bajo con métodos no farmacológicos. Revista CES Salud Pública, 3(2), 202-209.

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