Lesões e doenças da coluna vertebral

Dor na cintura: causas e tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 26 janeiro 2021
Dor na cintura: causas e tratamento

Frequentemente, muitas pessoas se queixam de dor na cintura, a qual pode aparecer por problemas na parte de baixo das costas, conhecida como região lombar. Esta área é composta por cinco vértebras lombares chamadas L1, L2, L3, L4 e L5, que são as encarregadas por suportar a maior parte do peso da parte superior do corpo.

Algumas das causas que geram dor na cintura podem ser graves ao ponto de precisar de tratamento médico, enquanto outras podem durar horas e desaparecerem sozinhas.

A dor na cintura é um motivo frequente de consulta com o médico, além de ser uma das principais razões pelas quais um trabalhador se ausenta do serviço. Para mais informações, continue lendo este artigo do ONsalus sobre as causas da dor na cintura e seus tratamentos.

Também lhe pode interessar: Dor na lombar ao deitar: causas e soluções

Índice

  1. Distensão muscular e estiramentos
  2. Desgaste dos discos vertebrais
  3. Artrose
  4. Radiculopatia
  5. Discos vertebrais com hérnia
  6. Ciatalgia
  7. Traumatismos
  8. Transtornos esqueléticos
  9. Espondilolistese
  10. Estenose espinal lombar
  11. Causas menos frequentes da dor na cintura
Ver más >>

Distensão muscular e estiramentos

A distensão muscular causas rompimentos nos tendões ou nos músculos. Os estiramento ocorrem devido a um alongamento em excesso ou rompimento dos ligamentos. Ambas condições podem acontecer ao levantar um objeto pesado de forma incorreta ou fazer um alongamento inadequado.

Tanto a distensão muscular quanto os estiramentos podem provocar o aparecimento de dor na cintura que pode chegar até as costas.

Tratamento

A primeira coisa que você deve fazer é consultar um médico, ele será o profissional indicado para decidir o tratamento que você deve fazer após os exames médicos. Inicialmente, o tratamento farmacológico será a base de:

  • Analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides: como ibuprofeno para aliviar a dor e a inflamação.
  • Relaxante muscular: para aliviar a contração muscular na região lombar.
  • Massagens: com elas, é possível aumentar o fluxo sanguíneo na área em questão e relaxar os músculos das costas. Este último é feito estimulando a liberação de endorfinas que agem como um analgésico natural no corpo.
  • Quiropraxia: através desta técnica manual é possível relaxar os músculos tensos da região lombar, facilitando o alívio da dor.
Dor na cintura: causas e tratamento - Distensão muscular e estiramentos

Desgaste dos discos vertebrais

Esta é uma das causas da dor na cintura mais comuns devido à perda da elasticidade que ocorre conforme envelhecemos. Os discos vertebrais dão altura, permitem a flexão e podem ser dobrados sem esforço.

Conforme os discos se deterioram, vão perdendo a elasticidade, o que causa dor na cintura ou na região lombar.

Tratamento

Neste caso, o médico decidirá se basta fazer um tratamento conservador ou se será necessário realizar uma cirurgia.

No tratamento conservador, será indicado:

  • Aplicar gelo e calor.
  • Fisioterapia.
  • Medicamentos: analgésicos, anti-inflamatórios e esteroides.
  • Injeções epidurais.

O tratamento cirúrgico consiste em fazer algumas cirurgias de acordo com os sintomas que o paciente apresentar. Entre estes procedimentos, temos:

  • Cirurgia de substituição do disco intervertebral: desta forma é possível substituir o disco vertebral para acabar com a dor.
  • Cirurgia de artrodese das vértebras lombares: através dela, é possível parar o movimento no local onde há dor.

Artrose

A artrose ou artrite degenerativa ocorre pelo desgaste das cartilagens depois de anos de uso. A lesão dos discos vertebrais devido ao estreitamento dos espaços vertebrais provoca um aumento de pressão sobre a articulação causando a inflamação da área.

Quando esta inflamação ocorre entre os espaços das vértebras lombares, surge a dor lombar.

Tratamento

Uma vez que a artrose aparece, devem ser seguidas as recomendações do médico especialista. Estas são algumas delas:

  • Evitar o sobrepeso;
  • Não usar repetitivamente as articulações que estão afetadas pela artrose;
  • Manter uma boa postura ao ficar em alguma posição, especialmente durante a jornada de trabalho;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Tratamento farmacológico com analgésicos, anti-inflamatórios, além de condroprotetores. Estes últimos são medicamentos indicados para a proteção da cartilagem e a diminuição da dor da artrose;
  • Infiltração intra-articular de esteroides para diminuir a inflamação. Neste caso, você pode usar glucocorticóides ou cortisona.

Se o tratamento anterior não surtir efeito, o médico recomendará a solução cirúrgica simples para corrigir a articulação. Do contrário, indicará procedimentos mais avançados que incluem a colocação de próteses.

Radiculopatia

Esta alteração surge com a compressão de uma raiz nervosa da medula espinhal, o que causa inflamação e lesão na área da compressão, além de dor na cintura ou na região lombar, e sensação de formigamento ou dormência, que pode ser sentida em outras áreas onde o nervo chega.

A radiculopatia pode ocorrer por causa de uma estenose espinhal, um disco vertebral quebrado ou com hérnia comprimindo um nervo.

Tratamento

Neste caso, o médico indicará um tratamento a base de fisioterapia, analgésicos e anti-inflamatórios. Se esta indicação não for bem sucedida e a dor persistir, o médico indicará a solução cirúrgica após fazer uma avaliação do paciente.

Discos vertebrais com hérnia

A ruptura ou herniação dos discos vertebrais pode surgir devido a compressão dos mesmos. Estes saem do seu lugar, originando assim uma hérnia de disco. Como se isso não fosse suficiente, os mesmos podem se romper, o que causa dor na cintura.

Tratamento

Existem dois tipos de tratamento para as hérnicas de disco. O primeiro é o conservador, que se baseia em modificar as atividades físicas para diminuir a dor, além de tomar medicamentos como:

  • Analgésicos;
  • Relaxantes musculares;
  • Injeções de cortisona;
  • A aplicação de fisioterapia para aliviar a dor.

Se o tratamento conservador não der resultado, o médico indicará a solução cirúrgica.

Dor na cintura: causas e tratamento - Discos vertebrais com hérnia

Ciatalgia

A ciatalgia ocorre pela compressão do nervo ciático, o qual atravessa os membros inferiores pela parte de trás do corpo chegando até os glúteos. Esta gera uma dor aguda com queimação que começa no glúteo e se espalha por toda a perna.

Tratamento

Inicialmente, o médico indicará analgésicos, terapia física, corticoides por via oral ou epidural. Caso a infecção se agrave, o especialista recomendará a solução cirúrgica.

Dor na cintura: causas e tratamento - Ciatalgia

Traumatismos

A prática de algum esporte, um acidente automobilístico ou uma queda são situações que podem causar lesões nos ligamentos, tendões e, inclusive, nos músculos, causando dor na cintura resultado do traumatismo, o qual pode causar uma compressão nervosa.

Tratamento

Se sua dor na cintura for por causa de um acidente, traumatismo ou a prática indevida de algum esporte, você deve deve consultar um ortopedista. Ele será o responsável por te recomendar o tratamento farmacológico a base de analgésicos e anti-inflamatórios ou uma terapia de reabilitação levando em conta os sintomas que você apresentar.

Transtornos esqueléticos

Condições como a escoliose ou lordose provocam dores lombares ou na cintura. A primeira condição é uma curvatura da coluna vertebral que gera dor durante a fase adulta, enquanto que a segunda é uma curvatura que é acentuada de forma anormal na região lombar.

Tratamento

Normalmente, é feito um tratamento não cirúrgico a base de exercícios, colocação de um espartilho para corrigir a postura além de utilizar analgésicos para aliviar a dor.

Espondilolistese

A espondilolistese ocorre pelo deslocamento de uma vértebra lombar do seu local de costume, causando a compressão dos nervos que saem pelos forames vertebrais. Esta provoca o aparecimento de incômodos na região lombar, como parestesia e dor na cintura.

Tratamento

O tratamento desta alteração é muito parecido com o das outras doenças na região lombar que causam dor na cintura. A primeira recomendação que seu médico fará é aplicar calor ou gelo para diminuir a dor na cintura, bem como tomar analgésicos, fazer fisioterapia e injeções de esteroides na região epidural.

Felizmente, na grande maioria dos casos, a aplicação deste tratamento é satisfatório para tratar esta doença. Por isto, são pouquíssimos os casos que precisam de tratamento cirúrgico.

Estenose espinal lombar

A estenose espinal se caracteriza pelo estreitamento da coluna vertebral, o que gera pressão sobre os nervos e medula espinhal e causa dor na cintura assim como dormência ao caminhar. Com o passar do tempo, se pode apresentar fraqueza em ambos os membros inferiores, acompanhado de perda sensorial.

Tratamento

O tratamento da estenose vertebral varia de acordo com sua localização e gravidade dos sintomas que apresentar. O médico iniciará o tratamento com:

  • Medicamentos: analgésicos como ibuprofeno e naproxeno além de antidepressivos tricíclicos. Estes são utilizados para aliviar a dor crônica;
  • Anticonvulsivos: pregabalina e gabapentina são indicadas para diminuir as dores causadas pelas lesões nervosas;
  • Fisioterapia;
  • Injeções com esteroides;
  • Descompressão lombar: este procedimento é utilizado para aumentar o espaço do canal vertebral e, desta forma, eliminar a compressão da raiz nervosa que está causando a dor na cintura ou, mais especificamente, na região lombar;
  • Tratamento invasivo: se trata da cirurgia realizada quando os tratamentos anteriores não surtem efeito.

Causas menos frequentes da dor na cintura

Existem algumas causas menos frequentes que provocam a dor na cintura, como por exemplo:

  • Infecções na coluna vertebral;
  • Tumores vertebrais;
  • Aneurisma aórtico abdominal: que consiste na dilatação da principal artéria do abdômen;
  • Transtornos das vias urinárias, como infecções e cálculos renais;
  • Doenças na região pélvica, como gravidez ectópica, doença inflamatória pélvica ou câncer de ovário.
  • Herpes zóster, também conhecida como cobreiro.

Finalmente, cada uma destas doenças pode gerar dor na região lombar, especificamente na cintura, por isso que uma vez que aparecer este sintoma, você deve consultar um médico para determinar a causa da dor e ter um diagnóstico preciso.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor na cintura: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Casado Morales, M., Moix Queraltó, J., & Vidal Fernández, J. (2008). Etiología, cronificación y tratamiento del dolor lumbar. Clínica y salud, 19(3), 379-392.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Dor na cintura: causas e tratamento