Saúde da pele

Nódulo na virilha doloroso: causas e tratamento

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 5 agosto 2024
Nódulo na virilha doloroso: causas e tratamento

Um nódulo doloroso na virilha pode ser causado por um abscesso na pele, linfonodos, cistos, infecções ou outras condições. Esses nódulos podem ser fixos ou móveis e seu tratamento dependerá da causa subjacente. A pessoa pode apresentar febre, dor, vermelhidão e até mesmo secreção.

Aqui no ONsalus, explicaremos o que causa um nódulo doloroso na virilha e seu possível tratamento.

Também lhe pode interessar: Caroço na virilha: causas
Índice
  1. Abscesso cutâneo
  2. Ganglio inguinal
  3. Pelos encravados
  4. Cistos
  5. Hérnia inguinal
  6. Aneurisma femoral ou veia varicosa
  7. Lipoma
  8. Linfoma
  9. Tumor maligno

Abscesso cutâneo

Essa é uma das causas mais comuns do aparecimento repentino de um caroço doloroso na virilha. Por baixo desse tipo de caroço há pus, que contém bactérias, células mortas, glóbulos brancos e fluido. Esse tipo de abscesso pode ser causado pela bactéria Staphylococcus aureus, que pode ser resistente a determinados medicamentos. Embora possam aparecer em diferentes partes do corpo, eles são mais comuns em áreas como a virilha ou as axilas.

Tratamento

Na maioria das vezes, os abscessos cutâneos são drenados pelo médico responsável pelo tratamento para remover a bolsa de pus e, em seguida, são receitados antibióticos ao paciente para combater a infecção.

Nódulo na virilha doloroso: causas e tratamento - Abscesso cutâneo

Ganglio inguinal

Os gânglios são estruturas que podem estar localizadas em qualquer parte do sistema linfático e podem estar na forma de grupos ou cadeias. Isso ocorre porque os vasos linfáticos são responsáveis pelo transporte do fluido cheio de lipídios conhecido como linfa. Os nódulos são responsáveis pela filtragem da linfa, razão pela qual há tantos em determinadas áreas, como pescoço, axilas, abdômen e virilha.

Tratamento

O médico especialista examina geralmente o corpo em busca dos gânglios linfáticos e pode solicitar alguns exames laboratoriais para confirmar se é uma infecção, já que o aparecimento desses gânglios está geralmente relacionado a processos infecciosos. Se for o caso, o médico prescreverá antibióticos.

Pelos encravados

São pelos que estão tentando crescer, mas não estão crescendo adequadamente. Em vez de saírem pelos poros, eles se curvam e continuam a crescer dentro da pele, formando um pequeno caroço que pode ser doloroso. Geralmente aparecem na virilha e podem ser dolorosos e de cor vermelha.

Tratamento

O médico pode primeiro prescrever um creme para reduzir a inflamação e, em seguida, remover o pelo com uma pinça esterilizada. Nesses casos, é aconselhável consultar um dermatologista.

Cistos

Na maioria das vezes, os cistos são formados devido ao acúmulo de gordura na pele. Esse tipo de cisto geralmente é benigno, de cor branca e de tamanho pequeno, mas pode ser doloroso se estiver infectado.

Tratamento

Como não representam perigo, geralmente não são encaminhados a um pronto-socorro, a menos que seja necessário um especialista para removê-los, principalmente por motivos estéticos. Entretanto, deve-se prestar atenção se o cisto mudar de cor com o passar dos dias.

Hérnia inguinal

A hérnia inguinal ocorre quando a musculatura abdominal enfraquece e o intestino é empurrado para fora, causando a formação de uma protuberância na virilha que é dolorosa, especialmente ao levantar objetos pesados, tossir ou se curvar.

Tratamento

Nem sempre é considerada uma emergência e algumas pessoas podem viver por anos com uma hérnia inguinal, mas é melhor planejar uma cirurgia para reparar a lesão.

Aneurisma femoral ou veia varicosa

Isso ocorre quando uma veia ou artéria na região da virilha se alarga e pode ficar torcida. Em outras palavras, isso acontece quando há uma protuberância ou saliência anormal nas paredes dos vasos sanguíneos.

Tratamento

Os médicos prescrevem geralmente determinadas medidas para reduzir o risco de complicações, como o uso de meias de compressão, certos exercícios, tratamento medicamentoso ou, nos casos mais necessários, intervenção cirúrgica.

Lipoma

Os lipomas são tumores benignos que contêm gordura, localizados entre a camada muscular e a pele. Eles crescem lentamente e não são cancerosos. Geralmente são indolores, mas podem causar desconforto se crescerem o suficiente ou se estiverem localizados perto de um nervo.

Tratamento

O paciente precisa discutir as próximas etapas com um médico especialista, pois as complicações da remoção superam geralmente os benefícios. Entretanto, se o tumor continuar a crescer e crescer rapidamente, o médico recomenda geralmente a remoção.

Nódulo na virilha doloroso: causas e tratamento - Lipoma

Linfoma

Esse tipo de tumor é considerado maligno e se forma no sistema linfático. É uma superprodução de linfócitos, ou glóbulos brancos, que se desenvolvem devido a mutações genéticas nas células do sistema imunológico. O câncer é visível como um nódulo doloroso na virilha.

Tratamento

O tratamento pode incluir quimioterapia, transplante de medula óssea e radioterapia.

Tumor maligno

Nesse caso, não se refere a um câncer no sistema linfático que causa inchaço nos nódulos localizados na virilha, mas a um tumor na própria área da virilha, ou seja, o câncer de vulva, vagina, testículos, pênis ou reto pode ser visível por nódulos dolorosos na virilha. Geralmente são duros quando palpados e não se movem.

Tratamento

O diagnóstico precoce é necessário para que o médico proceda à remoção cirúrgica. Se estiver avançado, as opções podem incluir imunoterapia, quimioterapia ou radioterapia.

Essas são algumas das causas de um nódulo doloroso na virilha. Sempre que notar um, você precisa consultar seu médico para avaliar a origem do nódulo e prosseguir com a rota de tratamento mais adequada.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nódulo na virilha doloroso: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Alvarez, A. K. G. Reparación de Hernia Inguinal con Malla (Lichtenstein). Abordajes y Técnicas Quirúrgicas Tomo, 78.
  • Cubo-Navarro, V., Maqueda-Zamora, G., García-Lorenzo, M., & Sierra-Santos, L. (2022). Quiste de Nuck: la falsa hernia inguinal. Revista Clínica de Medicina de Familia, 15(1), 57-59.
  • Rubio, S. M., Sánchez, P. M., Sancho, A. P., Cajigal, B. G., Casado, J. S., & Migueláñez, J. L. S. (2012). Trombosis idiopática de las venas superficiales del escroto." Enfermedad de mondor escrotal" en el postoperatorio de una herniorrafia umbilical. Archivos Españoles de Urología, 65(10), 903-907.
  • Rugo, H. S., Rumble, R. B., Macrae, E., Barton, D. L., Connolly, H. K., Dickler, M. N., ... & Burstein, H. J. (2016). Endocrine therapy for hormone receptor-positive metastatic breast cancer: American Society of Clinical Oncology Guideline. Journal of Clinical Oncology, 34(25), 3069-3103.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Nódulo na virilha doloroso: causas e tratamento