Outros medicamentos

Pode tomar Omeprazol à noite?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 2 junho 2023
Pode tomar Omeprazol à noite?

O Omeprazol é um medicamento amplamente utilizado para tratar uma variedade de problemas gastrointestinais, como azia, refluxo e úlceras duodenais. Em geral, muitas pessoas acham que ele deve ser tomado pela manhã, mas esse horário não é exclusivo, pois esse medicamento tem ação permanente 24 horas por dia, portanto, em princípio, pode ser tomado sempre que você quiser, embora isso dependa da condição de que você sofre. Nesse sentido, se for devido ao refluxo gástrico, é aconselhável tomá-lo à noite, pouco antes do jantar, pois isso garante que o componente ativo esteja presente no sangue em níveis terapêuticos enquanto o paciente dorme. Se o desconforto for resultado de úlceras ou estresse, é apropriado tomá-lo pela manhã em doses adequadas, conforme a opinião do especialista.

Se você quer se pode tomar Omeprazol à noite, continue lendo este artigo do ONsalus e descubra para que serve e o que deve ser considerado antes de tomá-lo.

Também lhe pode interessar: Tomar Omeprazol todos os dias faz mal?
Índice
  1. Para que Omeprazol é indicado?
  2. Pode tomar Omeprazol à noite?
  3. Por quanto tempo o Omeprazol pode ser tomado?
  4. Precauções antes de tomar o Omeprazol

Para que Omeprazol é indicado?

O Omeprazol é um medicamento bem conhecido, identificado como ulcerogênico, que age diminuindo a produção de ácido pelo estômago e, portanto, é usado para tratar doenças gastrointestinais ligadas ao refluxo gastroesofágico ou úlceras gastroduodenais. Também é altamente recomendado para prevenir danos que podem ser causados por certos medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios, dependendo da condição específica do paciente.

Em vista disso, é importante conhecer e ter clareza sobre as indicações desse medicamento antes de tomá-lo. Aqui nós as explicamos para você:

  • É um medicamento de venda livre muito eficaz para tratar principalmente doenças relacionadas à secreção de ácido gástrico, que deve ser administrado exclusivamente sob prescrição médica.
  • Pode ser administrado por via oral ou intravenosa, dependendo da idade e da patologia do paciente.
  • Está disponível comercialmente nos formatos encapsulado, granulado e ampola, em diferentes concentrações.
  • Pode ser administrado a adultos e crianças com peso superior a 10 kg mediante prescrição médica, pois a dose, o horário e o formato do medicamento variam em cada caso.
  • Geralmente, recomenda-se que seja tomado com o estômago vazio, mas também pode ser tomado com alimentos.
  • Esse medicamento é bastante seguro, com uma taxa muito baixa de efeitos colaterais, mas em determinadas circunstâncias pode causar dor de cabeça, dor abdominal, diarreia, vômito e alergias na pele.
Pode tomar Omeprazol à noite? - Para que Omeprazol é indicado?

Pode tomar Omeprazol à noite?

O Omeprazol normalmente é eficaz 24 horas por dia, portanto, em princípio, pode ser tomado com o estômago vazio ou à noite, antes de dormir. No entanto, alguns medicamentos com esse ingrediente ativo têm ação curta, de modo que os níveis sanguíneos efetivos não são alcançados ao longo do dia. Assim, o médico responsável pelo tratamento, dependendo da patologia, determinará a dose e o horário em que deve ser tomado.

Se o paciente tiver refluxo gastroesofágico, o especialista pode prescrever o medicamento antes do jantar para garantir que ele funcione durante toda a noite que a pessoa não acorde com azia ou queimação.

Por outro lado, se o motivo do desconforto for devido a úlceras ou estresse, pode ser mais útil tomar o omeprazol pela manhã. Em outras circunstâncias, o especialista pode prescrevê-lo duas vezes ao dia, antes do café da manhã e antes do jantar.

No entanto, os médicos quase sempre recomendam tomar Omeprazol em jejum, apenas meia hora antes do café da manhã, com água ou suco. Em situações em que, por algum motivo, o paciente não possa tomá-lo dessa forma, ele também pode ser tomado com alimentos.

Por quanto tempo o Omeprazol pode ser tomado?

Em geral, o Omeprazol deve ser tomado por um período máximo de 14 dias; no entanto, a duração do tratamento dependerá da condição, por exemplo:

  • No desconforto persistente da azia, a ingestão é geralmente de 14 dias.
  • Em situações de refluxo gastroesofágico, geralmente recomenda-se de 2 a 4 semanas.
  • Em casos de úlceras gástricas, a ingestão desse medicamento pode ser indicada por 4 a 6 semanas.
  • Na esofagite erosiva, o especialista pode prescrever o omeprazol por 4 semanas, mas, se necessário, estendê-lo por até 6 semanas.

O importante é tomá-lo com prescrição médica, nas doses e pelo tempo indicado pelo médico assistente, pois o uso inadequado e prolongado aumenta o risco de efeitos colaterais.

Precauções antes de tomar o Omeprazol

O omeprazol é um medicamento o qual tem indicações muito específicas quanto à sua ingestão, não é um medicamento de uso comum, portanto não deve ser tomado indiscriminadamente. Portanto, só deve ser tomado quando prescrito por um médico. A esse respeito, é essencial ter em mente o seguinte:

  • O Omeprazol não precisa ser tomado durante o tratamento com antibióticos ou anti-inflamatórios, pois eles são fortes. Ele deve ser tomado se o paciente tiver refluxo gastroesofágico ocasional ou problemas estomacais. Isso deve ser considerado pelo especialista.
  • Não deve ser tomado com alimentos, pois o efeito redutor de ácido é inibido, já que o estômago inicia automaticamente a produção de ácido quando percebe a presença de alimentos.
  • Não deve ser tomado com leite ou bebidas carbonatadas, pois isso reduz seu efeito ao alterar o processo de absorção.
  • Não é recomendável abrir a cápsula do medicamento e dissolvê-la em água para ingeri-lo, especialmente quando os pacientes são crianças.
  • Não deve ser tomado por um período prolongado, pois reduz a absorção de algumas vitaminas, como a B12, e pode causar algumas deficiências no organismo.
  • É essencial tomá-lo sob prescrição médica, pois ele pode interagir com outros medicamentos, portanto não deve ser tomado sem consultar um médico.

Agora que você sabe que pode tomar Omeprazol à noite, não perca este outro artigo em que falamos sobre tomar Omeprazol todos os dias.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode tomar Omeprazol à noite?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Bibliografia
  • Aguilera, L. y col. (2016). Consideraciones prácticas en el manejo de los inhibidores de la bomba de protones. Disponível em: https://scielo.isciii.es/pdf/diges/v108n3/es_revision.pdf
  • Agencia española de medicina y productos sanitarios. (2023). Omeprazol. Disponível em: https://cima.aemps.es/cima/dochtml/p/63203/Prospecto_63203.html
  • Madridejos, R. (1999). Omeprazol y gastroprotección. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-atencion-primaria-27-articulo-omeprazol-gastroproteccion-14811
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Pode tomar Omeprazol à noite?