menu
Partilhar

Posso tomar naproxeno com paracetamol?

 
Por Redação ONSalus. 29 setembro 2021
Posso tomar naproxeno com paracetamol?

Tanto o paracetamol quanto o naproxeno são medicamentos muito populares por sua eficácia em combater uma grande variedade de condições que causam dor e gebre, motivo pelo qual é comum que eles façam parte da maioria dos medicamentos disponíveis em lares, escolas e empresas. Além disso, por serem de venda livre, é muito fácil adquiri-los e usá-los sem precisar consultar um médico.

Da mesma forma, ambos medicamentos são considerados de baixo risco para causar efeitos colaterais em comparação a outros analgésicos, o que faz com que algumas pessoas os consumam sem seguir as recomendações que são especificadas na bula. Apesar de seu uso individual ser inofensivo, é possível que muitas pessoas se perguntem se podem tomar naproxeno com paracetamol e, neste artigo do ONsalus, oferecemos esta informação, contudo, é importante não combiná-los com outros medicamentos sem a autorização de um especialista.

Também lhe pode interessar: Paracetamol serve para dor de barriga?

Para quê serve o paracetamol

O paracetamol é um medicamento muito comum, já que está dentro do grupo dos analgésicos, ou seja, é ideal para ajudar a eliminar dores ao mesmo tempo em que diminui a febre graças a sua ação antipirética. Diferente de outros medicamentos similares, como o ibuprofeno, o paracetamol não conta com efeito anti-inflamatório.

Os especialistas costumam receitar paracetamol para tratar diversas alterações que podem causar incômodos, como:

  • Dores de cabeça.
  • Dores estomacais devido à menstruação.
  • Dores dentais por diversas alterações
  • Dores nas articulações, ossos ou músculos, entre outros.

Apesar disso, os médicos também podem aconselhá-lo para manter a febre sob controle, no entanto, é importante seguir as instruções dos profissionais e nunca se automedicar.

Trata-se de um medicamento muito utilizado em vários países devido a sua grande eficácia e por se tratar de um medicamento seguro, embora sempre seja indispensável não abusar dos medicamentos e consumi-los nas doses adequadas. Para isso, não se deve ultrapassar os 3 ou 4 gramas diárias em adultos, desta forma, é provável que o médico aconselhe ingerir um grama a cada oito horas.

Apesar disso, diferente de outros medicamentos com ações similares, o paracetamol não costuma ferir o estômago, tendo como principal inconveniente o risco de sofrer uma intoxicação no fígado, por isso sempre é importante respeitar a dose especificada pelo médico.

Posso tomar naproxeno com paracetamol? - Para quê serve o paracetamol

Para quê serve o naproxeno

O naproxeno faz parte dos anti-inflamatórios não esteroides e é ideal para aliviar:

  • Dores menstruais fortes.
  • Tratamento da menorragia.
  • Aliviar os incômodos produzidos pelas enxaquecas.
  • Eliminar desconfortos leves ou moderados de origem osteomuscular, entre outros.

Sua ação é muito similar ao do paracetamol, por isso que muitas pessoas têm medo de tomar naproxeno com paracetamol, sendo o certo não misturar dois medicamentos sem saber se eles podem ser combinados ou não, por isso que é preciso consultar um especialista.

Por outro lado, muitas pessoas começaram a ter medo de ingerir qualquer medicamento pertencente a esta classe de anti-inflamatórios não esteroides devido ao estudo da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários, no qual publicaram que consumir doses elevadas de forma frequente do ibuprofeno pode estar associado a um aumento nos riscos de sofrer alterações cardiovasculares[1], mas nestes mesmos estudos indicam que isto não ocorre com o naproxeno. É por isso que é importante esclarecer que o consumo em doses adequadas destes medicamentos não aumenta o risco de sofrer alguma alteração cardiovascular, principalmente o naproxeno, que é o que tem menos chances de aumentar estes efeitos.

Apesar disso, o naproxeno pode ser um dos medicamentos anti-inflamatórios mais fortes e agressivos para o trato digestivo. Devido aos seus compostos, o consumo de naproxeno durante o primeiro e segundo trimestre da gravidez está vinculado ao risco de sofrer abortos ou anomalias congênitas. Portanto, é indispensável que os pacientes respeitem as doses recomendadas e receitadas pelo especialista.

Posso tomar naproxeno com paracetamol?

O naproxeno é um medicamento anti-inflamatório, antipirético e analgésico encarregado por inibir a síntese das prostaglandinas, enquanto que o paracetamol também é um analgésico e antipirético, mas é não narcótico e tem uma ação seletiva no sistema nervoso central sem bloqueio cortical. Estes medicamentos podem ser combinados para o tratamento sistêmico de diferentes alterações que causem dores e febre, contudo, também servem de complemento para as terapias que precisam de antibióticos por infecções nas vias respiratórias.

A combinação de ambos medicamentos é ideal para tratar e aliviar uma grande quantidade de condições, pois multiplicam seus benefícios e agem de forma rápida e eficaz em certos casos, como é dito na Revista de Farmacologia e Terapêutica publicada pela Sociedade Peruana de Farmacologia Clínica e Terapêutica[2]. Por isso muitos especialistas podem aconselhar o consumo de ambos para:

  • Eliminar os sintomas de doenças reumáticas.
  • Inflamações provocadas por alguma lesão.
  • Reduzir a febre alta.
  • Também podem ser indicados para combater processos inflamatórios por consequência de cirurgias ortopédicas, dores musculares ou incômodos por procedimentos dentários.

Apesar disto, é indispensável que somente sejam combinados quando indicados pelo especialista e que sejam consumidos da maneira especificada, sempre de forma controlada.

Posso tomar naproxeno com paracetamol? - Posso tomar naproxeno com paracetamol?

Paracetamol e naproxeno juntos: efeitos colaterais

Por outro lado, embora se tratem de medicamentos bastante seguros, o consumo destes remédios possui contraindicações para pessoas com hipersensibilidade ao naproxeno sódico ou ao paracetamol, para pacientes que consumiram algum antipirético e que este tenha causado urticária, rinite ou sintomas asmáticos. Ao mesmo tempo, esta combinação não deve ser administrada em pessoas que estão fazendo tratamentos com anticoagulantes, e aquelas que têm gastrite aguda, anemia, úlcera duodenal, estados cianóticos ou anemia.

É importante que o paracetamol e/ou naproxeno também não sejam tomados por pacientes com insuficiência hepática, insuficiência renal, mulheres que estão grávidas ou amamentando, pessoas que possuem a doença ácido péptica, fenilcetonúria, entre outros.

Entre os efeitos colaterais da união do naproxeno com paracetamol mais frequentes se destacam:

  • Dores abdominais.
  • Desconforto estomacal.
  • Tontura e/ou vômitos.
  • Anemia.
  • Sonolência.
  • Erupções cutâneas.
  • Lesões na mucosa intestinal e gástrica.

E agora que você já sabe que sim, é possível tomar naproxeno com paracetamol, desde que seja recomendado por um especialista, talvez este outro artigo sobre a possibilidade de tomar paracetamol com aspirina. Será que pode?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso tomar naproxeno com paracetamol?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Referências
  1. Agencia Española de Medicamentos y Productos Sanitarios. Disponível em: <https://www.aemps.gob.es/informa/notasInformativas/medicamentosUsoHumano/seguridad/2012/NI-MUH_FV_15-2012.htm>. Acesso em 28 de setembro de 2021.
  2. Revista de Farmacología y Terapéutica publicada por la Sociedad Peruana de Farmacología Clínica y Terapéutica. Disponível em: <http://sisbib.unmsm.edu.pe/bvrevistas/rft/v06_n1-2/pdf/a10v6n1-2.pdf>. Acesso em 28 de setembro de 2021.
  3. Vademecun. Disponível em: <https://www.vademecum.es/principios-activos-paracetamol+++naproxeno-n02be51+p8>. Acesso em 28 de setembro de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Posso tomar naproxeno com paracetamol?
1 de 3
Posso tomar naproxeno com paracetamol?

Voltar ao topo da página