Posso tomar paracetamol e aspirina juntos?
Existe uma grande quantidade de medicamentos de venda livre e um deles é a aspirina, também conhecida como ácido acetilsalicílico, e outro o paracetamol, cujo uso é tão comum na vida diária que é os dois costumam fazer parte do estoque básico de casa, dos colégios e centros de trabalho.
Apesar de serem compostos por princípios ativos diferentes, ambos os medicamentos partilham as propriedades analgésicas e antipiréticas com um efeito semelhante de alívio nas alterações como dor ou aumento da temperatura corporal. No entanto, se estes sintomas forem provocados por uma condição mais severa, é necessário recorrer ao médico para seguir o tratamento adequado e combatê-los desde a sua causa.
Devido a estas propriedades em comum, é possível que algumas pessoas considerem combiná-los ou queiram tomar um depois do outro se o primeiro não foi eficaz, mas com a preocupação de que possa haver alguma reação negativa. Assim sendo, se você é uma dessas pessoas que se preocupam se pode tomar paracetamol e aspirina juntos, no seguinte artigo de ONsalus mostramos a resposta.
Para que serve a aspirina
O ácido acetilsalicílico pertence aos fármacos da família dos salicilatos e o seu mecanismo de ação consiste em bloquear diretamente o local afetado no processo pelo qual se ativa a libertação de substâncias chamadas prostaglandinas, as mesmas que se encarregam de informar o sistema nervoso que existe uma lesão em determinada região e às quais o organismo responde libertando componentes que provocam a inflamação, dor e febre.
Por este motivo, conhecemos a aspirina como um medicamento para controlar a febre, aliviar a dor leve ou moderada, diminuir a inflamação e também impedir que se formem coágulos sanguíneos. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos[1], a aspirina pode ser ingerida como parte de um tratamento prescrito ou em alterações comuns e é utilizada, principalmente, para as seguintes condições:
- Dor de cabeça
- Síndrome pré-menstrual
- Resfriado
- Dor de dentes
- Ataques cardíacos e angina de peito
- Doenças inflamatórias nas articulações, como artrite reumatoide e osteoartrite
- Lupus eritematoso sistêmico
- Febre reumática
- Diminuir o risco de coágulos sanguíneos
- Ataques isquêmicos transitórios, também conhecidos como mini acidente vascular cerebral
- Ataques cerebrais ou acidente vascular cerebral
Apesar de fazer parte dos medicamentos de venda livre mais usados, é importante não ingerir mais do que a dose recomendada, uma vez que poderia causar alguns efeitos colaterais. Além disso, a aspirina está contra-indicada se você tem certas patologias ou caso possa reagir com outros medicamentos que você está tomando, assim sendo, o melhor é ler as indicações do prospeto e consultar o especialista caso tenha dúvidas.
Para que serve o paracetamol
O paracetamol, conhecido também como panadol ou acetaminofeno, serve como analgésico e antipirético, mas o seu mecanismo de ação é diferente da aspirina, visto que não tem um efeito anti-inflamatório nem impede a formação de coágulos sanguíneos. Este medicamento atua apenas a nível do sistema nervoso central e não diretamente na região afetada, impedindo que se formem as prostaglandinas e que se envie o sinal que estimula a dor onde se encontra a alteração. Além disso, intervém diretamente desde o hipotálamo para regular a temperatura corporal.
Graças ao seu mecanismo de ação, diminui o risco de sofrer de sintomas secundários, no entanto, doses altas ou o uso prolongado podem danificar o fígado ou os rins devido à saturação da via habitual pela qual se metaboliza o medicamento e pelo fato de não se conseguir processar rapidamente o composto resultante, visto que este se une às células hepáticas e provoca a morte das mesmas, afetando assim o tecido.
Assim sendo, não devemos abusar do consumo de paracetamol, seguindo sempre as indicações do especialista que receitou o fármaco. Apesar disto, é habitual que este medicamento seja usado para condições comuns como:
- Baixar a febre
- Dor de cabeça leve ou moderada
- Dor de dentes
- Desconforto por gripe
- Mal-estar generalizado
- Crises dolorosas por gota
Posso tomar paracetamol e aspirina juntos?
Nos folhetos da aspirina e do paracetamol por parte de Vidal Vademecum Spain[2] não se menciona que esteja contraindicado ingerir estes dois medicamentos juntos ou que reajam de forma negativa causando ou aumentando o risco de sofrer efeitos colaterais. Também não se considera que, ao combiná-los, se potencie o efeito de ambos ou que interfira na ação anti-inflamatória ou antia-agregante do ácido acetilsalicílico.
Apesar de não existir evidência para dizer que não se pode tomar o paracetamol e a aspirina juntos, o mais recomendado é não combiná-los, uma vez que têm efeitos semelhantes e que a reação a estes medicamentos em conjunto poderia ser contraproducente quando existem outras alterações. Assim sendo, o mais adequado é consultar o especialista antes de ingerir qualquer fármaco, mesmo que seja de venda livre.
Por outro lado, em certos casos em que se toma ácido acetilsalicílico como parte de um tratamento médico e se pretende tomar paracetamol, o paciente pode consumi-los um depois do outro com uma hora de separação, e não ao mesmo tempo. No entanto, caso se decida ingerir em conjunto estes medicamentos, mesmo que não façam parte de um tratamento em particular, é indispensável que se considere as contraindicações de ambos, por exemplo, a aspirina não é indicada para pessoas com alterações estomacais e o paracetamol não é indicado para paciente com doenças renais ou de fígado.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso tomar paracetamol e aspirina juntos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.
- Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América (NIH). Aspirin. Disponível em: https://medlineplus.gov/druginfo/meds/a682878.html
- Vidal Vademecum Spain. Disponível em: https://www.vademecum.es/principios-activos-paracetamol-n02be01 y https://www.vademecum.es/medicamento-aspirina+comp.+500+mg_prospecto_2011