Pode tomar antigripal e Paracetamol juntos?
Dor, febre e resfriado comum são condições que ocorrem com frequência, e os antigripais e o paracetamol são medicamentos amplamente utilizados nessas situações. Ambos os medicamentos contêm ingredientes ativos que funcionam para aliviar os sintomas.
Entretanto, se forem tomados ao mesmo tempo, há o risco de problemas de superdosagem que podem afetar órgãos importantes, como fígado, rins e até mesmo o sistema nervoso central.
Por esse motivo, cabe ao médico prescrever cada um deles segundo os sintomas, a dosagem a ser usada e até mesmo se podem ou não ser tomados juntos. Isso evitará overdose e não colocará em risco a saúde da pessoa que está tomando os medicamentos.
Se você quiser saber mais sobre a possibilidade de tomar antigripais e paracetamol juntos, bem como os efeitos que isso pode ter no organismo, convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, no qual encontrará todas as informações sobre esse assunto.
Para que é usado o antigripal
A maioria dos antigripais são uma combinação de analgésico e antipirético que atua bloqueando substâncias no corpo que causam febre, dor e inflamação.
São medicamentos usados para tratar dores de cabeça leves a moderadas, dores musculares, dores nas articulações, dores nas costas, cólicas menstruais, resfriados, gripes, sinusite, dores de dente, dores leves de artrite e para reduzir a febre.
Os antigripais contém diferentes princípios ativos que atuam nos principais sintomas da gripe. Entre esses ingredientes ativos pode estar o paracetamol. A combinação desses ingredientes ativos em uma única dose para aliviar os sintomas da gripe e do resfriado comum oferece muitos benefícios no tratamento dos sintomas que acompanham essa condição.
Esse medicamento deve ser tomado conforme prescrito por um médico.
Para que serve o paracetamol
O paracetamol tem um excelente efeito analgésico, é usado no tratamento de dores leves a moderadas, bem como em caso de febre devido ao seu efeito antipirético, e também é usado em casos de enxaqueca e tensão muscular. O medicamento começa a fazer efeito 30 minutos após a primeira dose, com uma duração de efeito de 4 a 6 horas.
O paracetamol contém acetaminofeno, um ingrediente ativo que pertence ao grupo dos que agem inibindo a enzima ciclooxigenase no sistema nervoso central, que produz substâncias pró-inflamatórias, como as prostaglandinas, e coagulantes, como os tromboxanos.
Os antigripais e o paracetamol podem ser tomados juntos?
Não é recomendável tomar antigripal e paracetamol juntos porque um dos componentes de muitos desses medicamentos é o paracetamol. Portanto, há risco de overdose de paracetamol, que pode afetar o fígado, causar sedação, sonolência e, em casos muito graves, pode ser fatal.
Tomar antigripal junto com paracetamol resulta no que é conhecido como overdose, que será identificada pelo aparecimento dos seguintes sintomas:
- Dor abdominal.
- Náusea
- Vômito.
- Convulsões.
- Coma.
- Morte.
Esses sintomas podem se manifestar 24 horas após a ingestão do medicamento. É importante procurar atendimento médico imediato se algum desses sintomas ocorrer.
Esteja ciente de que uma overdose desses medicamentos pode levar à insuficiência hepática e, em casos graves, até mesmo à morte.
Para evitar que isso aconteça, você deve seguir as instruções do seu médico e não aumentar a dose sem a prescrição médica.
Precauções ao tomar paracetamol combinado com antigripal
Ao tomar paracetamol com outros medicamentos, como os antigripais, é importante levar em conta as seguintes recomendações:
- Não exceda a quantidade de 4 gramas de paracetamol por dia, 1 grama deve ser tomado a cada 4 a 6 horas.
- Não tome o medicamento se você for alérgico ao paracetamol.
- Se você sofre de doença hepática, é necessário reduzir o consumo de paracetamol e, ao mesmo tempo, consultar seu médico.
- Se você perder uma dose, não a tome duas vezes.
- Não beba álcool.
- As pessoas que estão abaixo do peso devem ter cuidado ao tomar esses medicamentos.
- É importante tomar a dosagem prescrita pelo médico.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode tomar antigripal e Paracetamol juntos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.
- Acevedo-Barrios, R. L., Severiche-Sierra, C. A., & Morales, J. D. C. J. (2017). Efectos tóxicos del paracetamol en la salud humana y el ambiente. Revista de Investigación Agraria y Ambiental, 8(1), 139-149.
- Almanza, M., Flores, E., Condori, L., López, S., & Mendieta, V. D. R. (2014). Relación de efectos adversos y grado de eficacia del antídoto del paracetamol después de una sobre dosis, comprobado en conejos. In Ciencias de la Salud TI (pp. 239-256). ECORFAN.
- Sisamon, I. (2003). Acerca de la Hepatotoxicidad del Paracetamol. Revista del Hospital Privado de Comunidad, 6(2), 1-3.