Analgésicos

O Algicod e o paracetamol podem ser tomados ao mesmo tempo?

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 16 abril 2024
O Algicod e o paracetamol podem ser tomados ao mesmo tempo?

Muitas pessoas se perguntam se é possível tomar Algicod e paracetamol simultaneamente, pois ambos podem ser eficazes no alívio de sintomas como dor e febre. Entretanto, não é aconselhável tomar Algicod e paracetamol ao mesmo tempo, pois isso seria redundante. Isso ocorre porque o Algicod já contém paracetamol entre seus principais ingredientes.

Tomar Algicod junto com paracetamol resultaria em uma duplicação da dose de paracetamol, o que poderia ser prejudicial. Portanto, embora em situações específicas os médicos possam considerar a prescrição de ambos sob supervisão rigorosa, isso geralmente é evitado para evitar a superdosagem.

Neste artigo, explicaremos em detalhes por que não é recomendável tomar Algicod e paracetamol juntos e como as complicações podem ser evitadas, considerando que o consumo excessivo desses compostos pode afetar negativamente alguns órgãos.

Índice

  1. Para que é usado o Algidol
  2. Posso tomar Algidol e paracetamol juntos?
  3. Como tomar Algidol e paracetamol

Para que é usado o Algidol

O Algicod é um medicamento disponível nas farmácias que inclui em sua composição ingredientes ativos como paracetamol, ácido ascórbico e codeína. Ele pertence à categoria de antipiréticos e analgésicos, pois ajuda a aliviar a dor e reduzir a febre.

É importante ressaltar que o Algicod contém codeína, um componente que faz parte da família dos analgésicos opioides. Esses agem nos receptores opioides nos neurônios do sistema nervoso central, o que os torna um dos analgésicos mais potentes disponíveis atualmente. Por esse motivo, recomenda-se que o Algicod seja usado por um período limitado de tempo, pois o uso prolongado pode levar à dependência. Além disso, o uso prolongado de Algicod e paracetamol pode causar danos ao fígado.

Posso tomar Algidol e paracetamol juntos?

O Algicod já contém paracetamol, e é por isso que os médicos geralmente o prescrevem sem a necessidade de combiná-lo com outros medicamentos que também contenham paracetamol. É importante não tomar esses medicamentos juntos sem orientação médica explícita, a fim de evitar uma overdose de paracetamol.

O uso simultâneo de Algicod e paracetamol só é aceitável mediante orientação médica. Deve-se observar que o Algicod pode interferir nos resultados de determinados exames de diagnóstico, incluindo exames de urina e de sangue, bem como afetar os níveis de ácido úrico, a detecção de sangue nas fezes e as medições de glicose no sangue e na urina.

Além disso, o uso de Algicod e paracetamol é desaconselhado em pessoas com risco de comprometimento da função renal ou com histórico de distúrbios gastrointestinais.

Há relatos na literatura médica de casos de dermatite generalizada após a ingestão de Algicod. Portanto, é essencial consultar um médico antes de iniciar o tratamento com Algicod, especialmente se ele estiver sendo considerado para uso em combinação com outros medicamentos contendo paracetamol.

Como tomar Algidol e paracetamol

Primeiramente, o Algicod não deve ser consumido por mais de 3 dias, pois prolongar seu uso ou exceder a dose recomendada pode causar danos ao fígado. Se o paciente não apresentar melhora após este período, é importante que consulte seu médico.

As doses ingeridas, especialmente quando combinadas com medicamentos que contenham paracetamol, não devem ultrapassar 4 gramas por dia para evitar a duplicação da dose de paracetamol, o que poderia resultar em danos irreversíveis ao fígado. A dosagem pode variar conforme as necessidades específicas de cada paciente, sendo personalizada. O médico, avaliando a condição do paciente, determinará a dose adequada. No entanto, para adultos, o Algicod não deve exceder 6 sachês em 24 horas, ou seja, é recomendado 1 sachê a cada 4/6 horas. Para pacientes idosos, a dose recomendada é diferente, sugerindo-se 1 sachê a cada 8 horas.

Aqueles com doenças hepáticas devem consultar seu médico, pois a dose de paracetamol não deve exceder 2 gramas a cada 24 horas nesses casos.

Os pacientes com problemas renais não devem tomar paracetamol sem a autorização expressa de um médico, pois este princípio ativo pode ser contraindicado para eles.

É crucial seguir as instruções médicas à risca, adaptadas às necessidades individuais do paciente. Além disso, é importante que o paciente informe ao médico sobre outras condições de saúde que possa ter e os medicamentos que esteja tomando para tratá-las. Isso é especialmente relevante, já que muitos medicamentos podem conter paracetamol como princípio ativo, e seu consumo descoordenado pode resultar em uma ingestão excessiva e prejudicial desse componente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O Algicod e o paracetamol podem ser tomados ao mesmo tempo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Bibliografia
  • Ferner, Robin E., James W. Dear, and D. Nicholas Bateman. "Management of paracetamol poisoning." Bmj 342 (2011).
  • Graham, Garry G., and Kieran F. Scott. "Mechanism of action of paracetamol." American journal of therapeutics 12.1 (2005): 46-55.
  • Graham, Garry G., Kieran F. Scott, and Richard O. Day. "Tolerability of paracetamol." Drug safety 28.3 (2005): 227-240.
  • Iriarte Sotes, P. "Generalised dermatitis: case report." Reactions 1301 (2010): 15.
  • Sharma, Chhaya V., and Vivek Mehta. "Paracetamol: mechanisms and updates." Continuing Education in Anaesthesia, Critical Care & Pain 14.4 (2014): 153-158.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O Algicod e o paracetamol podem ser tomados ao mesmo tempo?