Outros medicamentos

Por quanto tempo posso tomar probióticos?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 14 junho 2023
Por quanto tempo posso tomar probióticos?

Tomar probióticos todos os dias não é prejudicial ao organismo, pois eles se baseiam em bactérias boas que ocorrem naturalmente e ajudam a regular os problemas intestinais. Esses microrganismos vivos são os principais aliados na promoção de uma melhor saúde intestinal, pois promovem o trânsito intestinal, a absorção de nutrientes e reduzem os males relacionados a distúrbios estomacais e inflamação do cólon.

Esses suplementos microbióticos, uma vez consumidos, ligam-se à flora intestinal para ajudar e garantir o funcionamento adequado do intestino e também produzem outros benefícios no corpo, como o fortalecimento do sistema imunológico e o retardamento do envelhecimento. Você já se perguntou se por quanto tempo pode tomar probióticos, neste artigo do ONsalus daremos a resposta para essas e outras perguntas sobre o consumo de probióticos.

Também lhe pode interessar: Posso tomar naproxeno com paracetamol?

Índice

  1. Tomar probiótico todo dia faz mal?
  2. Por quanto tempo posso tomar probióticos?
  3. Como tomar probióticos

Tomar probiótico todo dia faz mal?

Tomar probióticos todos dias não faz mal; pelo contrário, ajuda a melhorar o trânsito intestinal, a absorção de nutrientes e a reforçar as barreiras protetoras para evitar desconforto estomacal.

O consumo regular desses microrganismos tem um impacto positivo na saúde intestinal de uma pessoa, pois são bactérias boas naturais que colonizam o intestino para gerar uma microbiota adequada, o que otimiza as funções do sistema digestivo.

Nesse sentido, elas ajudam com problemas de constipação, diarreia, gases e dores, pois impedem a passagem de toxinas para o corpo. Eles também proporcionam outros benefícios que se refletem claramente no corpo, como um sistema imunológico fortalecido, uma pele mais saudável e radiante e um equilíbrio ideal de vitaminas e minerais.

Em geral, o consumo diário de probióticos garante uma vida saudável, aumentando a quantidade de absorção de nutrientes essenciais para o corpo e uma boa flora intestinal.

Por quanto tempo posso tomar probióticos?

Normalmente, os probióticos podem ser tomados por um período ilimitado de tempo, sendo que algumas pessoas os tomam continuamente para melhorar a saúde intestinal, enquanto outras os tomam por semanas ou meses seguidos devido a um tratamento específico para restaurar a flora intestinal ou aliviar danos ao cólon.

No entanto, é sempre importante fazer pausas quando eles forem tomados por longos períodos, por exemplo, por mais de um mês, especialmente quando são tomados para o tratamento de doenças do intestino irritável ou do estômago. Nesses casos, deve-se fazer uma pausa de aproximadamente 1 a 2 meses para permitir que o intestino se regule e desempenhe suas funções por conta própria.

O tempo de ingestão realmente dependerá do que você deseja alcançar, ou seja, seja para problemas de intestino irritável ou para modificar a dieta a fim de garantir uma alimentação equilibrada e saudável, os probióticos podem ser consumidos por semanas, meses ou indefinidamente.

Por outro lado, há fatores importantes que também determinam o período que os probióticos podem ser tomados e que devem ser levados em conta. Aqui estão alguns deles:

Idade

A idade é um fator importante a ser considerado ao tomar probióticos. Normalmente, para pessoas com menos de 30 anos, é aconselhável tomá-los por um determinado período, entre 2 e 6 semanas, para situações específicas; enquanto para pessoas com mais de 30 anos, é aconselhável tomá-los diariamente, pois o corpo absorve cada vez menos nutrientes à medida que envelhece.

O sistema imunológico

O fortalecimento do sistema imunológico está ligado a um intestino saudável, portanto, a boa absorção de nutrientes é importante. Em algumas circunstâncias, esse órgão não desempenha suas funções da melhor maneira, e é por isso que às vezes é recomendado tomar probióticos duas vezes ao dia por um período indefinido, sempre sob supervisão médica, para fortalecê-lo.

Estresse

O estresse e a ansiedade são gatilhos para o bem-estar geral da saúde, mas têm um impacto negativo significativo no intestino quando ocorrem continuamente, portanto, tomar probióticos nessas circunstâncias ajuda a aliviar seus efeitos. Quase sempre é aconselhável tomá-los por um período prolongado, de 1 a 3 meses, dependendo da orientação do médico responsável pelo tratamento.

Antibióticos

Recomenda-se que as pessoas que precisam tomar um curso de antibióticos tomem probióticos uma semana antes de iniciar o tratamento, duas horas após tomar o antibiótico ou depois de 2 a 3 semanas, pois esses medicamentos tendem a perturbar a flora intestinal.

Recuperação da flora vaginal

Nas mulheres, o consumo de probióticos é significativo, pois ajuda a reduzir as infecções e o desconforto vaginal. Eles devem ser tomados diariamente, pelo menos por um mês.

Viagens

Antes de viajar para outro país, é recomendável tomar probióticos pelo menos uma semana antes e mantê-los por duas semanas depois, pois as medidas de higiene geralmente são diferentes. Além disso, a qualidade da água pode variar e, portanto, as bactérias que podem permanecer no intestino também podem variar; por isso, é essencial tomar esses micro-organismos para evitar qualquer desconforto.

Por quanto tempo posso tomar probióticos? - Por quanto tempo posso tomar probióticos?

Como tomar probióticos

Os probióticos são complexos, pois transportam bactérias vivas para o intestino; por isso, é essencial saber como tomá-los. Nesse sentido, é importante saber o momento adequado do dia, a hora e a forma de tomá-los, levando em conta as condições e as particularidades de cada pessoa.

O melhor momento para tomar probióticos é justamente quando o intestino e o estômago estão relaxados, sem obstáculos e movimentos digestivos, por isso recomenda-se tomá-los antes do café da manhã, quando o estômago está inativo e vazio, e depois do jantar, antes de dormir, pois é o momento em que o intestino está mais calmo. Isso garante que as bactérias cheguem sãs e salvas ao intestino.

No entanto, alguns probióticos têm um revestimento especial em suas cápsulas que permite que o suplemento chegue ao intestino quando o estômago está em atividade, suportando suas condições ácidas, de modo que podem ser tomados a qualquer momento após uma refeição sem nenhum problema.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por quanto tempo posso tomar probióticos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Bibliografia
  • Garrote, A. y Bonet, R. (2017). Probióticos. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-probioticos-X0213932417608720
  • Organización de las naciones unidas para la agricultura y la alimentación. (2006). Probióticos en los alimentos. Disponível em: https://www.fao.org/3/a0512s/a0512s00.pdf
  • Vizcaino, R. y col (2016). Usos clínicos de los probióticos. Disponível em: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06492016000100007
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por quanto tempo posso tomar probióticos?