Outros medicamentos

Posso beber álcool se estou tomando corticoides?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 27 agosto 2022
Posso beber álcool se estou tomando corticoides?

Embora os corticoides sejam usados de forma bastante frequente, são vários os efeitos que podem ter em seu organismo. Conhecê-los te ajudará a entender por que e como deve se cuidar, especialmente, para poder tomá-los pelo menor tempo possível.

Beber álcool também é algo bastante frequente e também gera uma série de efeitos que muitas vezes não conhecemos. Posso beber álcool se estou tomando corticoides? Após quanto tempo que tomei corticoide posso ingerir bebida alcóolica? Ou é melhor evitá-los durante o tratamento? Você poderá tirar estas e outras dúvidas lendo este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Por quanto tempo posso tomar probióticos?

Índice

  1. O que são os corticoides e para que servem?
  2. Posso beber álcool se estou tomando corticoides?
  3. Após quanto tempo de tomar corticoide posso ingerir bebida alcóolica?

O que são os corticoides e para que servem?

Os corticoides são similares aos hormônios que nossas glândulas suprarrenais produzem e que têm diversas funções, entre elas:

  • Reduzir o estresse contra traumatismos.
  • Controlar os efeitos do estresse no organismo.
  • Regular a imunidade e defesas do corpo.

Posso beber álcool se estou tomando corticoides?

Estes efeitos gerais dos corticoides sobre o organismo humano são realmente muito importantes e podem afetar vários processos.

Além disso, é muito importante saber que tomar corticoides não é algo inofensivo, ou seja, podem ocorrer diversos efeitos colaterais. Às vezes, alguns efeitos podem aparecer com apenas uma dose, embora na grande maioria dos casos é necessário um tratamento de longa duração ou de altas doses, mas isto é muito variável.

Então, é seguro tomar álcool se está em um tratamento com corticoides? Tomar uma cerveja será um problema? Para responder isso, te comentamos primeiro quais são os possíveis efeitos colaterais dos corticoides em seu corpo:

  • Alteração do metabolismo: o funcionamento corporal pode ser afetado de diferentes formas, desde um aumento do açúcar no sangue (hiperglicemia), destruindo gordura e proteínas até um aumento do colesterol, provocando alterações no cálcio, ou um aumento da pressão arterial.
  • Favorecer o aparecimento da osteoporose.
  • Atraso no crescimento.
  • Diminuir a imunidade.
  • Atraso na cicatrização.
  • Reações alérgicas.
  • Aumento da pressão ocular.
  • Aparecimento ou piora de úlceras gastroduodenais e possível sangramento digestivo.

Este último efeito colateral é um dos que você precisa conhecer ao misturar álcool e corticoides, já que o álcool também pode causar este efeito indesejado e gerar bastante dor de cabeça e até mesmo se tornar uma urgência médica.

Outro problema dos tratamentos com corticoides é no caso de uso excessivo ou abuso de álcool. Pessoas alcoólatras podem ter a formação de certos tipos de células sanguíneas alterada, trazendo como consequência, por exemplo, problemas imunológicos.

Então, você precisa ter muita precaução se pretende combinar álcool e corticoides, especialmente, deveria evitar consumi-los ao mesmo tempo se estiver:

  • Fazendo tratamentos prolongados ou em altas doses.
  • Consumindo grandes quantidades de álcool.
  • Se costuma ter acidez ou sintomas gastrointestinais (ardência, dor, sangramentos).

Além disso, um tratamento com corticoides costuma causar alteração na digestão. Quando a digestão está alterada, não consegue absorver os nutrientes que seu corpo precisa para se recuperar da doença que está sofrendo. É por isso que é fundamental que você tenha muita precaução com seus hábitos se pretende se recuperar da melhor forma.

Este é um motivo mais que suficiente para evitar tomar álcool enquanto está fazendo um tratamento com corticoides. Então é melhor não tomar nada de cerveja nem de outras bebidas alcóolicas.

Outras formas de se cuidar são:

  • Alimente-se de forma saudável: evite alimentos processados, excesso de gorduras, carnes e laticínios, pães, bebidas artificiais. É melhor ter uma dieta a mais natural possível, rica em cereais integrais, legumes, vegetais e frutas da estação.
  • Descanse: é importante dormir de maneira adequada, respeitando os ciclos naturais do sono. Desta forma seu corpo se recuperará muito melhor. Deite-se cedo, evite o uso de telas nas últimas horas da tarde e não durma de dia.
  • Tire um tempo para si: para respirar, para aquietar a mente. Isto ajudará a reduzir o estresse e diminuirá o nível dos corticoides internos.

Após quanto tempo de tomar corticoide posso ingerir bebida alcóolica?

Na verdade, é importante que você recupere completamente sua saúde para poder voltar a consumir álcool. Não são apenas os corticoides que deve prestar atenção, mas também à sua saúde.

Tomar um pouco de álcool se você é uma pessoa saudável e tem uma boa digestão não faz mal, mas você precisa saber que se está tendo problemas no seu corpo, é muito provável que o álcool não vá te ajudar em nada.

Além disso, os corticoides continuam fazendo efeito no organismo, mesmo depois de ter terminado o tratamento. Se os corticoides foram utilizados por via oral, o efeito pode ser menos duradouro que quando são administrados por via injetável. Em alguns casos, em uma semana esta medicação já não faz mais efeito, mas em outras pessoas às vezes podem ser notados seus efeitos por meses depois.

É por isso que não podemos te indicar quando é seguro voltar a consumir álcool após usar corticoides. Cada caso é diferente e deve ser estudado com cuidado, especialmente, se o tratamento com corticoides foi prolongado ou com doses elevadas.

Se você decidir consumir álcool mesmo não estando completamente recuperado, tente não estar com mal-estares digestivos como dores, acidez, refluxo e muito menos sangramento. Você deve prestar atenção a todos estes sintomas, pois podem complicar seu estado de saúde. E, sobretudo, recorra a um ou uma profissional médica para avaliar seu caso em específico.

Agora que você já sabe se pode beber álcool se estiver tomando corticoides, não perca este outro artigo em que respondemos se você pode beber álcool se estiver tomando naproxeno.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso beber álcool se estou tomando corticoides?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Bibliografia
  • Shi X, DeLucia AL, Bao J, Zhang P. Alcohol abuse and disorder of granulopoiesis. Pharmacol Ther. 2019 Jun;198:206-219. doi: 10.1016/j.pharmthera.2019.03.001. Epub 2019 Mar 1. PMID: 30831129; PMCID: PMC6536325.
  • Stermer E. Alcohol consumption and the gastrointestinal tract. Isr Med Assoc J. 2002 Mar;4(3):200-2. PMID: 11908263.
  • Rice JB, White AG, Scarpati LM, Wan G, Nelson WW. Long-term Systemic Corticosteroid Exposure: A Systematic Literature Review. Clin Ther. 2017 Nov;39(11):2216-2229. doi: 10.1016/j.clinthera.2017.09.011. Epub 2017 Oct 19. PMID: 29055500.
  • Fardet L, Kassar A, Cabane J, Flahault A. Corticosteroid-induced adverse events in adults: frequency, screening and prevention. Drug Saf. 2007;30(10):861-81. doi: 10.2165/00002018-200730100-00005. PMID: 17867724.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Posso beber álcool se estou tomando corticoides?