Partilhar

Tomar Omeprazol todos os dias faz mal?

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 6 agosto 2018
Tomar Omeprazol todos os dias faz mal?

O Omeprazol é um fármaco que tem como objetivo impedir a secreção ácida gástrica que muitas pessoas sofrem na atualidade. É um dos medicamentos mais utilizados para prevenir e tratar diversas alterações do esófago que provocam refluxo estomacal como sintoma principal, embora também seja ideal para casos de dispepsia, úlcera péptica, úlcera duodenal, entre outros.

Por ser um medicamento de venda livre, muitas pessoas acabam por consumi-lo sem orientação de um profissional, o que deve sempre ser evitado. Não importa o medicamento nem o baixo risco de sofrer efeitos secundários, é essencial consultar sempre o médico para que ele indique a melhor forma de ingeri-lo.

É por isso que, se você se está perguntando se "Tomar Omeprazol todos os dias faz mal?", recomendamos que você consulte um profissional pois a dose pode variar dependendo de cada caso em particular. Contudo, você pode continuar lendo esse artigo do ONsalus onde pode encontrar informação completa sobre este medicamento para responder a algumas das suas dúvidas.

Omeprazol: contraindicações

Para começar, é importante que as pessoas apenas tomem omeprazol sob prescrição médica, uma vez que é um medicamento que serve para tratar diferentes patologias. Além de cometer o grande erro de se automedicar, muitas pessoas tomam omeprazol de forma errada, tomando o medicamento logo após as comidas ou quando consomem álcool para evitar que produza acidez estomacal.

Do mesmo jeito, os pacientes com ardência no estômago consomem Omeprazol incorretamente após o café da manhã para evitar a formação do ácido estomacal. Contudo, isso não contrabalança a acidez provocada pela refeição, sendo necessário ingerir outros medicamentos nesses casos.

Ao mesmo tempo, existem pessoas que se enganam ao tomar Omeprazol em jejum com um copo de leite e pacientes que se encontram em tratamento e decidem suspendê-lo porque se sentem melhor ou porque se esqueceram de tomar uma dose, retomando no dia seguinte sem instruções profissionais.

Como tomar Omeprazol

O medicamento conhecido como Omeprazol deve ser tomado inteiro, sem quebrar, a menos que o profissional indique outra dose. É importante que seja consumido em jejum, ou seja, uma hora antes de tomar o café da manhã mas apenas com água ou suco.

Nunca deve ser ingerido:

  • Com leite.
  • Com bebidas com gás.
  • Com refrigerante.
  • Acompanhado de alimentos.

Esses fatores de devem à perda do poder de absorção do omeprazol e, como consequência, ser menos eficaz.

Em casos excepcionais, é possível consumir o Omeprazol com algum tipo de alimentos mas nunca com refrigerante nem acompanhado de produtos lácteos. O fármaco não deve ser mascado, quebrado ou triturado. Contudo, se o paciente não pode engoli-lo, se pode optar por comprar cápsulas para abrir e colocar o seu conteúdo em cápsulas e beber tudo. No entanto, isso pode diminuir o efeito do medicamento, não sendo recomendado excepto em casos especiais.

Quando um paciente se encontra em tratamento e se esquece de uma dose, é essencial que tome a porção em falta o mais rápido possível. No entanto, é possível pular uma toma caso apenas falte uma hora ou menos para a dose seguinte. Mesmo que os sintomas desapareçam, é indispensável não deixar o tratamento até indicação do especialista. Quando é suspenso prematuramente, pode fazer com que a sintomatologia reapareça com maior intensidade e mais difícil de ser eliminada.

Posso tomar Omeprazol todos os dias?

Para saber a dose correta de Omeprazol, é indispensável realizar uma consulta com o médico de família, já que a mesma pode variar dependendo de cada pessoa e da condição a tratar. Apesar disso, existem diversas alterações que podem surgir para quem consome Omeprazol todos os dias por tempo prolongado, por exemplo:

  • Anemia
  • Défice de vitaminas.
  • Danos neurológicos.

Tudo o que foi detalhado anteriormente não deve ser uma preocupação para as pessoas que seguem as instruções de um profissional de forma rigorosa, uma vez que os mesmos são totalmente conscientes desses perigos e sabem quando suspender o tratamento. Se você é uma pessoa que não realiza consultas médicas com frequência mas costuma ir na farmácia e automedicar-se, deve conhecer alguns dados.

Sabemos que entre 10 e 15% das pessoas com mais de 60 anos sofrem de défice de vitaminas, principalmente a B12. Para que este nutriente se absorba corretamente na dieta, é importante que o estômago, o intestino delgado e o pâncreas funcionem corretamente. Como o Omeprazol pode gerar mais défice de vitaminas, estas pessoas não debem consumi-lo com tanta frequência, devendo consultar um especialista antes mesmo de administrar o medicamento.

Alguns estudos garantem que mais de 65% das pessoas que consomem algum dos medicamentos do grupo Omeprazol todos os dias durante um ano ou mais apresentam um nível baixo de vitamina B12 e de outras vitaminas.

Em adição à informação anterior, existe uma dose muito perigosa da qual nem todo o mundo sabe. Pessoas que consomem 1,5 comprimidos diariamente possuem 95% de risco de sofrer de deficiências muito mais severas que os pacientes que consomem uma dose inferior.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tomar Omeprazol todos os dias faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Escrever comentário sobre Tomar Omeprazol todos os dias faz mal?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
ana molina
Ë verdade que omeprazol faz mal ao fígado?

Tomar Omeprazol todos os dias faz mal?
Tomar Omeprazol todos os dias faz mal?

Voltar ao topo da página