Partilhar

Omeprazol: Para que serve e efeitos colaterais

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 29 abril 2020
Omeprazol: Para que serve e efeitos colaterais

O Omeprazol é um dos medicamentos mais populares e conhecido entre os pacientes que sofrem de diversas condições gástricas. Isso generalizou o seu uso e abuso, fazendo com que muitos especialistas tenham se pronunciado acerca da importância de não ingerir o medicamento sem uma recomendação médica prévia e sempre com um prazo de tratamento. Então para que serve e que efeitos colaterais devemos ter em atenção? Nesse artigo de ONsalus explicamos para que serve o Omeprazol e quais os seus efeitos colaterais, para além das indicações para administrar este produto.

Omeprazol: Para que serve?

Saber para que serve o Omeprazol é muito importante para fazer um uso adequado deste medicamento. Este comprimido é receitado para o tratamento do refluxo gastroesofágico, uma condição que ocorre quando o conteúdo do nosso estômago se escapa de forma involuntária e sobe pelo esófago, originando uma sensação intensa de acidez e causando danos nessa zona.

Por ter a capacidade de inibir o ácido estomacal, este medicamento é utilizado para tratamento de condições em que aumenta a produção de ácidos no estômago, para o tratamento de úlceras estomacais e intestinais e para o tratamento em pacientes com acidez frequente, ou seja, aqueles que têm 2 ou mais episódios destes por semana.

Omeprazol: Para que serve e efeitos colaterais - Omeprazol: Para que serve?

Como tomar Omeprazol - Recomendações

Embora o Omeprazol seja um medicamento de venda livre e de ingestão frequente, é necessário ter em conta algumas recomendações antes de tomar:

  • Antes de tomar este medicamento você deve informar o médico ou farmacêutico se é alérgico a algum composto ou medicação em particular.
  • É importante informar o médico ou farmacêutico que você está tomando qualquer medicamento, vitamina ou suplemento, caso esteja. Isso é muito importante se você ingere antibióticos, anticoagulantes, calmantes, diuréticos e qualquer outro produto com receita médica.
  • Se você tem problemas hepáticos, é essencial consultar um especialista antes de tomar Omeprazol.

Este medicamento não deve ser tomado de forma preventiva, nem se deve ingerir para o tratamento imediato da acidez estomacal, pois o seu efeito não é imediatamente percebido como ocorre com os antiácidos. O seu consumo em doses muito grandes e durante largos períodos de tempo pode aumentar o risco de sofrer fraturas, especialmente no caso das pessoas de terceira idade ou pessoas com risco de sofrer de osteoporose.

Sempre que são administradas as doses indicadas e sob a supervisão médica, este medicamento não demonstra afetar as mulheres grávidas, o feto ou o bebê durante a amamentação, por isso pode ser consumido durante estas etapas.

Como tomar Omeprazol?

O Omeprazol pode ser adquirido em formatos diversos como cápsulas de libertação retardada, grânulos de libertação ou suspensão para misturar com líquido. Normalmente você deve ingerir 1 cápsula em jejum pelo menos 1 hora antes de comer. Dependendo da condição a tratar, você pode ingerir até 2 cápsulas por dia sempre antes das refeições. Apenas um médico poderá indicar os miligramas que você deve ingerir por dia e o tempo de tratamento de acordo com a condição a tratar.

É importante engolir as cápsulas inteiras, sem quebrar, esmagar ou mastigar, de preferência acompanhando com um pouco de água. No caso de ser em pó, o mesmo deve ser misturado com água para a ingestão e a mistura deve ser consumida nos primeiros 30 minutos após a sua preparação.

Se você toma o Omeprazol sem receita médica, é importante que não o faça durante mais de 14 dias e que, acima de tudo, não ingira o medicamento sem receita médica com uma frequência superior a uma vez a cada 4 meses. Se você sofre de algum tipo de mal estar, é preferível consultar um gastroenterologista antes de se auto-medicar. Você deve terminar o tratamento indicado pelo médico mesmo que se sinta bem. Se, ao final de 2 semanas de tratamento, você não notar resultados, consulte o seu médico.

Omeprazol: efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Omeprazol são:

  • Dor de cabeça,
  • Constipação,
  • Náuseas e vômitos,
  • Gases,
  • Dor de estômago,
  • Diarreia.

Embora menos comum, existem alguns efeitos colaterais graves, tais como:

  • Sinais na pele que fazem comichão,
  • Inflamação em partes distintas do corpo como a língua, cara, mãos ou pés,
  • Dificuldade em engolir,
  • Mudança no batimento cardíaco,
  • Tonturas,
  • Espasmos,
  • Febre,
  • Diarreia intensa,
  • Convulsões.

No caso de surgir algum destes sinais, é conveniente consultar o médico de imediato.

Omeprazol: Para que serve e efeitos colaterais - Omeprazol: efeitos colaterais

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Omeprazol: Para que serve e efeitos colaterais, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Escrever comentário sobre Omeprazol: Para que serve e efeitos colaterais

O que lhe pareceu o artigo?

Omeprazol: Para que serve e efeitos colaterais
1 de 3
Omeprazol: Para que serve e efeitos colaterais

Voltar ao topo da página