Partilhar

Aciclovir creme: para que serve, como usar e efeitos colaterais

 
Por Leonardo Simon. Atualizado: 7 agosto 2020
Aciclovir creme: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O Aciclovir é um medicamento que tem ação antiviral, ou seja, é usado contra infecções por vírus, como a herpes zóster, herpes simples, entre outros. Podemos encontrá-lo disponível em diferentes apresentações, como cremes, comprimidos, frascos intravenosos e pomadas oftálmicas.

Se você já ouviu falar do Aciclovir ou até mesmo já o usou, talvez tenham surgido muitas dúvidas. Neste artigo do ONsalus, vamos te ajudar a respondê-las. Explicaremos tudo sobre para que serve o Aciclovir creme, como e quando deve usá-lo, seus efeitos colaterais e contraindicações.

Também lhe pode interessar: Winstrol: para que serve e efeitos colaterais

O que é o Aciclovir

O aciclovir um antiviral que pertence à classe de medicamentos conhecidos como análogos de nucleósidos e é encarregado por impedir que o ADN do vírus se reproduza no corpo, agindo, desta forma, seletivamente nas células infectadas sem alterar os processos celulares normais, portanto, é um medicamento que possui baixa toxicidade.

Atua contra os vírus da herpes simples (HSV), tanto labial como genital, o vírus da varicela zóster (VVZ), Epstein-Barr (VEB), citomegalovirus (CMV) e o vírus causador da roséola infantil.

É aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (U.S. Food and Drug Administration, FDA) e somente é vendido com receita médica.

Para que serve o Aciclovir creme?

A apresentação em creme é usada principalmente para o tratamento da herpes labial e genital (causada pela herpes simples), tanto em adultos como em adolescentes. Também é usada em infecções localizadas na pele de pacientes imunocomprometidos. Para um efeito melhor, deve ser usada quando o surto está começando, dentro das primeiras 48 horas.

É importante saber que o Aciclovir creme (ou qualquer uma de suas apresentações) não cura você definitivamente da herpes, não previne um reaparecimento futuro e, tampouco, evita a transmissão por contato à outra pessoas.

Este medicamento impedirá somente o crescimento do vírus, ou seja, vai acelerar o processo de cura do surto e te ajudará a diminuir os sintomas, como a coceira e a ardência.

Aciclovir creme: para que serve, como usar e efeitos colaterais - Para que serve o Aciclovir creme?

Como usar o Aciclovir creme ou pomada

Você deve aplicá-lo assim que surgirem os primeiros sintomas, como a vermelhidão e a sensação de formigamento, ou seja, antes de aparecerem as bolhas, desta forma obterá melhores resultados.

Alguns conselhos que podem te ajudar a usar o Aciclovir em creme ou pomada e obter os melhores resultados são:

  • Antes de aplicar o creme, lave suas mãos com água e sabão.
  • Lave a área da pele onde vai aplicá-lo.
  • Seque a área afetada e faça a aplicação do creme.
  • O creme deve ser aplicado suavemente nas lesões, sem esfregar ou romper as bolhas. É recomendável fazer isto até 5 vezes ao dia, o que seria de 4 em 4 horas, por ao menos 4 dias ou de acordo com o que seu especialista indicar.
  • Coloque o aciclovir creme somente sobre a pele afetada, evitando as mucosas. Não aplique nos olhos, nariz, boca ou dentro da vagina. Se, por acaso, o creme entrar em contato com estas áreas, você deve lavá-las em água corrente imediatamente.
  • Para obter um benefício maior, é melhor aplicar o creme sempre no mesmo horário. Assim, é mantido um nível constante da quantidade de medicamento que é absorvida pela pele.
  • Evite usar outros cremes, protetores solares ou cosméticos na área da herpes misturados com o Aciclovir em creme, a não ser que seu médico te indique o contrário.
  • Uma vez aplicado o creme, você deve lavar muito bem suas mãos. Caso use luvas, jogue-as fora. O vírus da herpes simples, tanto labial como genial, é facilmente contagiado e o uso do creme não evita a propagação para outras pessoas.
  • Evite ter relações sexuais caso esteja com um surto de herpes genital e lembre-se de sempre usar preservativos para evitar transmiti-lá à sua parceira(o).
  • Você não deve usar o creme por mais tempo do que o indicado pelo seu médico.

Efeitos colaterais do Aciclovir creme

Poucas pessoas apresentam efeitos colaterais após o uso do Aciclovir pomada, no entanto, você deve ficar atento se algum dos efeitos aparecer, bem como comunicá-lo ao seu médico e parar o tratamento.

Caso você apresente alergia ao Aciclovir, sentirá coceira e inchaço no rosto, língua e garganta, além de dificuldade para respirar. Esta é uma reação muito grave e rara que precisa de atendimento médico imediatamente.

Os efeitos colaterais mais comuns do aciclovir pomada são pele descascando ou rachada na área onde é aplicado, ardência, vermelhidão e coceira.

Contraindicações do Aciclovir creme

Você não dese usar o Aciclovir pomada:

  • Se tem alergia ao Aciclovir.
  • Caso esteja grávida ou em período de lactância, não existem estudos suficientes que demonstrem seus efeitos colaterais durante estas fases, por isso, sempre deve consultar um especialista antes de aplicar o creme, para que ele te indique o que é mais aconselhável para seu caso em específico.
  • Se está tomando outros medicamentos, é importante informar o seu médico sobre eles, embora não existam evidências de interações entre outros medicamentos e o Aciclovir de uso tópico.
  • Caso tenha a pele sensível e facilmente irritável, deve informar seu médico se é recomendável usá-lo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Aciclovir creme: para que serve, como usar e efeitos colaterais, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Bibliografia
  • Wagstaff, A.J., Faulds, D. & Goa, K.L. Aciclovir. Drugs 47, 153–205 (1994). https://doi.org/10.2165/00003495-199447010-00009
  • Suárez, J. R., Rubio, A., Cuena, R., Azanza, J. R., & Honorato, J. M. (1986). Aciclovir. Revista de Medicina de la Universidad de Navarra, 125-129.

Escrever comentário sobre Aciclovir creme: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O que lhe pareceu o artigo?

Aciclovir creme: para que serve, como usar e efeitos colaterais
1 de 2
Aciclovir creme: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Voltar ao topo da página