Outros medicamentos

Omeprazol dá sono?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 8 setembro 2023
Omeprazol dá sono?

O omeprazol é um dos medicamentos mais comumente usados para tratar problemas estomacais associados à azia, gastrite e úlcera péptica. Muitas pessoas o incluem em suas caixas de remédios como um medicamento indispensável sem saber realmente para que serve e a maneira correta de tomá-lo. Ao contrário da crença popular, é um medicamento que não deve ser tomado por qualquer motivo e não deve ser usado como protetor gástrico regular.

O omeprazol não é tão inofensivo assim, pois quando tomado em doses inadequadas, por mais tempo do que o necessário e nas circunstâncias patológicas erradas, pode desencadear efeitos colaterais imediatos, como cansaço excessivo, fadiga, dor de cabeça, dor abdominal, diarreia, entre outros. Nesse sentido, é melhor tomá-lo sob prescrição médica.

Se você já se perguntou se o omeprazol dá sono, continue lendo este artigo do ONsalus, no qual respondemos a essa e a outras perguntas interessantes sobre esse medicamento. Também explicamos seus possíveis efeitos colaterais e o que acontece se você parar de tomá-lo repentinamente.

Também lhe pode interessar: Pode tomar Omeprazol à noite?
Índice
  1. Omeprazol dá sono?
  2. Efeitos colaterais do Omeprazol
  3. Pode parar de tomar omeprazol de uma vez?
  4. Cuidados ao tomar omeprazol

Omeprazol dá sono?

O omeprazol pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como inibidores da bomba de prótons, que reduzem a secreção de ácido gástrico e aumentam a barreira de defesa da mucosa gástrica.

É um medicamento eficaz com um perfil de segurança elevado, desde que seja usado adequadamente, pois muitas vezes é administrado indiscriminadamente para aliviar condições que não deveriam ser tratadas com esse medicamento.

Muitas pessoas costumam tomá-lo antes de comemorações e grandes refeições se forem beber e comer mais do que deveriam ou se tiverem uma leve dor de estômago. Essa forma de tomar o medicamento não é apropriada, pois ele não deve ser tomado sem prescrição médica e não deve ser considerado um protetor gástrico. Além disso, isso pode levar a desconforto ou sintomas significativos, como cansaço excessivo. Quando o consumo é inadequado com relação à dosagem e ao tempo de tratamento, especialmente se for tomada por mais de três meses, os níveis de magnésio no sangue podem diminuir e podem ocorrer fadiga, desorientação, fraqueza e exaustão.

Consequentemente, a ingestão indiscriminada desse medicamento pode causar danos ao organismo. Alguns desses danos são leves e geralmente desaparecem rapidamente, mas outros podem se tornar mais graves e durar mais tempo.

Nesse sentido, podemos dizer que o Omeprazol dá sono e provoca fadiga, como efeitos colaterais que devemos dar atenção especial, principalmente se se manifestarem de forma intensa. E se, além disso, o cansaço for acompanhado de outras queixas, como batimentos cardíacos irregulares, tontura, erupção cutânea ou falta de ar, é importante parar de tomar Omeprazol e consultar um médico com urgência para uma avaliação detalhada.

Efeitos colaterais do Omeprazol

O omeprazol, embora seja um medicamento bastante seguro, não é inofensivo, principalmente se for administrado indiscriminadamente para tratar doenças cuja origem não seja a acidez gástrica excessiva.

Da mesma forma, quando seu uso é prolongado por mais tempo do que o indicado, também podem surgir desconfortos leves ou graves, dependendo do caso específico.

Entre os efeitos colaterais mais comuns que o Omeprazol pode causar estão

Ocasionalmente, entretanto, outros efeitos mais graves podem ocorrer e devem ser tratados imediatamente, tais como:

  • Bolhas ou sangramento na pele.
  • Glândulas inchadas
  • Cansaço excessivo.
  • Dificuldade para respirar.
  • Erupção cutânea
  • Espasmos musculares
  • Convulsões

Pode parar de tomar omeprazol de uma vez?

Antes de decidir parar de tomar Omeprazol de uma vez, é importante consultar seu médico com antecedência para obter as instruções corretas durante o processo de suspensão.

É aconselhável reduzir a dose gradualmente como que em um desmame para que o corpo se acostume com a diminuição do medicamento de forma mais suave, evitando assim possíveis desconfortos.

Nesse sentido, a interrupção repentina do Omeprazol pode desencadear um aumento súbito da produção de ácido no estômago, levando a um refluxo ácido mais intenso e à possibilidade de agravamento dos problemas gastrointestinais.

Por outro lado, a interrupção abrupta do medicamento pode causar sintomas de abstinência em algumas pessoas, incluindo dor de cabeça, náusea, tontura e distúrbios estomacais.

Portanto, a interrupção segura e eficaz do tratamento é essencial para evitar consequências negativas para a saúde. Idealmente, é melhor começar reduzindo a dose pela metade por alguns dias, depois para três quartos e, por fim, parar completamente.

Para obter mais informações, consulte o artigo sobre "tomar Omeprazol todos os dias faz mal?"

Omeprazol dá sono? - Pode parar de tomar omeprazol de uma vez?

Cuidados ao tomar omeprazol

  • O omeprazol deve ser tomado sob indicação médica. Embora seja um medicamento de venda livre, não deve ser tomado indiscriminadamente, pois a ingestão incorreta pode levar a efeitos adversos perigosos.
  • O omeprazol não é um antídoto para os efeitos colaterais de outros medicamentos. Sua atividade se concentra na inibição da acidez no estômago.
  • Deve ser tomado preferencialmente com o estômago vazio, pois as células pertencentes às glândulas gástricas têm, nesse momento, o maior número de bombas de prótons em repouso a serem inibidas.
  • Esse medicamento é contraindicado em pessoas sensíveis a qualquer tipo de inibidor da bomba de prótons, durante a gravidez ou a amamentação.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Omeprazol dá sono?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Bibliografia
  • Clínica Universidad de Navarra. (2020). Omeprazol. Disponível em: https://www.cun.es/enfermedades-tratamientos/medicamentos/omeprazol
  • Herrera, P y Gómez, D. (2022). ¿Tomar Omeprazol en exceso daña nuestra salud? Disponível em: https://unamglobal.unam.mx/global_revista/tomar-omeprazol-en-exceso-dana-nuestra-salud/
  • Madridejos, R. (1999). Omeprazol y gastroprotección. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-atencion-primaria-27-articulo-omeprazol-gastroproteccion-14811
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Omeprazol dá sono?