Constipação

Remédios caseiros para a prisão de ventre

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 9 junho 2022
Remédios caseiros para a prisão de ventre

Está com o intestino preso e quer conhecer os melhores remédios caseiros para liberá-lo? Um dos transtornos digestivos mais comuns em pessoas de todas as idades é a constipação intestinal ou prisão de ventre. Trata-se de uma condição que dificulta ou impossibilita a evacuação das fezes e, consequentemente, provoca sintomas como dores abdominais, inchaço, flatulências, desconforto no reto e falta de apetite.

É fundamental seguir um tratamento médico quando o intestino preso é uma condição prolongada, além de levar em conta certas recomendações em relação a dieta e hábitos de vida. Para aliviar seus sintomas e auxiliar na restauração do trânsito intestinal, você também pode recorrer aos remédios caseiros para a prisão de ventre que mostramos neste artigo do ONsalus. Preste atenção!

Causas da prisão de ventre

A prisão de ventre pode ser causada por diferentes motivos, embora a mais comum esteja relacionada com a dieta devido à falta de fibras importantes na alimentação, o que causa alterações no trânsito intestina e o possível surgimento de condições gastrointestinais.

Em outros casos, é uma condição motivada pela desidratação do organismo, a falta de atividade física, o estresse, a gravidez ou o simples fato de demorar na hora de ir ao banheiro quando surge a vontade de defecar. Além disso, também pode ocorrer por causa da ingestão de certos medicamentos ou ser um sintoma de doenças subjacentes, como a diabetes, o hipotireoidismo, a doença de Parkinson, a síndrome do intestino irritável, o câncer de cólon, entre outras.

É fundamental consultar um médico o quanto antes quando se tem uma constipação intestinal súbita acompanhada de cólicas abdominais e incapacidade de defecar ou expelir os gases. Além disso, deve ser um motivo urgente de consulta médica a presença de sangue nas fezes, sentir dores intensas no reto ou abdômen, ter constipação e diarreia ao mesmo tempo, perda de peso sem motivo aparente e, mesmo colocando em prática os conselhos a seguir, a prisão de ventre não desaparecer com o passar dos dias.

Remédios caseiros para a prisão de ventre

A seguir, detalharemos cada um dos remédios caseiros para ajudar com a prisão de ventre:

1. Alimentos ricos em fibras

Um dos principais fatores causadores do intestino preso é a falta de fibras na alimentação, pois este nutriente é essencial para regular o trânsito intestinal e estimular sua mobilidade. Por isso, para combater a constipação intestinal e facilitar a evacuação das fezes, a primeira recomendação é aumentar a ingestão de fibras através do consumo de 2 ou 3 porções diárias de alimentos que servirão como excelentes remédios caseiros para a prisão de ventre:

  • Frutas: ameixa, mirtilo, kiwi, abacate, maçã com casca, pera, nêspera, morango, framboesa, amora, laranja, limão, toranja, nectarina e figo.
  • Verduras: alcachofra, couve-flor, brócolis, acelga, aspargos.
  • Legumes: feijões, lentilhas, grão-de-bico, favas, soja, etc.
  • Cereais integrais e aveia.
  • Frutos secos: amêndoas, nozes, avelãs, amendoins, etc.

Também será importante que durante estes dias você evite consumir alimentos que favoreçam a constipação intestinal, como a banana, a maçã sem casca, a cenoura, o arroz, os alimentos cozidos, comidas gordurosas e o pão branco.

Remédios caseiros para a prisão de ventre -

2. Tomar mais água

Uma diminuição na ingestão de líquidos saudáveis também é prejudicial para o correto funcionamento do trânsito intestinal e favorece o aparecimento de condições como o intestino preso. É importante se esforçar para consumir pelo menos 1,5 ou 2 litros de água diariamente, para que os intestinos contem com a umidade que precisam para fazer com que as fezes fiquem moles e, consequentemente, a evacuação seja feita com maior facilidade.

A água é essencial para a saúde geral do organismo, pois muitas de suas funções metabólicas dependem de sua presença. No seguinte artigo mostramos todos os benefícios de tomar água.

Remédios caseiros para a prisão de ventre -

3. Sucos bons para a prisão de ventre

Entre os melhores remédios caseiros para a prisão de ventre, está o consumo de sucos naturais feitos com ingredientes que agem como potentes laxantes naturais e estimulam os movimentos intestinais. A combinação destes é perfeita para facilitar a eliminação daquelas fezes acumuladas e prevenir o aparecimento das dores abdominais.

São várias as receitas que podem ser feitas, mas no ONsalus te recomendamos:

  • Suco de laranja e kiwi
  • Suco de ameixa
  • Suco de uva
  • Suco de espinafre, aipo e abacaxi

Para obter melhores resultados, é recomendado tomar estes sucos em jejum pela manhã cerca de três vezes por semana.

Remédios caseiros para a prisão de ventre -

4. Chás recomendados para a prisão de ventre

No âmbito das plantas medicinais, elas também são excelentes aliadas para combater o trânsito intestinal lento e os sintomas do intestino preso, como a dificuldade para evacuar e as dores ou inflamação abdominal. Como solução temporária, se pode recorrer ao preparo de alguns chás que atuarão como laxantes suaves e ativarão os intestinos. Os mais eficazes são:

  • Sementes de linhaça: contém muita fibra, regeneram a flora intestinal e impedem que o intestino absorva as gorduras. Deve-se preparar uma infusão adicionando 1 colher de sopa de sementes de linhaça em 1 copo de água, deixe ferver por cerca de 3 minutos, coe e beba.
  • Aloe vera ou babosa: possui um efeito laxante muito eficaz e é um bom remédio para aquelas pessoas que sofrem de prisão de ventre prolongada. O preparo consiste em ferver 1 pedaço pequeno de babosa em 2 copos de água, triturar no liquidificador e adicionar o suco de meio limão.
  • Malva: reativa o trânsito intestinal e favorece a evacuação de toxinas. Deve-se ferver 1 punhado de folhas de malva com 1 copo de água durante 10 minutos, deixar em repouso e coar o líquido obtido.
  • Dente de leão: reduz a inflamação abdominal e facilita a evacuação sem causar irritação no aparelho digestivo.

Antes de tomar estes chás, é importante ter certeza de que a planta em questão não será prejudicial para a saúde. Além disso, não é aconselhado ingerir mais de 2 xícaras ao dia de qualquer uma delas.

Remédios caseiros para a prisão de ventre -

5. Massagens abdominais

As massagens abdominais ajudam a aliviar as dores quando se sofre de constipação, pois são uma boa forma de estimular os órgãos internos e a mobilidade intestinal, além de melhorar o processo da digestão. Tudo isso facilitará a expulsão das fezes e o desaparecimento dos sintomas característicos desta condição.

O ideal é que este tipo de massagem seja feita por um profissional, mas também pode ser feita em casa. Para isso, recomendamos esfregar suavemente a barriga, utilizando um pouco de azeite de oliva ou óleo de rícino, começando pela parte direita do abdômen e avançando até a parte superior do umbigo e, por último, ir descendo pela parte esquerda. A massagem abdominal deve ser feita sempre cerca de três horas após ter comido, já que em pleno processo digestivo pode causar o efeito contrário.

Agora que você já conhece os melhores remédios caseiros para a prisão de ventre, talvez você possa se interessar em saber quanto tempo dura o efeito do laxante.

Remédios caseiros para a prisão de ventre -

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a prisão de ventre, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Remédios caseiros para a prisão de ventre