Partilhar

Como fazer suco de babosa para limpar o intestino

Como fazer suco de babosa para limpar o intestino

A constipação é uma condição que se caracteriza por ter menos de três evacuações semanais e pela presença de fezes muito duras e difíceis de expelir. Forçar e sentir dor durante a evacuação, assim como a incapacidade evacuar, são sinais evidentes de constipação ou intestino preso. Esta condição pode ser causada por diversos fatores, como uma dieta pobre em fibras, desidratação, não fazer nenhum tipo de atividade física, segurar a vontade de ir ao banheiro, estresse, viagens e gravidez.

A constipação pode causar dor severa na hora de evacuar, inflamação abdominal e sensação de peso, razão pela qual muitas pessoas consomem medicamentos para aliviar o problema e conseguir ter evacuações mais frequentes e menos dolorosas. No entanto, também existem remédios naturais que ajudam a diminuir os sintomas deste transtorno gastrointestinal, um dos mais eficazes é o consumo de babosa ou aloé vera, por esta razão, neste artigo do ONsalus você poderá conhecer quais são as como fazer suco de babosa para limpar o intestino.

Também lhe pode interessar: Como tratar fissura anal por intestino preso

Benefícios do suco de babosa para limpar o intestino

A babosa ou aloé vera oferece múltiplos benefícios para a saúde, entre os quais destaca-se sua propriedade de regenerar a pele depois das queimaduras solares, melhorar a resposta imune do organismo e seu poder adstringente que tanto ajuda a reforçar a saúde dos músculos. No entanto, nesta ocasião nos focaremos em explicar as propriedades da babosa para limpar o intestino:

  • O consumo interno do aloé vera estimula os movimentos intestinais, o qual desperta a vontade de ir ao banheiro e ajuda os intestinos a se desfazerem mais facilmente das fezes.
  • A babosa tem efeito laxante, o qual permite que o intestino possa trabalhar de forma mais fácil.
  • O aloé vera permite que as fezes transitem de forma mais fácil dentro dos intestinos.
  • Esta planta ajuda a limpar o cólon naturalmente, permitindo que tal órgão elimine de forma natural toda a matéria fecal acumulada.
  • Permite desintoxicar o corpo através da limpeza profunda do trato intestinal, deixando o corpo livre de toxinas e fezes.
  • Ajuda a equilibrar a flora bacteriana, ajudando com que os intestinos recuperem o número necessário de bactérias saudáveis.
  • Estimula as glândulas digestivas facilitando o metabolismo dos alimentos, sua descomposição e sua evacuação.

Como fazer suco de babosa para limpar o intestino

Existem muitas formas de usar esta planta, mas quando se trata de tomar babosa para limpar o intestino , as duas formas que mostramos a seguir são as mais recomendáveis, vejamos:

Suco de babosa para limpar o intestino

Os benefícios da babosa se concentram no cristal que esta planta possui no interior de cada uma de suas folhas. Para preparar o suco de áloe vera para a constipação, a primeira coisa que você deverá fazer é conseguir uma folha de babosa, lavá-la bem com água fria em abundância e sabão antibacteriano e cortar suas duas extremidades. Depois, com a ajuda de uma colher de sopa, extraia todo o gel do seu interior. Em seguida, adicione um copo de suco de laranja e limão, preferivelmente natural, no liquidificador e junte todo o gel de áloe vera que extraiu da planta. Por fim, bata tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea e então sirva em um recipiente de vidro e guarde na geladeira.

Este preparo deve ser utilizado durante apenas uma semana. É recomendável adicionar 2 colheres de suco de aloé vera a 1 copo de água e tomar durante 7 dias em jejum e antes de se deitar. Se preferir, também pode adicionar 2 colheres de gel de babosa diretamente ao suco de sua preferência.

Se você não tem a planta e, casa, poderá encontrar o gel de áloe vera 100% natural em lojas naturais. É importante verificar se é o gel extraído da planta e não o cosmético que é utilizado para uso tópico. Em alguns mercados ou lojas de produtos saudáveis, você poderá encontrar o suco de áloe vera já preparado.

Cápsulas de aloé vera para limpar o intestino

Se você não gosta do sabor ou da consistência do suco de babosa para limpar o intestino, pode optar pelas cápsulas de áloe vera. Elas oferecem os mesmos benefícios do suco e você pode encontrá-las em lojas de produtos naturais ou farmácias. É importante mencionar que estas cápsulas podem provocar cólicas, podendo ser necessário suspender seu consumo.

A dose recomendada é de uma cápsula de aloé vera depois de uma refeição. Da mesma forma, dependendo da quantidade de babosa que conter a pílula, a dose pode variar, por isso que é recomendável ler atentamente o rótulo do suplemento e seguir as indicações ali sugeridas.

Como fazer suco de babosa para limpar o intestino - Como fazer suco de babosa para limpar o intestino

Efeitos colaterais da babosa e contraindicações

O consumo em excesso do suco de babosa ou das cápsulas de babosa para intestino preso podem causar alguns problemas sérios de saúde como diarreias frequentes, cãibras abdominais, cólicas, problemas renais, sangue na urina, fraqueza muscular, fadiga, perda de peso, deficiência de potássio e doenças cardíacas.

Da mesma forma, embora o aloé vera facilite o trânsito intestinal e ajude a combater a constipação de forma natural, em alguns casos seu consumo não é recomendado, por este motivo te mencionamos a seguir as contraindicações do aloé vera:

  • Não recomenda-se seu consumo por mulheres grávidas ou em período de amamentação.
  • Crianças não devem consumir o gel de aloé vera.
  • Pessoas com intestino irritável, cólon irritável, colite ou doença de Crohn também não podem ingerir esta planta.
  • Não deve-se misturar o aloé vera com o uso de medicamentos corticoides.
  • Se você sofre de alguma doença hepática ou de pedras na vesícula é melhor não consumir a babosa.

Intestino preso: o que fazer

Além do consumo de aloé vera, existem outros hábitos que você pode incorporar na sua rotina diária e que são de grande ajuda para melhorar este transtorno gastrointestinal. Aqui te oferecemos algumas recomendações para que você saiba o que fazer com intestino preso:

  • A hidratação é fundamental para melhorar o trânsito das fezes dentro do intestino, o recomendável é tomar dois litros de água por dia.
  • As fibras estimulam o trânsito intestinal e fazem com que as fezes sejam mais moles. Aumente a ingestão de fibras adicionando à sua alimentação agrião, massa e arroz integral, brócolis, grão de bico, aveia, lentilha, cereais integrais e sementes de linhaça. Descubra no seguinte artigo mais alimentos ricos em fibra.
  • Faça todos os dias uma hora de exercícios para estimular os movimentos intestinais.
  • Evite consumir alimentos que incentivam a constipação, tais como o arroz simples, banana, maçãs, gorduras e carboidratos simples, como as farinhas.
  • Não segure a vontade de defecar.
  • Tente ir ao banheiro todos os dias na mesma hora para que seu corpo ganhe uma rotina.
  • Não pule nenhuma refeição.
  • Busque alternativas, como os esportes, meditação e ioga para reduzir o estresse.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer suco de babosa para limpar o intestino, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Como fazer suco de babosa para limpar o intestino

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Aparecida
posso tomar babosa para intestino irritável?

Como fazer suco de babosa para limpar o intestino
1 de 2
Como fazer suco de babosa para limpar o intestino

Voltar ao topo da página