Partilhar

Benefícios da meditação para o corpo

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 22 novembro 2017
Benefícios da meditação para o corpo

A meditação é uma prática que, através de um estado profundo de concentração, nos permite relaxar e libertar a mente. Meditar elimina todo o tipo de tensões e pensamentos negativos para dar lugar a um estado de bem-estar que nos permite cultivar a paz. Esta prática é amplamente utilizada em religiões como o budismo e o hinduísmo, mas também em modalidades como o yoga, ajudando a manter a nossa saúde física e mental e a promover um estado de bem-estar pleno. Você conhece os benefícios da meditação para o corpo? Neste artigo do ONsalus.com.br explicamos a você detalhadamente.

Porque a meditação é importante?

Nós vivemos em um ambiente de estresse e tensão constante. Por vezes, escapar destas emoções é de tal forma complexo que não conseguimos desligar, nem mesmo quando dormimos. A meditação é uma boa alternativa para conseguir isto, já que o seu objetivo é treinar a mente para se concentrar ao máximo, conseguindo assim desligar de todas essas emoções e potenciando o relaxamento e a paz interna. Esta prática é ideal para quem sofre dos efeitos físicos e mentais do estresse e da tensão ou de problemas como a depressão ou a tensão arterial elevada.

Claro que, para conseguir todos estes efeitos, você necessita ter dedicação, paciência e prática, já que treinar a nossa mente não é uma tarefa imediata, muito menos simples. No entanto, a verdade é que oferece muitos benefícios, que explicaremos em seguida.

Diminui o estresse e ansiedade

O primeiro benefício da meditação para o corpo é fácil de notar: a tensão e a ansiedade acumuladas durante o dia vão desaparecendo pouco a pouco à medida que a prática avança. Isso ocorre porque esta atividade consegue relaxar o corpo e a mente de forma notável, através da sincronização da respiração e da nossa própria capacidade de concentração em pensamentos positivos, afastando aquilo que nos sobrecarrega e nos preocupa. Tudo isto favorece a redução dos níveis de certas hormonas que favorecem o estresse, como é o caso do cortisol ou da adrenalina.

É, sem dúvida, uma excelente opção terapêutica para pacientes que sofrem de ansiedade e estresse pós-traumático, segundo evidenciado em diversos estudos. A meditação oferece uma ferramenta com a qual os pacientes podem encontrar serenidade e favorece a reflexão, mesmo em circunstâncias altamente estressantes.

Benefícios da meditação para o corpo - Diminui o estresse e ansiedade

Reduz a pressão arterial

São muitas as universidades e faculdades de medicina que têm estudado os efeitos da meditação sobre o nosso coração, incluindo prestigiosas instituições como Harvard, Yale, Medical College of Wisconsin e outras organizações independentes. Em todos os casos, a conclusão foi sempre a mesma: a meditação favorece notavelmente a saúde cardíaca ajudando, entre outras coisas, a reduzir a pressão arterial.

Alguns estudos comprovam que quem sofre de hipertensão arterial e medita com frequência pode ver seus níveis de pressão arterial reduzidos até 30%, tudo devido ao estado de bem estar e relaxamento que esta prática produz. Não esqueça que o estresse e a tensão são dos maiores causadores de doenças cardíacas. Por este motivo, a Associação Americana do Coração recomenda esta prática a pessoas com hipertensão.

Benefícios da meditação para o corpo - Reduz a pressão arterial

Ajuda a prevenir doenças cardíacas

A redução dos níveis de pressão arterial não é o único benefício que esta prática traz ao nosso coração. As doenças cardíacas associadas ao estreitamento e rigidez das artérias como os ataques cardíacos, derrames cerebrais ou a arteriosclerose podem ser prevenidas com a prática frequente da meditação, que aumenta notoriamente o bem-estar deste importante órgão.

Os seus benefícios sobre a saúde cardíaca são amplos, ajudando não só a prevenir doenças cardiovasculares, mas reduzindo também o risco de mortalidade das pessoas com doenças cardíacasem 50% de acordo com um estudo realizado pelo Medical College of Wisconsin.

Benefícios da meditação para o corpo - Ajuda a prevenir doenças cardíacas

Favorece um descanso melhor e um sono mais profundo

Se você sofre de insônias ou tem dificuldade em ter bom descanso, então é o momento para aproveitar os benefícios da meditação para a saúde. Como esta prática ajuda a reduzir os níveis de certos hormônios responsáveis pelo estresse, tem um efeito imediato sobre a nossa saúde em geral: nos sentimos mais relaxados e de bom humor, para que possamos dormir melhor.

Várias investigações concluíram que a meditação é benéfica para o descanso A sua prática ajuda a relaxar não só o nosso o corpo, mas também a mente, preparando a pessoa para dormir de um jeito mais relaxado. Se você tem problemas de insônia, esta é definitivamente uma ótima solução.

Benefícios da meditação para o corpo - Favorece um descanso melhor e um sono mais profundo

Melhora o humor e combate a depressão

Assim como ocorre com o exercício físico, meditar favorece a produção de endorfinas que estimulam o nosso bom humor, fazendo com que você se sinta mais animado, ativo e satisfeito com você mesmo. A redução de hormonas como o cortisol ou a adrenalina também fazem com que o nosso estresse e agressividade diminuam, dando lugar a uma personalidade mais calma e agradável.

Aprender a controlar a nossa mente e relaxar deste modo é uma ferramenta de grande utilidade para melhorar o estado de espírito, além de ser uma chave para combater condições tão complexas como a depressão.

Benefícios da meditação para o corpo - Melhora o humor e combate a depressão

Favorece o rendimento e a concentração

A universidade de Kentucky realizou um estudo interessante em 2008, em que um grupo de participantes foi submetido a diversos testes para medir a agilidade e capacidade de resposta. Depois de dormir uma sesta, ler, conversar um pouco ou meditar, distintos grupos foram submetidos a vários testes de agilidade mental e o resultado foi claro: o grupo que meditou melhorou os seus resultados em 10% em relação ao resto.

A meditação requer o desenvolvimento da habilidade de concentração, habilidade que posteriormente pode ser utilizada no campo laboral ou profissional. Juntamente com o efeito relaxante desta prática, isso faz com que a meditação seja um forte aliado para um rendimento e produtividade superiores.

Benefícios da meditação para o corpo - Favorece o rendimento e a concentração

Ajuda a combater a dor

Dos muitos estudos realizados sobre os benefícios da meditação sobre a saúde, o mais surpreendente é, sem dúvida, a sua capacidade de nos ajudar a suportar a dor. Esta informação foi revelada por uma investigação recente levada a cabo pela National Science Foundation e publicada pela revista Pain. O estudo chegou à conclusão que meditar durante 20 minutos, 3 vezes por semana, pode reduzir a dor significativamente, incluindo em pessoas que iniciaram recentemente esta prática.

Esta pode ser uma excelente alternativa para quem sofre de condições crônicas dolorosas, como é o caso de doenças articulares, fibromialgia ou câncer, sendo uma grande ajuda, além de ajudar a melhorar o seu estado de ânimo no geral.

Benefícios da meditação para o corpo - Ajuda a combater a dor

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da meditação para o corpo, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Escrever comentário sobre Benefícios da meditação para o corpo

O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios da meditação para o corpo
1 de 8
Benefícios da meditação para o corpo

Voltar ao topo da página