menu
Partilhar

A importância do sono na saúde

Por Equipe de redação do ONsalus. 12 novembro 2023
A importância do sono na saúde

Você sabia que o sono revitaliza, renova e reabastece nosso corpo? O sono tem inúmeros benefícios para a nossa saúde, pois nos permite manter o sistema imunológico em um estado ideal, recuperar nossa condição física e descansar a mente. Para isso, os adultos precisam de uma média de 7 a 8 horas de sono por dia para manter a saúde e o bem-estar durante toda a vida. Ainda tem dúvidas sobre a importância do sono em nossa saúde? Continue lendo para saber como dormir bem e se sentir melhor.

Também lhe pode interessar: Ácido fólico engorda?

Como o sono afeta a saúde

A falta de sono pode afetar diretamente sua saúde e seu bem-estar. De fato, não dormir de 7 a 8 horas por dia ou não dormir adequadamente pode aumentar o risco de problemas de saúde, como doenças cardíacas, pressão arterial e obesidade, além de afetar a concentração e a memória. Portanto, não dormir o suficiente pode diminuir nossa qualidade de vida e até mesmo nos tornar incapazes de realizar as atividades diárias.

No entanto, um problema comum e frequente é a insônia ou dificuldade para dormir. Isso acontece devido ao ritmo de vida acelerado, ao estresse e à ansiedade, ou mesmo por não dormir em colchões adequados, o que pode levar a distúrbios do sono.

Hábitos para um sono saudável

Dormir melhor não é apenas um desejo, mas também uma necessidade se quisermos manter nosso corpo saudável. Se você tem problemas para dormir, precisa adquirir novos hábitos para conseguir um sono saudável que lhe permita revitalizar, renovar e reabastecer o corpo e a mente. Anote:

  • Siga um cronograma de sono.
  • Exercite-se diariamente, mas evite fazer exercícios antes de dormir.
  • Evite nicotina, cafeína e álcool, estimulantes que podem mantê-lo mais acordado.
  • Evite grandes refeições antes de dormir, o que impedirá um sono reparador.
  • Limite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir.
  • Crie um bom ambiente para dormir: temperatura média e sem distrações de luz e/ou som.
  • Relaxe antes de dormir.

Neste artigo do ONsalus falamos mais sobre Alimentos para dormir bem à noite.

A importância de um bom colchão

Além dos hábitos mencionados na seção anterior, é importante ter em mente que dormir em um bom colchão é fundamental para ter uma boa noite de sono. O colchão, além do conforto, nos permitirá descansar, melhorar nosso sistema imunológico e prolongar nossa vida, além de ajudá-lo a começar o dia com mais energia e vitalidade. Portanto, investir em um bom colchão é investir em saúde e combater o problema comum da insônia.

Escolher um colchão viscoelástico, seja um colchão de 90x190 ou um colchão de 135, é a melhor opção para obter um descanso ideal durante o sono, pois o viscoelástico tem características de adaptabilidade, firmeza, estabilidade e conforto, que se adaptam perfeitamente às necessidades e ao corpo de cada pessoa que o utiliza. Se você quiser escolher um colchão viscoelástico para promover seu descanso, basta observar sua densidade (baixa, média, alta) e ter em mente que, quanto mais denso for, mais adaptável e confortável será o colchão para você. Se quiser melhorar o impacto da saúde em seu sono, opte por colchões que garantam seu descanso.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A importância do sono na saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
A importância do sono na saúde
A importância do sono na saúde

Voltar ao topo da página