Bem-estar geral

Por que tenho sudorese do nada?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 21 setembro 2022
Por que tenho sudorese do nada?

Você tem sudorese excessiva do nada? Normalmente, suamos quando somos expostos a ambientes quentes e altas temperaturas. Também é normal suar após praticar exercícios, já que o suor é um processo fisiológico necessário do corpo humano para manter sua temperatura. Apesar disso, quando o suor aparece de maneira repentina e em excesso sem nenhum esforço físico aparente, até em ambientes frescos, pode significar a presença de certas condições como hiperidrose, alterações na tireoide, entre outras, que necessitam um tratamento médico adequado.

Se você quer saber por que tem sudoreses repentinas, continue lendo este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Por que suo tanto sem fazer nada?

Índice

  1. Sudorese excessiva e repentina devido a hiperhidrose
  2. Sudorese excessiva e repentina pela menopausa
  3. Estresse como causa da sudorese excessiva repentina
  4. Problemas cardíacos também podem causar a sudorese repentina
  5. Sudorese excessiva do nada devido ao hipertireoidismo
  6. Diabetes como causa da sudorese excessiva repentina
  7. Alguns medicamentos também podem provocar o suor excessivo do nada
  8. Câncer como causa da sudorese excessiva repentina

Sudorese excessiva e repentina devido a hiperhidrose

A hiperidrose é uma condição relacionada com a transpiração anormal de maneira repentina, que não tem a ver com altas temperaturas ou a prática de exercícios. Geralmente, essa forma de suar intensa, se manifesta em todo o corpo, mas se intensifica no rosto, nas axilas, nas mãos e abdômen, chegando ao ponto de interferir nas atividades cotidianas como no trabalho e na vida pessoal de quem tem esse problema.

Esse aumento da sudorese é resultado do aumento da secreção das glândulas sudoríparas devido a uma hiper estimulação nervosa, possivelmente estimulada por circunstâncias emocionais.

Os tratamentos para o controle da hiperidrose são centrados em medicamentos de uso tópico como os anticolinérgicos, tratamentos sistêmicos como calmantes e aplicação de toxina botulínica (Botox), segundo a necessidade de cada caso.

Por que tenho sudorese do nada? - Sudorese excessiva e repentina devido a hiperhidrose

Sudorese excessiva e repentina pela menopausa

A menopausa aparece normalmente nas mulheres de meia idade, entre os 45 e 50 anos, justamente quando iniciam os ciclos menstruais irregulares. Normalmente, durante esse processo, muitas mulheres começam a sentir ondas de calor e sudorese excessiva repentina de maneira exagerada.

Essa alteração se deve a mudanças hormonais inesperadas de estrogênio e progesterona. Normalmente, o desconforto é controlado sem problemas, porém, e alguns casos, é necessário ir a um especialista para aliviar alguns sintomas.

Estresse como causa da sudorese excessiva repentina

O estresse é uma tensão emocional que se manifesta no organismo mais do que imaginamos. Diante de situações complexas que se apresentam geralmente na vida e que não sabemos como lidar, é gerada uma sobrecarga emocional considerável, que pode causar danos físicos e psicológicos significativos.

Existem diversos sintomas que são causados pelo estresse, entre eles, o suor repentino que se apresenta de maneira repentina nas palmas das mãos, nas axilas e no rosto, acompanhado de dor de cabeça, dor de estômago, falta de energia e concentração.

Os estados de estresse podem ser controlados de acordo com cada caso, com tratamentos farmacológicos indicados por um médico especialista, terapias práticas de relaxamento e intervenções psicológicas contínuas.

Problemas cardíacos também podem causar a sudorese repentina

Os problemas cardíacos, normalmente geram danos graves por causa do bloqueio violento do fluxo de sangue pro coração e não há praticamente nada de oxigênio, porque o músculo cardíaco começa a se debilitar.

Diante dessa situação, a transpiração repentina é um sintoma notório, além da dor no peito, vômitos, fadiga e dificuldade para respirar. Esses sintomas alertam uma situação seria que deve ser atendida imediatamente nas emergências médicas para conseguir minimizar a deterioração do coração.

Por que tenho sudorese do nada? - Problemas cardíacos também podem causar a sudorese repentina

Sudorese excessiva do nada devido ao hipertireoidismo

O hipertireoidismo é uma doença que aparece em consequência da produção excessiva do hormônio tiroxina pela glândula tireoide, ocasionando alterações metabólicas no organismo. Essa patologia causa perda de peso involuntária, sudorese persistente nas axilas, pescoço e mãos e batimentos cardíacos acelerados, entre outros sintomas.

O hipertireoidismo deve ser tratado com prontidão por um endocrinologista para equilibrar os níveis hormonais alterados.

Diabetes como causa da sudorese excessiva repentina

Essa doença crônica, resultado de uma insuficiência de insulina no pâncreas, tem diversos sintomas chave, entre eles, sudoreses noturnas ou pela manhã, sabendo que a hipoglicemia ativa mecanismos do corpo que liberam certos hormônios para compensar a falta de glicose.

É indispensável ir ao médico e conversar sobre cada sintoma para que tenha um ajuste nos medicamentos já receitados ou mudar o tratamento se for necessário.

Alguns medicamentos também podem provocar o suor excessivo do nada

Em circunstâncias especiais, certos medicamentos podem causar sudorese repentina e recorrente, particularmente, os antidepressivos, remédios para câncer, alguns anti-inflamatórios e a aspirina.

Em casos de doses exageradas de algum medicamento, também podem aparecer sudoreses repentinas acompanhadas de outros sintomas como fadiga e dor de estômago. Diante dessas situações, é importante comunicar o seu médico sobre qualquer sintoma para avaliar a situação e determinar a possibilidade de fazer mudanças ou ajustes na medicação atual.

Por que tenho sudorese do nada? - Alguns medicamentos também podem provocar o suor excessivo do nada

Câncer como causa da sudorese excessiva repentina

Geralmente, alguns tipos de câncer, como linfoma ou de pâncreas, podem causar sudorese noturna e diurna abundantes porque tumores malignos liberam certas substâncias no sangue que geram um aumento da temperatura corporal, e para se resfriar o corpo sua. Nesses casos. é fundamental acompanhar cada sintoma que apareça e comunicar ao seu médico para que possa os diminuir, na medida do possível.

Lembre-se que o corpo humano sempre nos avisa quando algo não está funcionando bem, por isso tem que estar alerta para sinais ou sintomas que se manifestam de maneira persistente e ir ao médico com prontidão.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho sudorese do nada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Bibliografia
  • Butriago, F. (2010). Abordaje de la Sudoración Nocturna. [Documento online]. Disponível em: https://www.academia.edu/59584337/Abordaje_de_la_sudoraci%C3%B3n_nocturna>. Acesso em 19 de setembro de 2022.
  • Mayoclinic (2020). Hiperhidrosis. [Documento online]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/hyperhidrosis/symptoms-causes/syc-20367152>. Acesso em 19 de setembro de 2022.
  • MedlinePlus (2021). Sudoración [Documento online]. Disponível em: https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/003218.htm>. Acesso em 19 de setembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que tenho sudorese do nada?