Bem-estar geral

Por que suo tanto sem fazer nada?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 14 setembro 2022
Por que suo tanto sem fazer nada?

Suar muito é normal? Bem, suar é um processo funcional natural e fundamental que o organismo deve realizar para manter a temperatura corporal e equilibrar o metabolismo. Principalmente, em época de calor, durante atividades físicas ou em situações de estresse é normal suar, porém, quando isso ocorre em excesso sem fazer nada, é um sinal preocupante, já que, provavelmente, é o sintoma de alguma doença ou transtorno metabólico. Por isso, é importante procurar ajuda médica para uma avaliação detalhada e determinar a causa da sudorese excessiva.

Se você é uma das pessoas que suam muito sem fazer nada e não sabe qual é o motivo, continue lendo este artigo do ONsalus para descobrir quais são as causas e como suar menos.

Também lhe pode interessar: Por que tenho sudorese do nada?

Índice

  1. Suar muito por conta de hiperidrose
  2. Suor excessivo por estresse e ansiedade
  3. Suar muito devido a processos infecciosos
  4. Suor excessivo devido ao hipertireoidismo
  5. Suar muito por conta de sobrepeso
  6. Suor excessivo devido ao câncer
  7. Suar muito por conta da menopausa
  8. Como suar menos

Suar muito por conta de hiperidrose

A hiperidrose é uma patologia associada com o excesso de suor que pode afetar qualquer pessoa de qualquer idade. No geral, não tem relação com o calor ou exercícios, pois a sudorese pode se formar mesmo em ambientes com baixa temperatura. Essa transpiração anormal, segundo estudo científico[1], pode ser causada por uma estimulação anormal das glândulas sudoríparas e por uma alteração no processamento neurológico em resposta a certos estímulos de maneira desproporcional.

Geralmente, o suor se manifesta de maneira repentina e sem constância nas palmas das mãos, axilas e sola dos pés, muitas vezes, como reação a impactos emocionais como estresse, ansiedade, nervosismo e assim por diante. Porém, suar tanto sem fazer nada pode ser também um sintoma de uma doença subjacente como hipertireoidismo, diabetes, infecções, entre outros.

Por que suo tanto sem fazer nada? - Suar muito por conta de hiperidrose

Suor excessivo por estresse e ansiedade

Se você sua muito sem fazer nada, saiba que situações de estresse e ansiedade são fatores emocionais que normalmente geram uma transpiração atípica, maior que o normal, principalmente se ocorre com frequência, se transformando em uma patologia crônica que pode desencadear outras doenças cardiovasculares graves ou hipertensão. Neste outro artigo mostramos alguns alimentos para baixar a presão arterial.

As pessoas nessa situação apresentam uma sudorese significativa, incomum e incontrolável, além de outros problemas físicos e psicológicos como distúrbios do sono, fadiga, dor de cabeça e irritabilidade.

Suar muito devido a processos infecciosos

Se você sua muito sem fazer nada, destacamos que os processos infecciosos agudos, como a pneumonia, bronquite, tuberculose, endocardite, entre outros, podem ocasionar sudorese em excesso por todo o corpo porque causam uma temperatura corporal elevada.

Normalmente, tratando esses problemas adequadamente, você não vai suar tanto.

Suor excessivo devido ao hipertireoidismo

O hipertireoidismo é um transtorno metabólico da glândula tireoide em que se produz uma grande quantidade de hormônios tireoides, ou seja, funciona mais do que deve. Essa alteração metabólica causa sudorese em excesso, aumento da frequência cardíaca, nervosismo, queda de cabelo, entre outros sintomas.

Durante o processo de crescimento e desenvolvimento das pessoas, essas mudanças hormonais podem aparecer com sintomas bastante perceptíveis no corpo, como uma transpiração intensa espontânea, especificamente na cabeça, axilas e palmas das mãos. Nessas circunstâncias, é importante estar atento a essas mudanças, sendo que é uma doença séria que necessita tratamento médico.

Suar muito por conta de sobrepeso

O sobrepeso é uma doença crônica que se deve abordar com seriedade, já que pode evoluir para patologias mais complicadas como a diabetes e a hipertensão e, também, te fazer suar tanto sem fazer nada.

As pessoas obesas, normalmente, apresentam dificuldade para respirar e problemas para dormir. Também podem apresentar desconforto em seu círculo social, familiar e em seu local de trabalho, porque, geralmente, suam com facilidade sem fazer grandes esforços, salientando o suor no rosto, nas axilas e no abdômen devido ao alto índice de gordura corporal.

Por que suo tanto sem fazer nada? - Suar muito por conta de sobrepeso

Suor excessivo devido ao câncer

Em alguns casos, a sudorese excessiva sem razão aparente pode ser o sintoma de alguma doença subjacente como o câncer. Sabe - se que essa doença é complexa e necessita exames específicos para detectá-la com exatidão. A transpiração excessiva é um sinal importante que os médicos têm em mente no momento do diagnóstico.

Suar muito por conta da menopausa

A menopausa é um processo fisiológico normal que acontece com a mulher na meia idade, entre os 45 e 50 anos. Esse processo está associado a uma diminuição progressiva de estrógenos, que ocasiona mudanças muito significativas no organismo e no psicológico, as quais podem limitar o dia a dia da mulher.

Na chegada da menopausa, a ovulação desaparece e, portanto, a etapa reprodutiva da mulher. Durante esse processo, o organismo sofre alterações hormonais importantes, há diversos sintomas que aparecem como sangramento uterino disfuncional, ressecamento vaginal, ondas de calor, transpiração excessiva, mudanças no estado de humor, entre outros.

A sensação de calor recorrente e a transpiração anormal são sintomas muito comuns nas mulheres que não procuram lugares mais gelados para se refrescar. No geral, é necessária uma avaliação ginecológica para um tratamento adequado específico que ajude a suportar essa situação.

Como suar menos

Hoje em dia existem diversas maneiras de minimizar o excesso de suor nas pessoas que normalmente transpiram com frequência, sob certas circunstâncias. Muitas delas ajudam a eliminar o mau odor e o desconforto que a sudorese excessiva pode causar no dia a dia. A seguir, te apresentamos algumas:

  • Antitranspirantes sob prescrição médica: geralmente, quando a causa do porquê se produz o excesso de suor não está clara, uma forma de combatê-lo é usando antitranspirantes específicos, prescritos pelo médico após uma avalição. Porém, em alguns casos, são eficazes a meio prazo, então é recomendado outras opções de tratamento.
  • Remédios: antidepressivos e alguns medicamentos bloqueadores de nervos podem ajudar a combater a sudorese excessiva, somente e quando um especialista indique esse tipo de tratamento.
  • Tratamentos estéticos: em lugares especializados, atualmente existem tratamentos aplicados diretamente nas axilas, por exemplo, para diminuir a sudorese. No geral, são técnicas simples e menos dolorosas que injeções ou cirurgias.
  • Iontoforese: é uma técnica utilizada para diminuir o suor em certas partes do corpo através de um dispositivo de corrente elétrica. Normalmente indicado depois que os tratamentos com antitranspirantes não foram eficazes.
  • Cirurgia: é uma opção que se aplica a determinados pacientes. Geralmente é a última alternativa que é sugerida para tratar a sudorese excessiva. Consiste em remover as glândulas sudoríparas ou inativar os nervos que controlam o suor. Porém, é inviável ser realizada no rosto ou no pescoço.

Lembre-se que o suor em excesso sem razão aparente pode ser reflexo de algum problema de saúde grave, por isso é fundamental estar sempre alerta diante desses sintomas e consultar um médico para avaliar a situação e determinar o melhor tratamento.

E aí, agora que você já sabe que suar muito sem fazer nada é normal nas situações que apresentamos, não perca este outro artigo sobre sudorese noturna.

Por que suo tanto sem fazer nada? - Como suar menos

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que suo tanto sem fazer nada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Referências
  1. Callejas, M. y col. (2009). Actualización en hiperhidrosis. Disponível em: <https://www.academia.edu/11000409/Actualizaci%C3%B3n_en_hiperhidrosis>. Acesso em 12 de setembro de 2022.
Bibliografia
  • Mayoclinic. (2022). Hiperhidrosis. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/hyperhidrosis/symptoms-causes/syc-20367152>. Acesso em 12 de setembro de 2022.
  • Manual MSD, Sudoración Excesiva. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/es-ve/hogar/trastornos-de-la-piel/trastornos-de-la-sudoraci%C3%B3n/sudoraci%C3%B3n-excesiva>. Acesso em 12 de setembro de 2022.
  • Lara, J. y col. (2016). Hipertiroidismo e Hipotiroidismo Disponível em: <https://www.academia.edu/28712859/hipertiroidismo>. Acesso em 12 de setembro de 2022.
  • Uriza, G, y col (2007) Menopausia. Disponível em: <https://www.academia.edu/3146351/Menopausia>. Acesso em 12 de setembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que suo tanto sem fazer nada?