Bem-estar geral

Por que minhas mãos ficam dormentes à noite?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 3 agosto 2020
Por que minhas mãos ficam dormentes à noite?

Esta é uma pergunta que as pessoas costumam se fazer quando começam a acordar com as mãos dormentes. Em adultos, é possível sofrer esta alteração por diferentes causas, como a postura usada para dormir, ficar com as mãos presas sob seu peso sem perceber ou, inclusive, pode ser o sintoma de alguma doença.

Algumas pessoas podem não notar as mãos dormentes, contudo, em outras, esta condição pode ser acompanhada de mais sintomas que podem ser incómodos. Neste último caso, é preciso consultar um médico. Neste artigo do ONsalus, você terá a resposta à questão "por que minhas mãos ficam dormentes à noite?" e como evitar que isto aconteça.

Também lhe pode interessar: Alimentos para dormir bem à noite

Índice

  1. Por que minhas mãos ficam dormentes à noite?
  2. Condições que causam dormência nas mãos
  3. Sintomas da dormência nas mãos
  4. Como acabar com a dormência nas mãos

Por que minhas mãos ficam dormentes à noite?

Se você está se perguntando por que as mãos ficam dormentes e formigando enquanto está dormindo, precisa saber que as causas desencadeantes desta alteração podem ir desde a falta de vitaminas até doenças. A seguir, você conhecerá as causas mais comuns de ter as mãos dormentes ao acordar:

Falta de vitaminas

A diminuição de vitaminas no corpo, como a B12, B6, B1 e E, pode desencadear o aparecimento de alterações nos nervos, podendo ser sentidas através da sensação de dormência nas mãos ou em outros lugares. Este é um dos principais motivos do por que as mãos ficam dormentes à noite.

Transtornos nos níveis de eletrólitos

Quando os níveis de eletrólitos como o sódio, potássio e cálcio diminuem no corpo, desencadeiam o aparecimento de cãibras e dormência nas mãos, braços e pés.

Retenção de líquidos

Esta situação surge com frequência em algumas etapas da vida da mulher, como por exemplo:

  • Durante a gravidez.
  • Na menopausa.
  • Quando estão com sobrepeso.

Nestes casos, costuma aparecer o formigamento e dormência nas mãos, braços, pernas e pés. É uma das causas mais comuns nas mulheres que explicam as mãos dormentes durante a noite.

Consumo de alguns medicamentos

Certos medicamentos, como os diuréticos, contribuem com a perda de alguns eletrólitos, entre os quais estão o sódio, potássio e cálcio. Isto gera alguns sintomas como:

  • Desidratação.
  • Cãibras nas mãos.
  • Formigamento nas mãos.
  • Adormecimento das mãos e pés.

Além disso, os medicamentos utilizados na quimioterapia e radioterapia também podem justificar as mãos dormentes ao dormir.

Condições que causam dormência nas mãos

Além das causas comuns, existem doenças que podem causar dormência nas mãos. Estas doenças podem vir acompanhadas de outros sintomas, que veremos a seguir, e que explicam por que as mãos ficam dormentes à noite.

Enxaqueca

Esta alteração surge em algumas pessoas como uma forte dor de cabeça. A enxaqueca costuma vir acompanhada de uma sensação de formigamento nas mãos, rosto, braços ou pernas.

Conheça alguns alimentos para evitar a enxaqueca nesse artigo.

Diabetes Mellitus

O descontrole desta doença por longos períodos de tempo causa lesões nos nervos de diferentes partes do corpo, gerando, como consequência, o formigamento e dormência das mãos, braços, pernas e pés. Os formigamentos nas mãos, assim como em outras partes do corpo, são muito comuns.

Hipotireoidismo

É uma alteração da glândula tireoide que consiste na deficiência na produção do hormônio da tireoide. Se esta deficiência não for tratada corretamente, pode causar lesões nos nervos, desencadeando sintomas como:

  • Perda de cabelo.
  • Sensação de frio.
  • Formigamento nas mãos e braços ao dormir.

Acidente vascular cerebral

Um dos primeiros sintomas desta alteração é a sensação de dormência nas mãos e nos braços. Pode vir acompanhada de:

  • Perda da força muscular em uma parte do corpo.
  • Paralisia facial.
  • Transtornos na fala.

Veja mais informações em Sintomas de derrame cerebral.

Esclerose múltipla

A particularidade desta doença é a degradação das fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal, por causa disto surge a sensação de formigamento nas mãos e corpo, assim como:

  • Sensação de ardência nas mãos e outras partes do corpo.
  • Cansaço.
  • Perda de força muscular.

Síndrome do túnel carpiano

A síndrome do túnel carpiano é causada quando o nervo mediano fica preso no punho, gerando uma sensação de dormência nos dedos da mão, além de dor ou fraqueza para realizar alguns movimentos.

Síndrome do canal de Guyon

Trata-se do aprisionamento do nervo ulnar ao passar pelo cotovelo, onde fica o canal que recebe o nome de Guyon. A síndrome do canal de Guyon pode causar:

  • Aparecimento de dor no cotovelo indo até a mão.
  • Dificuldade para flexionar os dedos.
  • Mãos dormentes ao acordar.

Cisto sinovial

O cisto sinovial pode aparecer na mão na forma de um nódulo cheio de líquido, o qual gera a compressão de um nervo, causando assim a dormência das mão ao dormir, acompanhada de perda da força muscular.

Hérnia de disco

Quando surge uma lesão ou desgaste dos discos intervertebrais na coluna cervical, é possível sentir dormências nos membros superiores, especialmente nas mãos ao dormir. A dor na coluna cervical pode estar relacionada com as mãos dormentes. Saiba mais sobre os sintomas e tratamentos da hérnia de disco nesse artigo.

Transtornos circulatórios

As doenças nas veias e artérias ocorrem frequentemente nos membros inferiores, contudo, podem estar presentes nas mão e braços, causando dormência nas mãos na hora de dormir. A sensação de formigamento nas mãos também é conhecida como parestesia.

Por que minhas mãos ficam dormentes à noite? - Condições que causam dormência nas mãos

Sintomas da dormência nas mãos

Estes são os sintomas que podem vir acompanhados das mãos dormentes ao acordar e durante a noite:

  • Sensação de calor.
  • Formigamento nas mãos.
  • Dormência das mãos.
  • Formigamento nas pontas dos dedos.
  • Sensação de fisgadas.
  • Ardência nas mãos.
  • Dor e sensação de mãos dormentes.

Como acabar com a dormência nas mãos

Agora que você sabe por que as mãos ficam dormentes ao dormir, deve estar se perguntando como acabar com a dormência enquanto dorme. Geralmente, a dormência e formigamento nas mãos ao dormir diminuem com a prática diária de exercícios, uma vez que, desta forma, é possível diminuir as pressões existentes nas mãos devido a alterações anteriores.

Este é um passo a passo de um exercício para acabar com a dormência nas mãos:

  • Pegue uma bolinha de borracha com sua mão e pressione ela com seus dedos.
  • Abra e feche seus mãos mexendo os dedos em diferentes direções.
  • Repita este procedimento uma vez ao dia ou sempre que quiser.

Se, com a prática de exercícios, suas mãos continuarem dormentes durante a noite ou se você está com outros sintomas, é recomendável consultar seu médico de confiança. Ele te orientará de acordo com os sintomas que acompanham suas mãos dormentes, fará o diagnóstico e indicará o tratamento a ser seguido de acordo com o seu caso.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que minhas mãos ficam dormentes à noite?, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Bibliografia
  • Portillo, R., Salazar, M., & Huertas, M. A. (2004, December). Síndrome del túnel del carpo: Correlación clínica y neurofisiológica. In Anales de la Facultad de Medicina (Vol. 65, No. 4, pp. 247-254). UNMSM. Facultad de Medicina.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que minhas mãos ficam dormentes à noite?