Partilhar

Formigamento nas pontas dos dedos: causas

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 13 agosto 2019
Formigamento nas pontas dos dedos: causas

Já aconteceu você sentir as pontas dos dedos dormentes? Se a resposta é sim e você não sabe porquê, continue lendo este artigo. A sensação de dormência ou formigamento é conhecida como parestesia e pode ocorrer em qualquer parte do corpo, sendo comum surgir nas mãos, dedos das mãos, pés, pernas e braços.

Os membros superiores e inferiores são as partes corporais que possuem mais terminações nervosas, já que são encarregados de realizar movimentos finos e delicados. Qualquer alteração nestes nervos pode levar à presença de formigamento ou adormecimento nas mãos, dedos, pernas ou pés, mas quais são as causas? Neste artigo do ONsalus explicamos tudo sobre sobre a sensação de formigamento nas pontas dos dedos: causas e soluções.

Também lhe pode interessar: Dedo polegar mexendo sozinho: causas

Formigamento nas pontas dos dedos: causas comuns

É provável que algumas vezes você tenha sentido as pontas dos dedos dormentes e não saiba por que ocorre este sintoma, mas não se preocupe, aqui te descreveremos todas as causas. Em geral, está relacionado com a pressão exercida sobre os nervos, as possíveis dificuldades que possam existir em relação à circulação sanguínea, os processos inflamatórios e, em casos graves, a presença de doenças como a diabetes mellitus.

1. Pressão sobre os nervos

Esta é uma das causas comuns das pontas dos dedos dormentes, pois os nervos encarregues de enervar os braços provêm da medula que passa através da coluna vertebral e chega até as partes mais distantes das mãos, ou seja, as pontas dos dedos. Em qualquer ponto deste trajeto, os nervos podem ser afetados por pressões exercidas, seja por tumores, vasos sanguíneos dilatados, processos infecciosos ou compressão nervosa por uma hérnia de disco. Esta pressão que é exercida sobre os nervos se manifesta com o típico formigamento ou adormecimento nas mãos ou pontas dos dedos.

2. Acidente vascular cerebral

Esta é outra possível causa associada ao adormecimento das pontas dos dedos e, nesta condição, o sintoma característico é a sensação de formigamento na mão,começando desde as pontas dos dedos até se estender aos braços. Além deste, outros sintomas frequentes são a paralisia facial, dificuldade para falar e diminuição da força muscular em um dos lados do corpo.

No seguinte artigo explicamos com mais detalhes quais são todos os sintomas de um acidente vascular cerebral.

3. Síndrome do túnel do carpo

Esta é uma condição bastante frequente que se manifesta com essa sensação de formigamento ou adormecimento tanto nas mãos quanto nas pontas dos dedos. Isto ocorre, principalmente quando há a compressão sobre um nervo chamado nervo mediano, o qual fica preso em uma passagem estreita que existe entre os ossos e ligamentos que compõem o pulso, especificamente pelo túnel do carpo.

4. Cisto sinovial

Esta condição pode aparecer em qualquer parte da mão, tanto no punho quanto nos dedos. Trata-se e um nódulo que contém líquido articular e que comprime os nervos e causa a sensação típica de dormência, tanto nas mãos quanto nas pontas dos dedos e, finalmente, a perda de força.

5. Falta de vitaminas

A dormência nas pontas dos dedos também pode estar relacionada com a falta de vitaminas, especialmente as B12, B6, B1 e vitamina E. Como consequência, pode haver uma alteração nervosa após a presença do formigamento em diversas partes do corpo, como nas mãos, pernas, pés e pontas dos dedos, sendo também associada a outros sintomas como mudanças na sensibilidade, irritabilidade e cansaço.

6. Problemas circulatórios

Apesar dos problemas circulatórios causarem mais frequentemente o adormecimento nas pernas, estes também podem causar este sintoma nos braços, mãos e pontas dos dedos, gerando esta a sensação de formigamento e dor.

7. Diabetes mellitus

Quando a diabetes não é controlada de forma adequada e os níveis de açúcar aumentam excessivamente, pode haver pequenas lesões nervosas em diversas partes do corpo como, por exemplo, nas pernas, pés e mãos, causando os sintomas próprios da parestesia/adormecimento. Esta é considerada uma complicação frequente da diabetes e é conhecida como neuropatia diabética, na verdade, afeta quase 50% dos pacientes diabéticos.

8. Ansiedade

Outra causa de pontas dos dedos formigando e das mãos é a ansiedade ou o estresse. Além de afetar esta região, pode se estender até os braços e língua e ser acompanhado de outros sintomas como palpitações, suores frios e dor no peito.

Outras possíveis causas

    • A enxaqueca, quando é precedida por sintomas conhecidos como auras, também causa a sensação de formigamento nos braços, mãos e dedos.
    • O hipotireoidismo, quando não é tratado adequadamente, pode gerar lesões nervosas, causando formigamento ou adormecimento em várias partes do corpo, incluindo as mãos e os dedos.
    • A esclerose múltipla também é outra das possíveis causas. Esta doença autoimune afeta todo o sistema nervoso central interrompendo a passagem dos impulsos nervosos, diminuindo a sensibilidade e trazendo consigo a sensação de formigamento ou dormência.
    Formigamento nas pontas dos dedos: causas - Formigamento nas pontas dos dedos: causas comuns

    Pontas dos dedos dormentes: o que fazer

    Em primeiro lugar, não se preocupe, a dormência nas pontas dos dedos é uma reação a alguma situação que está acontecendo no seu organismo. Se você sente formigamento nas pontas dos dedos de forma recorrente, consulte o seu médico para que ele faça uma avaliação e possa te indicar a causa de tal sintoma e o tratamento a seguir:

    • Caso se trate de pressão nervosa, o traumatologista será o médico encarregado de realizar o tratamento adequado. É provável que ele indique fisioterapia ou cirurgia, dependendo da lesão nervosa.
    • Se apresenta dificuldade para falar, limitação na metade do seu corpo e sensação de formigamento nos dedos e mão, vá urgentemente ao hospital para descartar a chance de se tratar de um acidente vascular cerebral.
    • Caso sofra da síndrome do túnel do carpo, dependendo da compressão do nervo, podem ser indicados exercícios para melhorar este sintoma. Contudo, a cura total será através de cirurgia para descomprimir o nervo mediano.
    • Se apresenta um cisto sinovial, é necessário aplicar compressas frias diretamente sobre o nódulo para melhorar a inflamação e os sintomas que esta condição traz consigo. O traumatologista indicará se é necessário aspirar o líquido ou simplesmente utilizar terapia farmacológica para melhorar esta condição.
    • Caso você tenha uma falta de vitaminas, melhore a alimentação tornando-a mais rica, bem como tomando suplementos vitamínicos.
    • Se sofre de diabetes mellitus, é imprescindível cumprir o tratamento médico para evitar todas as complicações que esta condição traz consigo. É necessário usar hipoglicemiantes ou fazer o tratamento com insulina, dependendo do tipo de diabetes a ser tratada, assim como mudar sua alimentação diária.
    • Caso sofra de enxaqueca, é provável que o neurologista te indique alguns analgésicos e anti-inflamatórios que permitam aliviar a dor. É possível que seja necessário eliminar alguns alimentos da dieta.

    Dormência nas pontas dos dedos: exercícios

    Existem alguns exercícios que podem ajudar a aliviar a sensação de formigamento nas pontas dos dedos e nas mãos em geral:

    • Alongue os nervos: isto é feito de pé flexionando o cotovelo e a palma da mão para cima, simulando o movimento de colocação de óculos ao contrário. Se o exercício estiver correto, é provável que sinta uma sensação de alongamento profundo ou estiramento na mão.
    • Estimule os dedos: isto é feito com um anel táctil passando-o repetidamente por cada um dos dedos das mãos ao menos 8 vezes em cada um deles para melhorar a sensibilidade. Recomenda-se fazer isto em ambas as mãos ao menos uma vez ao dia.
    • Estimular a circulação: é importante apertar o punho durante aproximadamente 5 segundos e então soltá-lo, alongando completamente os dedos pelo mesmo tempo. Recomenda-se fazer isso 5 vezes em ambas as mãos.

    Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Formigamento nas pontas dos dedos: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

    Escrever comentário sobre Formigamento nas pontas dos dedos: causas

    O que lhe pareceu o artigo?

    Formigamento nas pontas dos dedos: causas
    1 de 2
    Formigamento nas pontas dos dedos: causas

    Voltar ao topo da página