Doenças do sistema nervoso periférico

Por que sinto calor nos pés ao dormir?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 23 fevereiro 2022
Por que sinto calor nos pés ao dormir?

Os pés ficam expostos a diferentes alterações, uma delas é a sensação de queimação ao dormir, o que é muito comum e ocorre frequentemente de noite. Esta sensação pode variar de leve a severa, dependendo da causa que a esteja provocando.

Existe a síndrome de Grierson-Gopalan, a qual se caracteriza por gerar uma sensação de calor, formigamento e pontadas nas extremidades inferiores, sendo mais intensa durante a noite, mais especificamente ao dormir.

Em alguns casos, os pés quentes ao dormir podem vir acompanhados de alguns sintomas como formigamento, dormência, vermelhidão e inchaço. O uso de alguns calçados, a alimentação, certas doenças e até mesmo o tratamento de algumas delas podem ser a causa de você sentir calor nos pés ao dormir.

Nas próximas linhas deste artigo do ONsalus, te explicamos por que você pode sentir calor nos pés ao dormir e o que fazer em cada caso.

Também lhe pode interessar: Pernas dormentes: causas e soluções

Índice

  1. Falta de nutrientes
  2. Gravidez
  3. Neuropatía diabética
  4. Infecção por fungos
  5. Menopausa
  6. Exposição a metais pesados
  7. Hipotireoidismo
  8. Doença renal crônica
  9. Excesso de álcool
  10. Síndrome de Guillan-Barré
  11. Eritromelalgia
  12. Vasculite
  13. HIV
  14. Quimioterapia
Ver mais >>

Falta de nutrientes

Para que os nervos funcionem bem eles precisam de alguns nutrientes como o ácido fólico, vitamina B6 e vitamina B12. Se o corpo é incapaz de absorvê-los, aumenta-se o risco de danificar os mesmos.

A falta de nutrientes pode contribuir para que ocorra a neuropatia. A desnutrição e as deficiências nutricionais por transtornos alimentares podem provocar o calor nos pés ao dormir.

Tratamento

A falta de nutrientes será tratada pelo médico, o qual indicará a ingestão adicional de vitamina B12 ou do nutriente que esteja em falta no organismo, por via oral ou por injeções para cobrir os níveis baixos do mesmo.

Gravidez

As mulheres grávidas podem apresentar pés quentes ao dormir devido às alterações hormonais que o aumento da temperatura corporal provoca. O ganho de peso, assim como o aumento do líquido corporal, também tendem a causar esta alteração.

Tratamento

Os pés quentes ao dormir durante a gravidez desaparecerão assim que o bebê nascer e tanto os níveis hormonais quanto o peso corporal voltem ao que eram antes da gravidez.

Por que sinto calor nos pés ao dormir? - Gravidez

Neuropatía diabética

A neuropatia diabética é a causa mais comum do calor nos pés ao dormir. Esta alteração é causada por um dano nos nervos resultado de uma complicação da diabetes tipo 1 ou tipo 2. Além da sensação de calor, há ardência, dor, sensação de formigamento e dormência nos braços, mãos, pernas ou pés ao dormir.

Tratamento

Se o calor nos pés ao dormir que você possui for por causa de uma neuropatia diabética, a primeira coisa que deve fazer é consultar seu médico. Ele dirá que você precisa controlar seus níveis de açúcar no sangue para prevenir o dano nos nervos. Para isso, é necessário seguir uma dieta baixa em carboidratos, rica em fibras, vegetais e proteínas. Além disso, ele irá te sugerir um tratamento farmacológico com hipoglicemiantes orais ou insulina nos casos mais avançados para controlar os níveis de glicemia no sangue.

Infecção por fungos

As infecções por fungos são muito frequentes. Uma das mais conhecidas é o pé de atleta, que afeta os pés gerando dor, ardência e calor nos dedos, especialmente, onde está a lesão.

Tratamento

Esta condição será tratada por um médico através de medicamentos antimicóticos, de acordo com as lesões que o paciente apresentar e o agente causador da micose.

Por que sinto calor nos pés ao dormir? - Infecção por fungos

Menopausa

A menopausa é uma fase da vida pela qual todas as mulheres a partir dos 50 anos passam. Esta etapa se caracteriza por mudanças hormonais que provocam um aumento da temperatura corporal, assim como os pés quentes ao dormir.

Tratamento

Para aliviar a queimação nos pés ao dormir por causa da menopausa, você deve consultar um(a) ginecologista. Ele/ela te indicará um tratamento farmacológico a base de uma terapia hormonal com estrógenos, a qual é a mais eficaz para aliviar os sintomas da menopausa, entre eles, a ardência nos pés durante a noite.

Exposição a metais pesados

A exposição a metais pesados como o arsênio, chumbo ou mercúrio pode causar uma sensação de ardência e calor tanto nas mãos quanto nos pés. Se os níveis destas substâncias ficarem acumulados no corpo podem alcançar níveis tóxicos que começam a interferir no funcionamento nervoso, o que causa a sensação de formigamento, parestesia, ardência e o já mencionado calor nas mãos, pernas ou pés.

Tratamento

A primeira coisa que o médico fará uma vez concluído o diagnóstico é eliminar a fonte de contaminação, como por exemplo, o chumbo. É importante eliminá-lo do seu ambiente para que possa diminuir as chances de continuar te causando problemas.

Evitar a exposição aos metais pesados, em muitos casos, é eficiente para reduzir os níveis no sangue. Desta forma, os sintomas desta alteração serão reduzidos.

A terapia de quelação é um tratamento que consiste na aplicação de um medicamento por via oral que se une aos metais pesados, como o chumbo, para que este possa ser excretada pela urina. Quando o chumbo ou qualquer metal pesado está fora do organismo, os sintomas desaparecerão.

Hipotireoidismo

Os níveis baixos de hormônio da tireoide podem provocar formigamento, dormência, dor e calor nos pés, pernas, braços e mãos. É possível que a longo prazo esta condição gere retenção de líquido que leve ao aprisionamento dos nervos, causando assim, calor nos pés ao dormir.

Tratamento

Para o tratamento, o médico indicará hormônio da tireoide sintético T4 para que seja consumido diariamente a fim de reverter os sintomas do hipotireoidismo, entre eles o calor nos pés ao dormir. Além disso, ele recomendará realizar um acompanhamento sanguíneo para verificar os níveis do hormônio da tireoide.

Você pode obter mais informações no artigo Hipotireoidismo: sintomas, causas e tratamento.

Por que sinto calor nos pés ao dormir? - Hipotireoidismo

Doença renal crônica

A uremia, como também é conhecida a doença renal crônica, é o resultado de danos nos rins, fazendo com que não seja possível eliminar as toxinas do corpo através da urina. Isto, com o tempo, pode causar o acúmulo de toxinas causando uma neuropatia, através da qual se começa a ter sensação de formigamento, ardência e calor nas extremidades, especialmente, calor nos pés ao dormir.

Tratamento

O tratamento da doença renal é voltado a aliviar os sintomas e evitar que a doença piore. Desta forma, é possível diminuir as complicações. O tratamento será indicado de acordo com a causa que provoque a doença renal:

  • Diálise: através deste procedimento serão eliminados os resíduos e o excesso de líquido do corpo. Quando os rins já não podem fazer isso, este é feito por meio de dois procedimentos:
  1. Hemodiálise: este procedimento é realizado através de uma máquina, a qual se encarrega por eliminar os resíduos e os líquidos adicionais do sangue.
  2. Diálise peritoneal: através de um tubo fino chamado de cateter, o qual é inserido no abdômen, é introduzida uma solução que absorve os resíduos e os líquidos. Depois de um tempo, a solução é drenada do corpo.

Com estes tratamentos o organismo é limpado das toxinas, melhorando assim os sintomas que acompanham a doença renal crônica.

Excesso de álcool

O consumo excessivo de álcool é outra causa comum dos pés quentes ao dormir. Pode causar muitos problemas de saúde, entre eles, danos nos nervos conectados aos pés. Também pode reduzir a quantidade de nutrientes que o corpo precisa para manter seus nervos saudáveis. Ambos problemas podem gerar formigamento ou ardência nos pés por meses ou até mesmo anos, o que é conhecido como neuropatia alcoólica.

Tratamento

O médico te recomendará deixar de consumir álcool, o que fará com que diminua o calor que sente nos pés ao dormir. Contudo, pessoas que consomem álcool por um longo período de tempo podem vir a sofrer danos irreversíveis nos nervos.

Este dano nos nervos ocorre porque o álcool interfere na capacidade do corpo de absorver e utilizar alguns nutrientes que são vitais para a função nervosa.

Síndrome de Guillan-Barré

Esta síndrome ocorre quando o sistema imunológico ataca o sistema nervoso periférico. Os sintomas incluem diversos graus de dormência, calor, formigamento, assim como fraqueza nas pernas ou pés. Também pode afetar o tronco e os braços.

Este transtorno é pouco comum, contudo, tanto homens quanto mulheres são igualmente propensos a sofrer esta alteração.

Tratamento

O tratamento para se recuperar desta doença é feito por dois procedimentos:

  1. Plasmaférese: através desta técnica, o plasma do sangue é extraído e separado das células sanguíneas. Depois, é colocado de novo no corpo, liberando anticorpos até o plasma. Estes últimos contribuem com o ataque do sistema imunológico ou aos nervos periféricos.
  2. Terapia com imunoglobulinas: estas imunoglobulinas que contêm anticorpos saudáveis do doador de sangue são administradas por via endovenosa.

Além destes dois procedimentos, é necessário um tratamento farmacológico e exercícios físicos para restaurar as funções afetadas, assim como diminuir os sintomas que geram calor nos pés ao dormir.

Eritromelalgia

A eritromelalgia é uma condição pouco comum que afeta principalmente os pés. Caracteriza-se pela dor intensa, vermelhidão e sensação de calor nas mãos e nos pés. Os sintomas podem ocorrer de forma contínua ou periódica e podem surgir ao dormir.

Tratamento

O mais importante ao tratar esta condição é evitar a exposição ao calor, ficar em repouso e elevar as pernas. Você também pode colocar compressas frias nas pernas ou submergi-las em água fria para aliviar a dor.

Vasculite

Esta doença se caracteriza pela inflamação dos vasos sanguíneos. Pode causar dor, calor e formigamento nos pés devido ao fato de que o sangue não pode fluir livremente para as extremidades, gerando o calor nos pés ao dormir.

Tratamento

O tratamento dependerá do que estiver provocando esta alteração. O médico indicará um tratamento farmacológico a base de esteroides para combater a inflamação.

Em muitos casos, quando estiverem envolvidos órgãos cruciais, como pulmões, cérebro ou os rins, o tratamento será mais longo. A vasculite pode desaparecer sozinha se for causada por uma reação alérgica.

Os sintomas irão melhorando aos poucos até desaparecerem.

Por que sinto calor nos pés ao dormir? - Vasculite

HIV

O HIV pode danificar os nervos, mas os medicamentos que são usados para controlá-lo também podem fazer isso.

Durante a fase avançada desta doença, um dos sintomas que surge é a neuropatia periférica. Possivelmente, a pessoa afetada sentirá rigidez, formigamento, dormência, ardência nos dedos e na sola dos pés, além de calor nos mesmos.

Aproximadamente 1/3 das pessoas que sofrem de HIV apresentam dano nos nervos. Alguns medicamentos contra a SIDA, inclusive os inibidores da transcriptase reversa ou análogos de nucleosídeos (NRTI) também causam neuropatia.

Tratamento

Assim que começar o tratamento antirretroviral, você notará uma melhora nos sintomas que esta doença provoca.

Por que sinto calor nos pés ao dormir? - HIV

Quimioterapia

A quimioterapia é o tratamento utilizado para tratar o câncer, sendo encarregada por destruir as células cancerígenas que estão no corpo e que crescem rapidamente, no entanto, também podem danificar os nervos, o que gera sintomas associados à ardência, calor ou formigamento nas mãos e pés.

Tratamento

Para aliviar este sintomas devido ao tratamento com quimioterapia, é preciso esperar que este efeito passe. Uma vez que isto ocorra, você não sentirá mais calor nos pés ao dormir.

Neste outro artigo falamos sobre a sensação de calor nas pernas, suas causas e tratamentos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sinto calor nos pés ao dormir?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Bibliografia
  • Gagliardi, A. R. (2020). Neuropatia diabética periférica. Jornal vascular brasileiro, 2(1), 67-74.
  • Ibarra, C. T., Rocha, J. D. J., Hernández, R., Nieves, R. E., & Leyva, R. (2012). Prevalencia de neuropatía periférica en diabéticos tipo 2 en el primer nivel de atención. Revista médica de Chile, 140(9), 1126-1131.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Por que sinto calor nos pés ao dormir?