Partilhar

Hipotireoidismo: sintomas, tratamento e causas

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 6 novembro 2017
Hipotireoidismo: sintomas, tratamento e causas

A tireoide é uma glândula que segrega hormônios que atuam no processo de crescimento e do metabolismo das pessoas, além de produzir proteínas e regular a receptividade de outros hormônios no seu corpo. Está localizada na traqueia e, quando as suas funções são alteradas, encontramos a condição chamada de hipotireoidismo. Esta condição é mais comum em mulheres com mais de 50 anos e em fase de pós-parto, pessoas que tenham feito cirurgia nesta glândula anteriormente e bebês com mães hipo-tireoidianas. No ONsalus explicamos os sintomas, causas e tratamento do hipotireoidismo.

Hipotireoidismo: sintomas

Determinar os sintomas do hipotireoidismo depende de duas fases. Existem sintomas iniciais tais como:

  • Constipação;
  • Cansaço;
  • Dor nos músculos e articulações;
  • Aumento de peso;
  • Depressão;
  • Menstruações abundantes;
  • Cabelo e unhas quebradiças;
  • Pele seca;
  • Intolerância ao frio. Neste caso, a diminuição dos níveis de hormônios tireoidianos faz com que a temperatura corporal desça. Por esse motivo, as pessoas que sofrem de hipotireoidismo podem ser mais friorentas, além de ter a pele fria.

Se você padece destes sintomas e ainda não consultou o médico para realizar um diagnóstico correto ou deixou o tratamento, você vai entrar numa segunda fase onde os sinais clínicos piorarão, se manifestando através de:

  • Rouquidão;
  • Inchaço nas mãos, pés e rosto;
  • Diminuição do paladar e do olfato.

Seja qual for a fase, o médico fará um exame físico para ver se o tamanho da tireoide aumentou ou diminui. Ele também verificará os níveis de colesterol e dos hormônios tireoidianos TSH e T4, prolactina e sódio.

Hipotireoidismo: sintomas, tratamento e causas - Hipotireoidismo: sintomas

Hipotireoidismo: Causas

A principal causa do hipotireoidismo é a tireoidite, uma condição em que o seu corpo não reconhece a tireoide como parte dele e, por esse motivo, ela começa sendo destruída pelos anti-corpos. Também podem existir casos de tireoidite depois do parto que, na maioria das vezes, é assintomática. Outras causas do hipotireoidismo incluem as anomalias congênitas, tumores ou cirurgias na hipófise, o uso do iodo radioativo como tratamento da tireoide hiperativa e ter estado submetido a terapias de radiação para câncer.

Hipotireoidismo: sintomas, tratamento e causas - Hipotireoidismo: Causas

Hipotireoidismo: tratamento

A finalidade do tratamento no caso do hipotireoidismo é restituir o hormônio tireoidiano. A levotiroxina é o medicamento receitado para tratar esta condição e é administrado em doses baixas. Normalmente, o tratamento com este fármaco é para toda a vida. Quando você iniciar a medicação, é aconselhável tomar o fármaco em jejum. Se você tem uma dieta rica em soja e fibra, isso afetará a absorção do fármaco, evite também ingeri-lo junto com suplementos como o ferro ou o cálcio.

Consulte também o seu médico se você mudar de marca e garanta que você não abandona o tratamento. Este medicamento pode ter alguns efeitos secundários, por isso esteja atento se você manifestar suores, palpitações, tremores ou perda rápida de peso.

Hipotireoidismo: sintomas, tratamento e causas - Hipotireoidismo: tratamento

Quando ir ao médico?

Se você experienciar sintomas de hipotireoidismo, consulte um médico para que ele possa diagnosticar o problema corretamente. Por outro lado, se você já se encontra em tratamento para esta doença, não sente melhoras e tem dores torácicas, batidas cardíacas aceleradas ou infecção, não hesite em visitar um centro médico.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Hipotireoidismo: sintomas, tratamento e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema endocrino.

Conselhos
  • Atualmente, diagnosticar o hipotireoidismo é tão simples quanto ir ao médico de família e solicitar uma analítica onde apareçam os níveis de TSH.

Escrever comentário sobre Hipotireoidismo: sintomas, tratamento e causas

O que lhe pareceu o artigo?

Hipotireoidismo: sintomas, tratamento e causas
1 de 4
Hipotireoidismo: sintomas, tratamento e causas

Voltar ao topo da página