menu
Partilhar

Como aliviar o cansaço do hipotireoidismo

 
Por Magce Bonilla, Química. 2 maio 2022
Como aliviar o cansaço do hipotireoidismo

Em situações específicas, podemos sentir cansaço devido a uma atividade física, a uma rotina de trabalho extenuante, a realização de diversas atividades entre outras. Contudo, quando este sintoma surge de forma frequente, sem fazer muito esforço, existe a chance de estar sofrendo alguma alteração na tireoide, em especial, na diminuição deste hormônio, problema conhecido como hipotireoidismo.

Normalmente, esta situação clínica surge mais frequentemente nas mulheres e vem acompanhada quase sempre de outros mal-estares, como intolerância ao frio, transtornos menstruais, ressecamento da pele, anemia e problemas de memória. Avaliações médicas indicam que, em geral, os sintomas podem se manifestar de forma distinta em cada paciente, por isso é importantíssimo consultar um médico(a) a fim de receber um diagnóstico preciso através de exames específicos.

Se você está preocupado(a) porque está apresentando este sintoma com frequência e deseja saber mais detalhes a respeito, no ONsalus te explicamos como aliviar o cansaço do hipotireoidismo e o que tomar para combatê-lo. Continue lendo!

O hipotireoidismo é uma doença?

O hipotireoidismo é uma das doenças endócrinas mais comuns. Uma pesquisa científica[1] refere-se ao hipotireoidismo como a alteração funcional da glândula tireoide. Neste caso, esta glândula não gera quantidade suficiente de hormônio, ou seja, nas células há um menor impacto dos hormônios tireoide.

A glândula tireoide está localizada a frente do pescoço, possui forma de borboleta e apesar de poder ser sentida como sendo pequena, tem uma função importantíssima em nosso organismo, pois controla a forma de utilizar a energia, o crescimento e o metabolismo do corpo.

O transtorno da tireoide concentra-se especificamente no deterioramento da glândula ou na perda de hormônio estimulante da tireoide. Ambas situações podem ser vistas com exames específicos. No caso da alteração da glândula tireoide, também conhecida como hipotireoidismo primário, ocorre mais frequentemente na população adulta, se deteriorando de forma progressiva. São diversas as causas, entre elas, problemas de autoimunização, doença de Graves-Basedow, tumor na região do pescoço e algumas doenças infecciosas.

Quando se trata de uma deficiência de estímulo da TSH, conhecida como hipotireoidismo secundário, a glândula tireoide começa a piorar parcialmente, contudo, é possível compensar esta falha aumentando o estímulo deste hormônio. Seu tratamento e controle são realizados sem maiores dificuldades.

É importante considerar o seguinte:

  • O hipotireoidismo apresenta uma grande variedade de sinais e sintomas que devem ser atendidos o quanto antes, a fim de que não passem despercebidos quaisquer detalhes importantes que possam repercutir no diagnóstico.
  • Avaliar os hormônios da tireoide diante de qualquer sinal é crucial, já que eles regulam grande parte das funções fisiológicas do corpo humano.
  • O tratamento para esta condição depende de uma avaliação médica exaustiva. Um especialista no assunto é a pessoa indicada para definir o tratamento farmacológico.
  • Esta doença, se controlada adequadamente, não causa complicações na rotina da pessoa.
Como aliviar o cansaço do hipotireoidismo - O hipotireoidismo é uma doença?

Como é o cansaço do hipotireoidismo

O cansaço é um dos sintomas característicos do hipotireoidismo e se deve ao fato de que o hormônio da tireoide participa na dinâmica da energia do corpo humano, ou seja, está envolvido na atividade física da pessoa.

O déficit do hormônio da tireoide provoca uma instabilidade metabólica de cuidado e manifesta sinais importantes que ativam os alertas no organismo para indicar que algo não está funcionando bem.

Um dos sintomas de maior destaque dentro desta situação é o cansaço frequente. Normalmente, as pessoas que sofrem de hipotireoidismo têm dificuldade para dormir e fadiga constante para realizar suas atividades com normalidade. Diferentes estudos indicam que a deficiência na secreção hormonal da tireoide causa cansaço e sono exagerado de forma que, embora o paciente durma mais de 9 horas, pode continuar se sentindo esgotado.

Neste sentido, os valores baixos do hormônio tireoide impactam significativamente na disposição para realizar diversas atividades e limitam consideravelmente a rotina diária.

Neste outro artigo explicamos o que são, causas e tratamento dos nódulos na tireoide.

O que tomar para o cansaço do hipotireoidismo

O tratamento dos problemas da tireoide, especialmente o hipotireoidismo, dependerá da condição específica de cada paciente, considerando sua saúde, gênero e o histórico de doenças que possa ter.

A maioria dos casos clínicos são tratados, principalmente, através do uso de medicamentos específicos, como a Levotiroxina, que em doses específicas indicadas pelo especialista ajudam a nivelar os valores do hormônio da tireoide e, por fim, a minimizar os sintomas presentes, como o cansaço.

Contudo, a alimentação é crucial para contrabalancear este desconforto. Por isso, manter uma ingestão adequada de alimentos ricos em minerais e pobres em amido ajuda a atenuar estes mal-estares. O consumo de selênio através de peixes, nozes e peru ativam o hormônio da tireoide, favorecendo um melhor equilíbrio metabólico.

Da mesma forma, a vitamina B12 também ajuda a nivelar ou manter os valores apropriados do hormônio da tireoide e muitos processos bioquímicos do organismo. Esta vitamina é encontrada nos ovos, leite, queijo, goiaba e laranja.

Além disso, inserir probióticos na alimentação diária é fundamental, já que sua natureza de microrganismos vivos ajuda a manter as bactérias boas do corpo. Sua essência de fibra fortalece a microbiota humana e, consequentemente, melhora o metabolismo da tireoide.

Agora que você já sabe como aliviar o consaço provocado pelo hipotireoidismo, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre o que fazer se tiver a sensação de algo preso na garganta.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar o cansaço do hipotireoidismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema endocrino.

Referências
  1. Rocca, J. (2014). (Manual Diagnostico y Tratamiento del Hipotiroidismo. [Documento en Línea]. Disponível: <https://www.academia.edu/17473322/MANUAL_DIAGNOSTICO_Y_TRATAMIENTO_DEL_HIPOTIROIDISMO>. Acesso em 25 de abril de 2022.
Bibliografia
  • Piera, M. (2003). Hipo e Hipertiroidismo [Documento en Línea]. Disponível: <https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-hipo-e-hipertiroidismo-13044506>. Acesso em 25 de abril de 2022.
  • Medlineplus. Biblioteca Nacional de Medicina. (2022). [Documento en Línea]. Disponível: <https://medlineplus.gov/spanish/hypothyroidism.html>. Acesso em 25 de abril de 2022.
  • Campos, L. (2010). ¿Hipotiroidismo Que es Hipotiroidismo? [Documento en Línea]. Disponível: <https://www.academia.edu/7634687/Hipotiroidismo_Qu%C3%A9_es_hipotiroidismo>. Acesso em 25 de abril de 2022.
  • Vásquez, B. (2013). Hipotiroidismo personas de 15 anos y más. [Documento en Línea]. Disponível: <https://www.academia.edu/40059995/Hipotiroidismo_personas_de_15_a%C3%B1os_y_m%C3%A1s>. Acesso em 25 de abril de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como aliviar o cansaço do hipotireoidismo
1 de 2
Como aliviar o cansaço do hipotireoidismo

Voltar ao topo da página