menu
Partilhar

O que significa a urina com cheiro doce

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 25 junho 2021
O que significa a urina com cheiro doce

Frequentemente, as pessoas vão ao banheiro e não prestam atenção ao aspecto, cor ou cheiro da sua urina. Embora talvez você não acredite nisso, a urina pode dar várias pistas do que acontece no interior do seu corpo. Através do seu aspecto, cor e inclusive seu cheiro, é possível diagnosticar certas doenças ou alterações.

Ainda neste sentido, a cor da urina pode dizer se você está hidratado ou desidratado. Leve em conta que, quando a urina apresenta um cheiro doce, pode indicar a presença de uma condição metabólica conhecida como diabetes.

É importante dizer que a ingestão de diferentes alimentos ou medicamentos pode modificar tanto a cor quanto o odor da urina. Você pode usar isto a seu favor para se orientar a respeito do que está acontecendo em seu organismo em um determinado momento.

A seguir, neste artigo do ONsalus, você encontrará todas as informações sobre o que significa a urina com cheiro doce.

Também lhe pode interessar: Por que estou sempre com sede?

Qual é o cheiro da urina?

Normalmente a urina tem um odor muito suave. Caso não esteja assim, pode estar indicando que você está diante de alguma alteração no organismo, como é o caso da urina com cheiro doce.

Alguns alimentos podem mudar o odor da urina ao serem consumidos, entre eles estão os aspargos, os quais contêm um composto de enxofre com mau cheiro que pode vir a alterar o cheiro da urina.

Da mesma forma, alguns suplementos vitamínicos, como a vitamina B6, podem alterar o cheiro da urina. Se você está desidratado e a substância em questão está muito concentrada, a urina pode apresentar um forte odor de amônia.

Neste outro artigo falamos sobre urina com cheiro de peixe: causas e tratamento.

Causas da urina com cheiro doce

O cheiro doce da urina surge quando o corpo está eliminando substâncias químicas através dela, como:

  • Bactérias
  • Glicose
  • Aminoácidos

Por sua vez, a urina com cheiro doce indica a presença de uma condição médica, entre elas:

Infecções do trato urinário

As infecções são comuns no sistema urinário e são produzidas porque bactérias viajam a partir da uretra até o trato urinário, o que pode originar o aparecimento de uma infecção.

Um dos primeiros sintomas que aparecem é o odor doce ou forte da urina, pois é ali que estão concentradas as bactérias.

Hiperglicemia e diabetes

A hiperglicemia surge quando os níveis de açúcar no sangue estão elevados, isto é frequentemente visto em pacientes que sofrem de diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2.

Quando a pessoa tem diabetes o cheiro da urina costuma ser doce, inclusive pode ter cheiro de frutas. O motivo pelo qual isto ocorre é porque o corpo elimina o açúcar presente no sangue através da urina.

Cetoacidose diabética

Esta alteração ocorre por uma complicação da diabetes, a qual pode ser mortal se não for controlada a tempo. A mesma ocorre quando os níveis de açúcar no sangue aumentam para mais de 250 miligramas, como consequência da escassez de insulina, o que impede que o corpo metabolize o açúcar de forma adequada.

Por este motivo, a resposta do corpo será queimar os ácidos graxos que produzem corpos cetônicos ácidos. Um sinal de que está diante de uma cetoacidose diabética é o odor frutado e doce do hálito, bem como da urina.

Esta alteração surge com frequência nos diabéticos tipo 1, contudo, também pode ser vista nos diabéticos tipo 2.

Doença da urina com xarope de bordo

Esta doença é resultado de um transtorno metabólico no qual certos aminoácidos ficam acumulados no corpo. Frequentemente, tal alteração é diagnosticada durante a infância e pode ser muito prejudicial.

Esta condição deixa a urina com um odor doce, motivo pelo qual deve ser tratada por um especialista em doenças metabólicas.

Desidratação

A falta de ingestão de água pode causar um quadro de desidratação, isto provoca uma maior concentração de impurezas na urina, fazendo com que sua cor varie. Pode ser vista muito amarela ou marrom, sendo que seu cheiro também poderá ser mais forte.

Se você está desidratado e com níveis elevados de glicose na urina, o cheiro desta última será doce.

Infecção por fungos

Os fungos frequentemente afetam a vagina provocando infecções nelas. Diferente de outras condições mencionadas, esta não faz com que a urina tenha um cheiro ruim, mas modifica o odor da secreção vaginal, a qual se torna tão doce quanto o mel, pão ou cerveja.

O que fazer se minha urina está com cheiro doce?

Se este for o seu caso e está com a urina com cheiro doce, deve consultar um médico, um internista ou endocrinologista, que são os especialistas encarregados por esta infecção.

No caso de além de apresentar odor doce na urina também apresentar fraqueza do sistema imunológico, você pode estar com outras alterações que coloquem em risco sua vida.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa a urina com cheiro doce, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema endocrino.

Bibliografia
  • Graff, L. (1983). Análisis de orina. Ed. Médica Panamericana.
  • Polito, L. V. (2007). Enfermedad de la orina con olor a jarabe de arce. Importancia del tratamiento nutricional (Doctoral dissertation, Universidad de Belgrano. Facultad de Ciencias de la Salud.).

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que significa a urina com cheiro doce
O que significa a urina com cheiro doce

Voltar ao topo da página