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Alimentos ricos em vitamina B12

Por Nelson Ferreira, Editor e redator ONsalus. Atualizado: 14 março 2018
Alimentos ricos em vitamina B12

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é fundamental para os processos metabólicos, a formação do sangue, o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Esta vitamina é hidrossolúvel, ou seja, tem a capacidade de se dissolver em água, quando o corpo utiliza a que precisa, esta é descartada pela urina e o nosso fígado pode armazená-la por vários anos. A vitamina B12 só se encontra em alimentos de origem animal, por isso as pessoas vegetarianas podem correr o risco de ter uma deficiência desta vitamina. No ONsalus.com.br mostramos a você os alimentos ricos em vitamina B12.

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Funções da vitamina B12

  • Como todas as vitaminas do complexo B, a vitamina B12 cumpre uma função enzimática na síntese das proteínas e do ADN, necessárias para os processos metabólicos sobretudo do ácido fólico e dos ácidos graxos.
  • Além disso intervém na produção de glóbulos vermelhos no sangue e
  • Mantém o sistema nervoso central, especificamente a mielina, que permite a transmissão de impulsos nervosos.
  • Também ajuda a manter a reserva de energia nos músculos.
  • Intervém no nosso sistema imunológico fazendo com que o mesmo funcione de forma adequada.

Ingestão de vitamina B12

Para que o nosso corpo assimile corretamente esta vitamina devemos saber como ingerir vitamina B12, por isso a Organização Mundial de Saúde estabeleceu uma dose diária recomendada:

  • Homens e mulheres com mais de 14 anos: 2.4 microgramas por dia
  • Mulheres grávidas: 2.6 mcg/dia
  • Mulheres lactantes: 2.8 mcg/dia
  • Bebês de 0 a 6 meses: 0.4 mcg/dia
  • Bebês de 7 a 12 meses: 0.5 mcg/dia
  • Crianças de 1 a 3 anos: 0.9 mcg/dia
  • Crianças de 4 a 8 anos: 1.2 mcg/dia
  • Crianças de 9 a 13 anos: 1.8 mcg/dia

Para fornecer a maior quantidade possível de vitamina B12 ao nosso corpo, devemos consumir uma ampla variedade de alimentos de origem animal. Também podemos tomar multivitamínicos que combinem a vitamina B12 com outros complexos B, como o magnésio ou a vitamina B6.

Alimentos ricos em vitamina B12 - Ingestão de vitamina B12

Alimentos ricos em vitamina B12

Vamos dividir os alimentos que nos fornecem vitamina B12 pela sua origem:

Alimentos de origem animal

  • Rins de vitela
  • Fígado de vitela
  • Frutos do mar
  • Atum
  • Cavala
  • Sardinha
  • Carne de aves
  • Ovos
  • Láteos

Deve ter cuidado com os alimentos que têm mais calorias ou gorduras se sofre de colesterol alto, nesse caso é preferível consumir carne de aves.

Alimentos de origem vegetal

Os vegetais sãos uma fonte quase nula de vitamina B12, por este motivo as pessoas vegetarianas podem ter um déficit desta vitamina, sendo muito provável necessário tomar algum suplemento.

Suplementos vitamínicos

Lembre-se que deve tomar estes suplementos sob a supervisão médica adequada e combiná-los com outros complexos B, assim como também deverá manter uma alimentação saudável.

Alimentos ricos em vitamina B12 - Alimentos ricos em vitamina B12

Deficiência de vitamina B12

A falta de vitamina B12 ou uma ingestão deficiente pode trazer consequências para o nosso organismo. Confira a lista:

  • Uma destas consequências é a anemia perniciosa, uma vez que os glóbulos vermelhos não se estariam produzindo da forma correta.
  • Entorpecimento ou formigamento das extremidades
  • Problemas menstruais
  • Úlceras na língua
  • Degenerações nervosas devido ao mau funcionamento da mielina

Também existem fatores de risco e condicionantes no consumo de vitamina B12:

  • Se sofre da doença de Crohn ou outro transtorno digestivo como a doença celíaca, pode interferir na correta absorção da vitamina B12.
  • Se tem mais de 50 anos pode perder a capacidade de assimilar esta vitamina.
  • As pessoas vegetarianas devem consumir alimentos fortificados com vitamina B12 e suplementos, sempre com supervisão médica.
  • Se foi submetido a uma cirurgia gastrointestinal para perder peso, você perde a capacidade de absorção desta vitamina.
Alimentos ricos em vitamina B12 - Deficiência de vitamina B12

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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