Partilhar

Alimentos ricos em vitamina D

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 23 outubro 2017
Alimentos ricos em vitamina D

A vitamina D está encarregue de ajudar o nosso corpo a absorver o cálcio, um mineral importante para a formação dos ossos e do tecido ósseo. Pertence às vitaminas lipossolúveis, ou seja, que se dissolvem em gorduras e óleos, sendo que falta deste mineral pode provocar osteoporose em adultos e raquitismo nas crianças. É impossível fornecer a dose necessária desta vitamina ao nosso corpo apenas com os alimentos, sendo que ela é produzida quando estamos expostos ao sol. Também é possível tomar suplementos ou alimentos enriquecidos com esta vitamina e, por isso, no ONsalus mostramos quais são os alimentos ricos em vitamina D!

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em vitamina B12

Produtos lácteos

Os produtos lácteos são a fonte mais completa para fornecer a vitamina D que necessitamos, além de possuírem um tipo de cálcio que o nosso corpo pode absorver mais facilmente. Os adultos devem optar pelas versões desnatadas ou com baixo teor de gordura, já que isso não reduz a quantidade de cálcio que o seu corpo pode absorver.

Alimentos ricos em vitamina D - Produtos lácteos

Peixes

Geralmente, o peixe cru tem mais quantidade de vitamina D que os cozidos, assim como os conservados em azeite em relação aos conservados em água. O salmão, as sardinhas, o arenque, a cavala e o atum são os peixes com maior quantidade desta vitamina.

Alimentos ricos em vitamina D - Peixes

Ovos

Outro dos alimentos ricos em vitamina D são os ovos, que também têm vitamina B12, que ajuda nos processos metabólicos, na formação de glóbulos vermelhos e na manutenção do nosso sistema nervoso central.

Alimentos ricos em vitamina D - Ovos

Cereais

São o alimento básico para o café da manhã. São uma fonte de vitamina D quando estão fortificados, o que significa que não são uma fonte natural desse mineral. A sua contribuição será maior quando acompanhados com produtos lácteos. Tenha cuidado com os ingredientes, já que alguns tipos de cereais possuem demasiados açúcares refinados, o que faz deles uma opção menos saudável.

Alimentos ricos em vitamina D - Cereais

Outros alimentos

Os vegetais como brócolis, couves, repolho chinês ou acelga chinesa (Bok choy) são excelentes fontes de vitamina D, assim como os legumes, as amêndoas, as sementes de girassol, as nozes e o gergelim. Prefira cozinhar as verduras no vapor para preservar melhor o cálcio. Tenha em conta que, se você consome alimentos ricos em cálcio, não deve combiná-los com algumas fibras como o farelo de trigo, já que impedem a correta absorção dos minerais.

Alimentos ricos em vitamina D - Outros alimentos

Fatores de risco

Existem fatores de risco por deficiência de vitamina D, se você consome esteroides, algum medicamento para baixar o colesterol ou anticonvulsivos, estes reduzem a absorção do cálcio. Em pessoas mais velhas, este mineral deve fazer parte da alimentação, pois o envelhecimento da pele faz com que o corpo produza menos vitamina D por ele mesmo. Já os bebês que são alimentados com leite materno e que não estão expostos ao sol podem ter uma diminuição desta vitamina, já que o leite materno não contém as doses adequadas. Dez minutos de exposição solar serão suficientes para garantir os níveis apropriados de vitamina D.

Alimentos ricos em vitamina D - Fatores de risco

Contraindicações

O excesso de vitamina D faz com que os intestinos absorvam demasiado cálcio, o que pode provocar níveis muito altos deste mineral no sangue. Isso provoca danos nos rins, cálculos renais, e podendo até fazer com que restos deste mineral se depositem nos órgãos como o coração e os pulmões. Pode também causar desorientação e confusão, perda de apetite e peso, constipação e vômitos. A vitamina D pode até chegar a ser tóxica, se você ingerir suplementos de forma exagerada.

Alimentos ricos em vitamina D - Contraindicações

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em vitamina D, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em vitamina D

O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos ricos em vitamina D
1 de 8
Alimentos ricos em vitamina D

Voltar ao topo da página