Dietas saudáveis

Falta de apetite e enjoo com a comida, o que pode ser?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 3 março 2021
Falta de apetite e enjoo com a comida, o que pode ser?

O corpo é muito bem projetado e funciona de forma adequada, quando permitimos isso através dos nossos hábitos. Os alimentos são um dos vínculos que temos com o mundo exterior, nos nutrem e nos mantêm com vida, evitando o cansaço. Por isso, devemos dar a nossa alimentação a importância que ela merece.

A falta de apetite, ou inclusive sentir aversão pelos alimentos, é um indicativo de que algo não vai bem. Quando não sentimos fome ou sentimos nojo dos alimentos, o mais sensato é não comer. Nosso organismo fala e ser capaz de escutá-lo nos dará pistas do que está acontecendo. Muitas vezes, isto pode ser perigoso para nossa saúde, porque se o sistema digestivo não está funcionando corretamente, todo o resto do corpo pode estar sendo prejudicado pela falta de nutrientes.

Diferentes motivos podem levar a este tipo de sensação. Se está se perguntando "por que tenho falta de apetite e enjoo com a comida?", neste post do OnSalus, te apresentamos as causas e possibilidades mais frequentes.

Também lhe pode interessar: Alimentos que lactantes devem evitar

Índice

  1. Maus hábitos alimentares
  2. Gravidez
  3. Febre
  4. Estresse e ansiedade
  5. Alcoolismo
  6. Doenças graves
  7. Medicamentos

Maus hábitos alimentares

Uma das causas mais frequentes da falta de apetite e enjoo da comida é a alimentação. Certos hábitos alimentares ruins podem responder à pergunta "por que não sinto fome e não consigo comer", por exemplo:

  • Comer em excesso;
  • Comer alimentos pouco saudáveis;
  • Comer alimentos saudáveis, mas mal combinados;
  • Ingerir líquidos junto com os alimentos;
  • Consumir bebidas alcoólicas;
  • Comer doces depois das refeições.

Se você teve uma refeição de difícil digestão, pode ser que ainda não tenha digerido ela completamente e, por isso, tenha uma sensação de cansaço. Talvez seu corpo não precise de mais alimentos até que consiga processar tudo o que você lhe forneceu.

Alimentos difíceis de digerir

É provável que estes alimentos, que talvez não tenham sido digeridos, sejam alimentos processados, por exemplo:

  • Com conservantes: retardam a digestão e alteram a flora bacteriana intestinal.
  • Açúcar ou farinhas refinadas: também alteram as bactérias que normalmente vivem no intestino, favorecendo o aparecimento de parasitas ou da cândida.
  • Excesso de carnes: os resultados da sua digestão são tóxicos difíceis de digerir (como a cadaverina e a putrescina).
  • Saborizantes, corantes e óleos vegetais: alimentos com estes ingredientes também são difíceis de serem reconhecidos e metabolizados pelo sistema digestivo e, em alguns casos, são tóxicos.

Se sua dieta está repleta de alimentos saudáveis (como frutas secas, granola, fermentados, frutas e verduras) tenha a certeza de combiná-los adequadamente e não exagerar nas porções. Por exemplo: os cereais integrais, frutos secos e desidratados devem ser deixados de molho por várias horas e depois lavados antes de serem consumidos.

Por outro lado, se você come muito saudavelmente, mas toma água junto com as refeições, sua barriga ficará inchada e sua digestão será mais lenta. Você deve observar muito bem seus hábitos alimentares para poder ficar no melhor estado de saúde possível.

Falta de apetite e enjoo com a comida, o que pode ser? - Maus hábitos alimentares

Gravidez

Uma das causas mais comuns da falta de apetite e enjoo com alimentos em mulheres jovens é a gravidez. Nos primeiros meses, especialmente entre a 6ª e 14ª semana, ocorrem as típicas náuseas da gravidez. Estas náuseas costumam aparecer geralmente pela manhã, embora possam surgir em outros momentos do dia. Além disso, você pode sentir que não tem fome ou que o cheiro dos alimentos está muito desagradável, bem como cansaço e fadiga.

Isto é algo totalmente normal. Se durar muito mais do que as 14 semanas de gravidez ou não te permitir fazer suas atividades normalmente, pode ser que esteja produzindo um quadro chamado hiperêmese gravídica, a qual pode ser perigosa, por causa do risco de desidratação e desnutrição.

Algumas recomendações se a gravidez é a causa destas náuseas:

  • Coma em pequenas quantidades;
  • Tome água e evite bebidas gaseificadas e o café;
  • Evite o açúcar refinado e produtos processados.
Falta de apetite e enjoo com a comida, o que pode ser? - Gravidez

Febre

Quando você tem febre por causa de alguma doença infecciosa ou inflamatória, esta também costuma vir acompanhada de falta de apetite e cansaço. Em alguns casos, provoca certa aversão aos alimentos. Esta é uma das causas mais comuns se está se perguntando "por que sinto enjoo e falta de apetite".

O organismo está dizendo algo sábio e, ainda mais sábio, é escutá-lo. Muitas pesquisas recentes confirmam que a febre tem seus motivos e é útil para melhorar a resposta imunológica diante de infecções. Portanto, deveríamos aguentar um pouco o mal-estar para podermos nos recuperar de forma mais rápida e eficaz.

Quando o corpo está enfrentando uma doença aguda, todos seus recursos devem estar voltados a esta finalidade, portanto, ingerir alimentos e forçar a digestão vai contra este propósito, podendo provocar mais cansaço e mal-estar. É preferível tomar água e comer somente se estiver com fome: você pode tentar comer frutas, pois são facilmente digeridas.

Falta de apetite e enjoo com a comida, o que pode ser? - Febre

Estresse e ansiedade

A mente tem uma relação perfeitamente reconhecível com a alimentação e o apetite. Estados de ansiedade com estresse em excesso, fadiga ou também a depressão, podem gerar alterações em sua relação com os alimentos, provocando esta sensação de falta de apetite e enjoo. Comer estando nervoso não é nada conveniente e, inclusive, é prejudicial para o organismo.

Recomendamos a leitura de como controlar a ansiedade e o nervosismo.

Falta de apetite e enjoo com a comida, o que pode ser? - Estresse e ansiedade

Alcoolismo

A ingestão frequente e exagerada de álcool pode te levar a sentir nojo da comida e não sentir fome. Além da falta de apetite, pode ter náuseas e vômitos, especialmente pela manhã.

Isto é bastante perigoso, porque o corpo somente recebe calorias do álcool e os nutrientes vão ficando cada vez mais pobres. O fígado fica sobrecarregado de toxinas, as quais não é capaz de purificar, e vai adoecendo gravemente.

Doenças graves

Alguns problemas de saúde crônicos e até mesmo algumas doenças tumorais, que comprometem o organismo gravemente, podem causar náuseas, falta de apetite e aversão à comida.

Um caso bastante particular é quando afeta o pâncreas, pois pode provocar nojo de carne. Este aviso do corpo também deve ser ouvido. Suplementar a alimentação escassa com substâncias proteicas artificiais somente tende a piorar o problema. Ao invés disso, limpar o organismo e mudar a alimentação, adicionando produtos mais saudáveis, pode ser essencial para melhorar o estado do corpo.

Medicamentos

Por último, alguns medicamentos, inclusive aqueles os fortes medicamentos administrados com a quimioterapia, podem alterar a percepção dos sabores ou causar perda de apetite e náuseas. Antes de suspender os medicamentos, é prudente consultar seu médico e, juntos, buscar alternativas para esta situação de falta de apetite.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Falta de apetite e enjoo com a comida, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Bibliografia
  • Committee on Practice Bulletins-Obstetrics. ACOG Practice Bulletin No. 189: Nausea And Vomiting Of Pregnancy. Obstet Gynecol. 2018;131(1):e15-e30. doi:10.1097/AOG.0000000000002456
  • Langhans W, Scharrer E. Pathophysiologie der Inappetenz. 1. Inappetenz als Folge der Aktivierung gastrointestinaler und metabolischer "Feedback"-Signale [Pathophysiology of inappetence. 1. Inappetence as a sequela of the activation of gastrointestinal and metabolic feedback signals]. Zentralbl Veterinarmed A. 1986;33(6):401-413.
  • Panduro A, Rivera-Iñiguez I, Sepulveda-Villegas M, Roman S. Genes, emotions and gut microbiota: The next frontier for the gastroenterologist. World J Gastroenterol. 2017;23(17):3030-3042. doi:10.3748/wjg.v23.i17.3030

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Falta de apetite e enjoo com a comida, o que pode ser?