Partilhar

Como parar a menstruação imediatamente

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 15 julho 2019
Como parar a menstruação imediatamente

Você necessita cortar a menstruação rápido por algum motivo esporádico? É possível que você tenha planos como ir à praia ou um encontro especial marcado e de repente, desce o período e te pega de surpresa. Você deve saber que intervir neste processo natural não é recomendável pois o sangramento da menstruação é vital para que o ciclo da mulher se complete de forma saudável. No entanto, existem alguns métodos que podem ajudar a interromper o sangramento de forma momentânea para que você possa ficar tranquila durante algumas horas. Neste artigo do ONsalus, explicamos como parar a menstruação de imediato com truques e remédios que serão uma grande ajuda.

Também lhe pode interessar: Tomar anticoncepcional faz o cabelo crescer?

Recomendações antes de cortar menstruação

Antes de explicar como parar a menstruação de imediato, é importante que sublinhar que esse não é um procedimento saudável para o seu corpo. Todos os meses, as mulheres necessitam expulsar o sangue proveniente da ovulação, por isso, interromper este processo é algo que é totalmente contra natura. Por este motivo, no ONsalus, queremos deixar bem claro que, embora existam alguns métodos que vão ajudar você a parar a menstruação, o certo é que você não deve abusar deles e apenas recorrer aos mesmos de forma pontual.

Procure recorrer a estes métodos que indicamos em seguida em casos muito pontuais e de forma muito espaçada no tempo. A interrupção repetida pode provocar graves problemas de saúde a longo prazo.

Se a sua menstruação desceu antes do tempo, confira o artigo Menstruação adiantada: causas.

Como cortar a menstruação rápido

Iniciaremos este artigo com dicas para que você fique sabendo como parar a menstruação imediatamente. Falamos de alguns truques básicos que você pode usar de forma simples e que podem ajudar a parar o sangramento.

  • Beber álcool: embora pareça algo disparatado, o certo é que o álcool pode ajudar a segurar o sangramento da menstruação durante algum tempo. Além disso, não é necessário que você beba de forma abundante, mas apenas bebendo um copo você pode começar a sentir os efeitos. O seu efeito será mais forte se, com a bebida, você coma também uma fatia de limão já que esta fruta também tem propriedades ideais para diminuir o sangramento;
  • Ibuprofeno: outro método muito conhecido que ajuda a parar a menstruação é a toma de ibuprofeno a cada 6 ou 8 horas já que este medicamento tem a capacidade de diminuir o sangramento do corpo e, portanto, o período. Isso sim: para evitar que você se sinta mal, nunca tome ibuprofeno de estômago vazio, tome sempre depois das refeições e, em caso de dúvida, consulte o seu médico ou especialista;
  • Banho de água quente: um outro truque mais simples que ajuda a parar a menstruação é tomar um banho ou um duche de água quente por que tanto a água como a temperatura conseguem cortar o sangramento.
Como parar a menstruação imediatamente - Como cortar a menstruação rápido

5 remédios caseiros para cortar menstruação

Em seguida, explicaremos como cortar a menstruação de imediato com remédios caseiros que ajudam a reduzir a quantidade de sangue que é expulsa pelo corpo. Confira essaa lista com os remédios mais populares:

Gelatina para parar a menstruação

A gelatina para parar a menstruação é um dos remédios populares mais famosos. Trata-se de um método muito simples e eficaz que vai ajudar você a parar o sangramento de forma momentânea. Para isso você apenas vai necessitar de:

  • Um copo de água;
  • 1 gelatina.

Você deve bater os ingredientes até obter um bebida fácil de digerir. Depois disso, você apenas necessita tomar a mistura como se fosse um refresco e, em poucas horas, a sua menstruação será interrompida por algumas horas.

Vinagre de maçã

Outro remédio natural para cortar a menstruação é o vinagre de maçã. É um produto que não vai segurar a menstruação de forma completa mas vai reduzir o fluxo para que não seja tão incômodo. Para fazer este remédio você vai precisar:

  • 2 colheres de vinagre de maçã;
  • 1 copo de água.

Você apenas necessita diluir o vinagre de maçã, misturar bem e beber esta mistura 2 ou 3 vezes ao dia.

Infusão de tomilho para parar a menstruação

Outra das forma de parar imediatamente a menstruação é através de uma infusão de tomilho que ajuda a reduzir o sangramento de forma rápida e efetiva. Para isso, prepare um infusão com esta erva medicinal e tome depois das refeições.

Suco de limão natural

O limão possui as propriedades ideais para parar a menstruação. Para você usar este remédio natural, apenas necessita fazer um suco com 2 limões e beber durante o dia para que o sangramento seja reduzido de forma considerável. Não abuse da sua ingestão por que o limão é uma fruta ácida e o seu consumo excessivo pode machucar o seu estômago.

Infusão de canela

E por fim, outro dos remédios mais conhecidos para cortar a menstruação de forma natural é preparar um infusão de canela e ir tomando ao longo do dia em que você queira reduzir o sangramento. A canela é adstringente e, por isso, ajuda a fechar os vasos sanguíneos, fazendo com que a menstruação diminua.

Compressas de gelo

O último dos remédios naturais para baixar o fluxo menstrual e, finalmente, parar a menstruação é o uso de compressas de gelo. O gelo ou mais concretamente o frio atua no seu corpo como vasoconstritor. Isto é, faz com que o vasos sanguíneos se contraiam, travando a menstruação.

O método de aplicação é muito simples, você apenas necessita colocar compressas de gelo na parte inferior do ventre durante intervalos de 15 minutos a cada 4 horas. Com o passar do tempo, você notará a quantidade de menstruação reduzindo até que finalmente para.

Como parar a menstruação imediatamente - 5 remédios caseiros para cortar menstruação

Medicamento para parar a menstruação imediatamente

Cada vez que você quer solucionar uma condição física de imediato, a primeira solução que surge são os medicamentos, não é mesmo? Existe algum comprimido que me pode ajudar de forma imediata? No caso de cortar a menstruação, existem algumas alternativas, cada uma com as suas características, por isso explicamos tudo em seguida. Antes de mais, você tem de saber que jamais deve tomar um medicamento por si própria, é necessário que você fale com um médico para que ele aconselhe a sua adequabilidade:

Pílulas anticoncepcionais

As pílulas anticoncepcionais são um bom método para cortar a menstruação de forma imediata, não obstante, o método para as usar vai variar dependendo de se você já estava tomando a pílula ou se é a primeira vez que você toma.

Se você começou a tomar anticoncepcional oral agora, deve fazer o seguinte:

  1. Comece por determinar quantos dias você quer adiar a menstruação;
  2. Uma vez que a menstruação desceu e já passaram 5 dias, comece a tomar a pílula;
  3. No mês seguinte, a menstruação vai descer 5 dias depois do que era habitual para você.

Se você já toma:

  1. Antes que a menstruação desça, não faça o descanso;
  2. Continue tomando a pílula do novo ciclo e, nesse mês, a menstruação não vai descer;
  3. Não esqueça que isto deve ser algo excepcional, e não um método regular.

Aspirina não para a menstruação

Existe muita gente que fala da aspirina como um método para cortar a menstruação, mas se o escrevemos em este artigo não é para dar força para que você o faça, bem pelo contrário. A aspirina não vai fazer com que a menstruação pare. Se você tiver em conta que este medicamento é fabricado à base de ácido acetilsalicílico, algo que evita a formação de coágulos, o que vai fazer não é cortar a menstruação mas sim aumentar o sangramento menstrual.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar a menstruação imediatamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Sexualidade.

Escrever comentário sobre Como parar a menstruação imediatamente

O que lhe pareceu o artigo?
88 comentários
A sua avaliação:
Simone
para quem quer saber como parar menstruação que já desceu, limão deu certo aqui
Erika
Comecei a tomar a injeção de 3 em 3 meses e desregulou toda minha menstruação fico mesntruando o mês inteiro ser a q é normal pq a minha ginecologista falou q é normal mas não aguento mais menstruar desse jeito queria alguma coisa para parar de menstruar
jhenifer da silva montagnoli
minha mestruaçao esta descendo mas de 6 dias , e eu to tomando as minhas pirulas mas amanha eu tenho um compromisso de utima hora e nao to conseguindo fazer ela parar , oque eu faço ? qual o metodo mas facil que eu faço pra parar de imediato ??
Mariana
Estou com a menstruação á doze dias.. O que faço ???? 😬😬😬
Jenifer
Oi amiga, tive um problema igual ao seu
Ficou 15 dias vindo
Fui ao ginecologista fiz exame deu tudo ok
E no fim ela me passou alivium para parar de descer
No caso é ibuprofeno
Mas caso não pare o melhor é procurar um médico 😉
Deborah
Muito bom a dica do limao😁
flor
Gostaria saber como Parar minha menstruação Minha Menstruação veio quase 20 dias e acabou mais contínuo vindo aquelas Borrinhas e por alguns dias e veio grande fluxo com coágulos sem Parar médica passou remédio para cortar mais não corta oque eu faço? Preciso fazer exame mais ela não Para de vim.
Tatiana
20 dias é muito tempo, pode ser algo grave, como infecções, alterações hormonais, lesões vaginais, doenças do fígado e/ou dos rins, ovários policísticos, endometriose, câncer e miomas. Precisa procurar um médico urgente sobre isso. Entendo que justamente quer parar de menstruar para fazer um exame, mas precisa ir ao médico agora por outro motivo, por causa justamente dessa menstruação prolongada. Não é para buscar dicas na internet para simplesmente parar, tem que saber a causa e tratar. Antes que seja tarde.
valdielly
Minha menstruação deseceu hoje e eu tenho um compromisso sábado o que eu faso para parar com ela
Tatiana
Não fique cortando sua menstruação por qualquer motivo, apenas o faça quando ela realmente exceder o tempo normal, ou seja, 8 dias, e com acompanhamento médico.
Você pode usar um absorvente interno para a maioria das atividades, mas se estiver pensando em cortar para ter uma relação íntima com alguém, pense bem. Será que vale desrespeitar seu corpo por alguém, ou será que a companhia de alguém que não respeita e entende os tempos e necessidades de seu corpo, vale a pena? Respeite-se em amplo sentido.
Adriana do Espírito Santo Pinheiro
Bom dia gostaria de saber o nome de um remédio para diminuir sangramento menstrual eu fico com hemorragia uns 10 dias e ao tenho vontade de ficar na cama
Pamella
Minha menstruação desceu hoje , eu tenho um compromisso amanhã , oque eu faço para parar, me ajudem por favor.
Tatiana
A maioria das atividades podem ser realizadas com um copo coletor ou absorvente interno, mas caso esteja planejando ter alguma relação íntima com alguém, pense bem. Será que vale a pena desrespeitar seu corpo por essa pessoa? Ou será que alguém que não entenda e respeite os tempos de seu corpo é a companhia que realmente será boa para você? Cuide-se, ame-se, respeite-se.
Cortar é um procedimento que deve ser utilizado somente quando a menstruação excede o tempo normal de até 7 dias, pois pode causar anemia e outros problemas, e deve ser feito com acompanhamento médico, pois menstruação prolongada pode ser sintoma de doenças graves.
A sua avaliação:
Carolina
Como engravidar em uma semana

Como parar a menstruação imediatamente
1 de 3
Como parar a menstruação imediatamente

Voltar ao topo da página