Partilhar

Tomar anticoncepcional faz o cabelo crescer?

 
Por Leonardo Simon. 2 julho 2019
Tomar anticoncepcional faz o cabelo crescer?

As pílulas são um dos métodos anticoncepcionais mais usados pelas mulheres. Desde seus primórdios até os dias de hoje evoluíram muito e seus efeitos colaterais mais indesejáveis foram consideravelmente reduzidos, como o aparecimento de pelos em várias áreas do corpo, ganho de peso ou o surgimento de acnes. Tratam-se de pílulas de ingestão diária que são usadas durante todos os meses para criar uma falsa menstruação. Enganam o corpo de forma a que não exista ovulação e, portanto, não pode haver inseminação, contudo, há uma mancha de sangue mensal como se fosse uma menstruação. Atualmente, são muito conhecidas e usadas entre as mulheres, mas o que muitas delas não sabem é que as pílulas têm outros benefícios, como o de fazer o cabelo crescer. Isto se deve aos hormônios que elas contêm e sua relação com o estado capilar. Neste artigo do ONsalus te contamos por quetomar anticoncepcional faz o cabelo crescer.

Também lhe pode interessar: Anticoncepcional é seguro?

Quantos centímetros o cabelo cresce por mês?

O fato de os anticoncepcionais fazerem o cabelo crescer mais rápido é algo verídico. Mas, antes de falar disto, vamos tratar um pouco mais a fundo sobre o crescimento do cabelo, como é e como acontece.

O ciclo de crescimento do cabelo tem três fases que são: a fase anágena, ou de crescimento propriamente dito, a fase catágena, de transição entre uma e outra, e a fase telógena ou de repouso. Cada fase dura um tempo diferente em cada pessoa e isto dependerá de fatores genéticos, nutricionais, metabólicos e os que nos interessam: hormonais. Então, quanto mais durar a fase de crescimento (anágena), o cabelo crescerá mais rápido e será mais longo. Também têm a ver com o fluxo sanguíneo, os aminoácidos e as vitaminas.

O cabelo costuma crescer, normalmente (sempre há exceções), por volta de meio milímetro por dia (pelo menos 0,4 mm), um centímetro por mês e cerca de 15 cm por ano. Contudo, nem todo o couro cabeludo encontra-se sempre na mesma fase, por isso, encontramos pequenos cabelos que estão em fase de crescimento enquanto outros, talvez, estejam em fase de repouso.

Existem certas situações que criam desequilíbrios no crescimento do cabelo, como por exemplo uma falta de ferro, doenças da tireoide e inclusive algumas dietas.

O que está claro é que o crescimento do cabelo depende muito do nosso interior, por isso, embora nos digam que cortá-los frequentemente os fará crescer mais, a verdade é que será uma questão de metabolismo, dieta e organismo. E, como vimos, os hormônios influenciam nesta fase de crescimento, por isso que os anticoncepcionais podem influenciar neste processo.

Tomar anticoncepcional faz o cabelo crescer?

Como dissemos, os hormônios influenciam na fase anágena de crescimento do cabelo. As pílulas anticoncepcionais têm um alto conteúdo em hormônios e podem estimular o crescimento do cabelo.

Um dos principais hormônios que influenciam diretamente no crescimento do cabelo são os andrógenos. São hormônios masculinos que são produzidos tanto nos homens quanto nas mulheres, mas em proporções diferentes. Contudo, uma superprodução de andrógenos na mulher pode causar transtornos como a síndrome do ovário policístico (SOP) ou até mesmo calvície.

É importante que nossos hormônios se mantenham em perfeito equilíbrio para assegurar um crescimento adequado do cabelo. Por exemplo, os hormônios da tireoide afetam o crescimento do cabelo, por isso que uma alteração nos seus níveis poderia causar perdas de cabelo.

Da mesma forma, durante a gravidez, existe um aumento de estrógenos na mulher e isto poderia fazer com que a fase anágena (crescimento) fosse mais duradoura e, portanto, haver maior crescimento do cabelo.

Por isso, os desequilíbrios hormonais, em qualquer fase da vida, podem afetar a capacidade do corpo em fazer o cabelo crescer. Desequilíbrios como a anorexia, que afeta os hormônios e a nutrição, podem ser prejudiciais para o cabelo. Deve-se saber que a nutrição e a dieta são outros aspectos muito importantes para o crescimento capilar.

Outras condições que abrandam o metabolismo ou as fases como a menopausa, onde há um desequilíbrio hormonal, também poderiam afetar a queda do cabelo. Também pode ocorrer quando, depois da gravidez, os estrógenos voltam a seus níveis normais. Neste caso, há uma diminuição ou parada no crescimento do cabelo.

As pílulas anticoncepcionais de hoje em dia costumam ser uma combinação de estrógeno e progestina, dois hormônios sexuais femininos. Por isso, ao equilibrar ou aumentar o nível dos estrógenos, pode fazer com que o crescimento do cabelo seja mais rápido.

Como fazer o cabelo crescer com anticoncepcional

A técnica mais usada para fazer o cabelo crescer rápido com anticoncepcionais é pegar 10 pílulas anticoncepcionais e esmagá-las até virarem pó. Esta mistura em pó resultante é adicionada ao xampu que você normalmente utiliza, esfregando e massageando o couro cabeludo.

Contudo, vários médicos e profissionais não garantem que isto funcione de verdade. Isto se deve ao fato de que o xampu somente atua na área mais superficial da derme e é nas camadas mais profundas que o cabelo cresce, ou seja, onde fica a raiz. Ainda assim, há quem testou e garante que funciona, portanto, se você fazer, certifique-se de massagear bem a área e aplicar alguma máscara capilar. Você pode adicionar cinco pílulas esmagadas na máscara e deixá-la em seu cabelo durante pelo menos 20 minutos. Depois, enxague e remova-a. As pessoas que experimentaram afirmam que deve-se fazer este tratamento uma ou duas vezes por semana.

As mulheres que podem notar mudanças são aquelas que estão tomando a pílula anticoncepcional, já que a pílula agirá de dentro para fora. No entanto, não se deve fazer um mau uso do anticoncepcional e sempre é recomendável ir previamente a um ginecologista para que ele decida se será aconselhável para o seu caso. No seguinte artigo mostramos outros métodos anticoncepcionais femininos para que você possa conhecer todas as alternativas disponíveis.

Além disto, é importante saber que o cabelo é nutrido a partir de dentro, portanto, há outros fatores importantes a se levar em conta para ajudar com que o crescimento capilar seja mais rápido. Um deles é a nutrição, o tipo de dieta que fazemos é imprescindível para que o cabelo cresça forte e saudável e não caiam com facilidade. Veja o seguinte do ONsalus, quais são os melhores alimentos para fortalecer o cabelo e incluí-los na sua dieta.

Além disso, é muito importante evitar o estresse ou qualquer tipo de ansiedade, já que são dois fatores que afetam diretamente a queda do cabelo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tomar anticoncepcional faz o cabelo crescer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sexualidade.

Escrever comentário sobre Tomar anticoncepcional faz o cabelo crescer?

O que lhe pareceu o artigo?

Tomar anticoncepcional faz o cabelo crescer?
Tomar anticoncepcional faz o cabelo crescer?

Voltar ao topo da página