Partilhar

Anticoncepcional é seguro?

 
Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 22 janeiro 2019
Anticoncepcional é seguro?

Se você planeja iniciar a toma da pílula anticoncepcional, é muito normal que tenha várias dúvidas sobre como deve tomá-la, quanto tempo duram seus efeitos, que segurança e eficácia oferece, etc. No ONsalus, você pode saber mais sobre o uso dos anticoncepcionais orais e, neste artigo em particular, responderemos sua pergunta "anticoncepcional é seguro?"

Ao contrário do preservativo e de outros métodos que previnem a gravidez, com a pílula não somos capazes de ver seus efeitos, por isso que, logicamente, temos dúvidas e medos. Em seguida, vamos te dar todas as informações que você precisa para poder ter certeza de que pode ter relações sexuais sem nenhum risco.

Também lhe pode interessar: Tomar anticoncepcional faz o cabelo crescer?

Como funciona o anticoncepcional

Existem dois tipos de pílulas anticoncepcionais; as que contêm estrógenos e progestina e as que contêm apenas progestina. Contudo, a maioria das mulheres toma as primeiras, medicamente conhecidas como combinadas.

A progestina e os estrógenos são dois hormônios encarregados de controlar os processos de ovulação que acontecem no organismo e que, com a dose administrada através da pílula, impedem que o óvulo possa se soltar do ovário, portanto, como não há um óvulo que possa se unir ao espermatozoide, não há gravidez. Além disso, as pílulas também oferecem outras medidas que ajudam a minimizar os riscos de fecundação, já que afetam a mucosa cervical e o revestimento do útero, aumentando-os e bloqueando a passagem do esperma.

Anticoncepcional é seguro mesmo?

É comum que tanto novatas quanto mulheres que já tomam a pílula há muito tempo se perguntem sobre a segurança deste método anticoncepcional. A melhor resposta que pode ser dada é que a pílula anticoncepcional é muito eficaz, com uma segurança de aproximadamente 99%.

No entanto, a segurança completa nunca pode ser garantida, uma vez que existem diversas variáveis que podem influenciar no correto funcionamento deste método; tomar a pílula todos os dias, sempre na mesma hora ou um possível excesso de peso são fatores que afetam e impedem este fármaco de alcançar os 100% de eficácia.

A seguir te damos uma lista dos fatores que podem fazer diminuir os níveis de eficácia da pílula, para que você os conheça e consulte seu médico se a pílula é o método anticoncepcional indicado para o seu caso.

O que corta o efeito do anticoncepcional

Antes de mais nada você deve saber que é essencial tomar todas as pílulas para garantir que anticoncepcional é seguro mesmo, todos os dias e sem esquecer de nenhuma. Além disto, há outros fatores adicionais que você deve saber, já que estes poderiam fazer baixar seus níveis de eficácia:

  • Se não tomar as pílulas todos os dias, a probabilidade de engravidar pode aumentar de 1 até 9%.
  • É provável que o sobrepeso possa reduzir um pouco a eficácia da pílula.
  • Se você vomitar dentro de 3 horas após ter tomado a pílula, é possível que ela tenha sido perdida, por isso que, quando isto acontecer, você deve tomar outra pílula, se fizer isso antes de terem se passado 12 horas em relação à que toma normalmente, não perderá a eficácia.
  • Assim como vomitar pode fazer com que perca o medicamento, o mesmo acontece com as diarreias intensas, como normalmente duram mais que as 12 horas que você tem de margem, você deve, além de tomar as pílulas, fazer o uso de preservativo se vai ter relação sexual.
  • Certos medicamentos podem diminuir a absorção da pílula, fazendo com que seus níveis de eficácia diminuam um pouco; os antibióticos, alguns medicamentos psiquiátricos, antigripais ou analgésicos são alguns dos quais estão neste grupo. Por esta razão, é imprescindível que você fale com seu ginecologista todas as vezes que precisar tomar algum outro medicamento.

Anticoncepcional é seguro depois de quanto tempo?

O tratamento com a pílula anticoncepcional deve começar no primeiro dia da menstruação, ou seja, a primeira pílula correspondente à primeira cartela deve ser tomada no primeiro dia de sangramento. Por ser assim, a ação da pílula é eficaz desde o primeiro dia de tratamento, ou seja, anticoncepcional é seguro desde o primeiro dia de toma desde que seja tomado corretamente.

Muitas vezes recomenda-se usar preservativo durante o primeiro mês, este conselho não é dado porque o método não é eficaz, mas sim porque durante os primeiros dias, quando ainda não se tem uma rotina estabelecida, é normal que se pule alguma pílula e, dessa forma, a eficácia diminui. Deixando de lado o risco de gravidez, você deve saber que a pílula não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, portanto o uso de preservativo também é necessário para evitar estas condições.

Mas, como devem ser tomadas as pílulas? A seguir te deixamos alguns conselhos para que não tenha nenhum tipo de dúvida:

  • Como leu anteriormente, a primeira pílula da primeira cartela deve ser tomada no primeiro dia de sangramento.
  • Essa primeira ingestão marcará a hora em que você deverá tomar a pílula ao londo do mês. Colocar um despertador no celular pode ser uma boa forma de evitar descuidos durante os primeiros meses.
  • Tome a pílula com um pouco de água ou qualquer outro líquido para garantir que ela desça até o estômago e não fique nas vias superiores.
  • Os recipientes costumam ter as pílulas em duas cores, as brancas - normalmente - são pílulas placebo e você deve tomá-las uma vez terminadas as pílulas ativas. Este método é usado para manter a rotina de tomar a pílula e se acostumar com isso. Uma vez terminadas as de placebo, você deve iniciar outra embalagem com pílulas ativas, não deve haver nenhum dia sem tomar uma pílula, embora, se não tomar as de placebo, não exista nenhum problema nem afete a eficácia.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Anticoncepcional é seguro?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sexualidade.

Escrever comentário sobre Anticoncepcional é seguro?

O que lhe pareceu o artigo?

Anticoncepcional é seguro?
Anticoncepcional é seguro?

Voltar ao topo da página