Partilhar

Quando sai o líquido pré-ejaculatório?

 
Por Redação ONSalus. 25 março 2020
Quando sai o líquido pré-ejaculatório?

O líquido pré-ejaculatório é secretado pelas glândulas do pênis durante a excitação sexual e, como o nome sugere, isto acontece antes da ejaculação do sêmen. Este líquido tem funções muito importantes, pois ajuda a inibir a acidez, o que é necessário para que os espermatozóides sobrevivam durante o seu trajeto através da uretra masculina e na vagina.

Se você está interessado em saber quando o líquido pré-ejaculatório sai, em que quantidade ele é expelido e se é possível engravidar mesmo sem contato com o sêmen, te convidamos a continuar lendo este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Sêmen transparente é normal?

O que é o líquido pré-ejaculatório

O líquido pré-ejaculatório também é conhecido por outros nomes como líquido seminal, fluido pré-ejaculatório, fluido pré-seminal ou fluido Cowper, é semelhante em composição ao sémen, mas tem algumas características diferentes do mesmo:

  • Incolor.
  • Escasso.
  • Viscoso.
  • Pode ou não conter esperma e, se contém, geralmente é em baixa quantidade.

Existem vários estudos que investigaram a presença de espermatozóides no líquido pré-seminal e alcançaram resultados muito diferentes: em alguns, a presença de espermatozóides foi confirmada, enquanto em outros não foi o caso, pelo que se pode concluir que isto pode ser diferente em cada homem.

Para que serve o líquido pré-ejaculatório

Entre as funções do líquido pré seminal, se encontram:

  • Neutralizar a acidez: sendo um líquido alcalino, ajuda no caso de restar alguma urina na uretra (a urina é ácida) e, por outro lado, ajuda os espermatozóides a sobreviver na vagina, uma vez que é também um ambiente ácido.
  • Lubrificante durante a actividade sexual.
  • Lubrifica as paredes da uretra, ajudando assim a expelir o sémen, que é mais viscoso.
  • Ajuda o sémen a coagular (ou seja, endurecer) após a sua eliminação.

Líquido pré-ejaculatório: quando sai

Como o nome indica, o líquido pré-ejaculatório sai antes da ejaculação do sêmen durante a excitação sexual, isto ocorre antes de o homem ter atingido o orgasmo pleno. Este fluido praticamente transparente é expelido através da abertura da uretra, a mesma através da qual o sémen sai em seguida.

Este fluido pré-ejaculatório pode ser secretado em momentos diferentes:

  • Durante a masturbação.
  • Durante momentos de excitação sexual.
  • Durante as fases iniciais do acto sexual.

Nestes momentos, as glândulas bulbouretrais (glândulas de Cowper) e as glândulas secretoras de muco da uretra (glândulas de Littre) produzem um líquido límpido, alcalino, parecido com muco, com alto conteúdo de galactose, galactosamina, ácido galacturónico, ácido siálico e metilpentose, o chamado líquido pré-seminal. Estas glândulas também fornecem líquido para a formação do sémen, que já está durante a ejaculação, mas o sémen também é formado pelo fornecimento de líquidos da próstata e das vesículas seminais, o que também o torna muito diferente.

O líquido pré-ejaculatório pode sair muitas vezes durante a excitação sexual masculina ou não sair de todo. A quantidade de líquido que é secretada varia muito. Alguns homens expulsam-no em grandes quantidades (até 5 ml), outros menos, e alguns podem não eliminar qualquer líquido pré-ejaculatório. Em alguns casos, a quantidade pode ser tão grande que causa um problema para o homem, caso em que deve ser excluído que o aparente fluido pré-seminal não seja na verdade uma secreção da próstata quando se esforça para defecar ou urinar. Em ambos os casos, um médico deve ser consultado para avaliar o caso.

No líquido pré-ejaculatório, além dos espermatozóides, podem ser encontrados diferentes germes causadores de doenças sexualmente transmissíveis. Portanto, as relações sexuais sem preservativo, mesmo antes da ejaculação, são perigosas neste sentido. O mesmo acontece durante o sexo oral sem protecção de camisinha; um grande aumento das doenças sexualmente transmissíveis tem sido visto como resultado desta prática insegura.

O líquido pré-ejaculatório engravida?

Como vimos, os estudos sobre a presença de esperma no fluido pré-ejaculatório são inconclusivos. O fluido pré-ejaculatório pode conter esperma em alguns casos e, portanto, se existe relação sem preservativo, mesmo que a ejaculação não ocorra dentro da vagina (método coitus interruptus), a mulher pode engravidar, embora estas possibilidades sejam reduzidas. Segundo as estatísticas, cerca de 28% das mulheres podem engravidar se usarem apenas a interrupção da relação sexual como método de contracepção e isto deve-se principalmente a:

  • Possível conteúdo de esperma no líquido pré-ejaculatório.
  • Dificuldade em ejacular completamente para fora da vagina.

Por outro lado, a interrupção das relações sexuais não protege contra doenças sexualmente transmissíveis (como o HIV) e pode muitas vezes afectar o prazer das relações sexuais.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando sai o líquido pré-ejaculatório?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sexualidade.

Bibliografia
  • Habel MA, Leichliter JS, Dittus PJ, Spicknall IH, Aral SO. Heterosexual Anal and Oral Sex in Adolescents and Adults in the United States, 2011-2015. Sex Transm Dis. 2018;45(12):775–782. doi:10.1097/OLQ.0000000000000889
  • Vazquez F, Hernandez F, et al. Presence or absence of sperm in the pre ejaculatory fluid, Revista Internacional de Andrología, 2016, 14(3):86-88
  • Killick SR, Leary C, Trussell J, Guthrie KA. Sperm content of pre-ejaculatory fluid. Hum Fertil (Camb). 2011;14(1):48–52. doi:10.3109/14647273.2010.520798
  • Kovavisarach E, Lorthanawanich S, Muangsamran P. Presence of Sperm in Pre-Ejaculatory Fluid of Healthy Males. J Med Assoc Thai. 2016;99 Suppl 2:S38–S41.
  • Zavos PM, Kofinas GD, Sofikitis NV, Zarmakoupis PN, Miyagawa I. Differences in seminal parameters in specimens collected via intercourse and incomplete intercourse (coitus interruptus). Fertil Steril. 1994;61(6):1174–1176. doi:10.1016/s0015-0282(16)56779-x

Vídeos relacionados com Quando sai o líquido pré-ejaculatório?

1 de 3
Vídeos relacionados com Quando sai o líquido pré-ejaculatório?

Escrever comentário sobre Quando sai o líquido pré-ejaculatório?

O que lhe pareceu o artigo?

Quando sai o líquido pré-ejaculatório?
Quando sai o líquido pré-ejaculatório?

Voltar ao topo da página