Partilhar

Sêmen transparente é normal?

Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. 20 fevereiro 2018
Sêmen transparente é normal?

A aparência do sêmen pode variar consideravelmente de homem para homem. Fatores como a dieta, a atividade física, a quantidade de líquidos ingeridos ou a frequência das ejaculações podem alterar o seu aspecto. Isto não significa que a fertilidade esteja comprometida. Para determinar esse tipo de questão, não basta julgar pela aparência, devem ser feitas análises especializadas que permitem conhecer a quantidade, o movimento e a morfologia dos espermatozoides dentro de uma amostra de esperma.

Você notou que suas ejaculações são transparente, mais líquidas do que é normal e com aspecto aquoso? Se você se questiona se o sêmen transparente é normal, no ONsalus abordamos este tema em profundidade para que você encontre a resposta que você procura!

Fatores que afetam o aspecto do esperma

Os fatores que afetam a aparência do sêmen são muito diversos. Por esse motivo, quando se realizam grandes mudanças na dieta ou na rotina sexual, a qualidade das ejaculações também pode variar.

Ao contrário do que muitos pensam, apenas 10% de uma ejaculação é composta por espermatozoides, o resto da secreção peniana transparente é composto por ingredientes como a frutose, hormônios, fósforo, cálcio, aminoácidos, zinco, colesterol, fosfatase alcalina, potássio, enzimas, entre outros elementos que compõem esta substância.

A aparência do sêmen pode variar de acordo com:

  • A quantidade de líquidos ingerida. Se você bebe poucos líquidos, é provável que o esperma seja muito mais denso e gelatinoso;
  • A alimentação, aspecto que também afeta o aroma e o sabor do esperma;
  • A frequência da atividade sexual, quanto menos atividade tiver maior a quantidade e espessura do sêmen;
  • A presença de infecções, doenças sexualmente transmissíveis e outras condições que podem provocar esperma avermelhado ou alaranjado (isto é, com presença de sangue), sêmen muito amarelo, com cheiro forte, com grânulos ou ejaculações dolorosas;
  • A existência de condições particulares, como a ejaculação retrógrada, que produz a ausência de líquido seminal de expulsão externa.
Sêmen transparente é normal? - Fatores que afetam o aspecto do esperma

Aspecto do sêmen em geral

A primeira coisa que é importante ter claro é que o aspecto do sêmen não muda apenas de um homem para outro. Além disso, também pode ser diferente dependendo dos diferentes fatores que foram mencionados anteriormente. No entanto, existem certos parâmetros dentro dos quais o esperma é considerado normal, que são:

  • Cor do sêmen amarelada, ligeiramente esbranquiçada ou acinzentada. De jeito nenhum ele deve ser laranja, avermelhado ou marrom pois isso indica que existe presença de sangue no esperma e por isso uma condição urológica que deve ser tratada;
  • Aparência ligeiramente densa, uma vez que é expulso através da ejaculação, ele coagula ligeiramente para facilitar a gestação. Podem-se formar coágulos gelatinosos o que é perfeitamente normal;
  • Um volume entre os 2 e os 5 ml por ejaculação, dependendo dos fatores como a frequência de expulsões e da produção particular de cada homem.

Causas da ejaculação de líquido transparente

Embora, como explicamos anteriormente, as ejaculações possam ser diferentes devido à ação de diferentes fatores, em termos gerais, o sêmen não deve ser completamente transparente ou muito aguado. As causas de ejaculação de líquido transparente são:

Ejaculações muito frequentes

Se você tem relações sexuais ou se masturba com muita frequência, isto é, diariamente ou várias vezes ao dia, é normal que a sua ejaculação seja mais líquida e clara. Isso ocorre porque, quando existem ejaculações frequentes, o conteúdo de espermatozoides e diversos nutrientes é menor, pelo que a cor e a aparência do sêmen pode ser mais aguada e transparente.

Ingerir líquidos de forma excessiva

Da mesma forma que ingerir poucos líquidos pode ter como resultado uma ejaculação densa e mais espessa do que é habitual, exagerar no consumo de água, infusões, sucos, refrigerantes e diversas bebidas também pode gerar uma ejaculação mais aguada da que você está acostumado. Neste aspecto, é importante rever os hábitos para determinar se eles mudaram substancialmente.

Ejaculação retrógrada

Esta condição pouco comum ocorre quando o esfincter urinário não se fecha adequadamente durante a ejaculação, fazendo com que o esperma vá para a bexiga e seja expulso através de urina normalmente turva ao invés de ser expulso normalmente. Pode ser uma causa que explica por que seu sêmen surge como água, desde que você tenha algumas características dos pacientes que sofrem da condição, como por exemplo:

  • Ter feito uma operação à próstata ou uretra recentemente;
  • Sofrer de diabetes;
  • Tomar medicação para a próstata, para a pressão arterial ou antidepressivos.

No nosso artigo ejaculação retrógrada: tratamento, sintomas e causas você pode conferir informação em relação a este tema.

Confundir o sêmen com o líquido pré-ejaculatório

Esta confusão pode ocorrer especialmente em casais que iniciam a sua sexualidade ou que têm pouca informação sobre questões sexuais. O líquido pré-ejaculatório é uma substância segregada pelo pênis durante o processo de excitação. Ele serve para diminuir a acidez presente na uretra, criando assim um ambiente ideal para a passagem dos espermatozoides.

Este líquido é transparente e similar a um gel, mais aquoso que o esperma e, em alguns homens, é muito abundante. Se a existência deste processo é desconhecida, ele pode ter sido confundido com a ejaculação.

Ejaculação transparente é sinal de infertilidade?

A resposta é não. Não é possível determinar a fertilidade de um homem apenas observando o seu esperma. Tal como explicamos anteriormente, tanto a cor como a quantidade pode variar consideravelmente dependendo de distintos fatores sem que isso influencie a capacidade de conceber.

Se você tem dúvidas acerca da sua fertilidade, recomendamos que consulte um urologista para fazer um espermograma, uma análise que determina a qualidade dos espermatozoides, a sua mobilidade e morfologia com o intuito de saber se o homem tem uma boa fertilidade ou não.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sêmen transparente é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sexualidade.

Escrever comentário sobre Sêmen transparente é normal?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Sidinei airton oling
Quando as testicula do homem doem de cheio e vai ejacular e sai so agua

Sêmen transparente é normal?
1 de 2
Sêmen transparente é normal?

Voltar ao topo da página