Partilhar

Ejaculação retrógrada: tratamento, sintomas e causas

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 21 dezembro 2017
Ejaculação retrógrada: tratamento, sintomas e causas

A ejaculação retrógrada é uma condição pouco comum que pode ocorrer em homens que contam com diversas patologias ou que estão submetidos a tratamentos médicos específicos. Isso ocorre quando o sêmen, no lugar de sair para o exterior e ser expulso regularmente, viaja para a bexiga. Os homens que contam com esta condição podem sentir prazer no ato sexual sendo, contudo, incapazes de expulsar o sêmen ou expulsando uma quantidade muito reduzida. Isso pode dificultar uma possível gestação no caso de isso ser seu desejo. No ONsalus, explicamos detalhadamente as causas, sintomas e tratamento da ejaculação retrógrada.

Ejaculação retrógrada: causas

A ejaculação retrógrada ocorre porque o esfíncter urinário, que deve fechar durante a ejaculação, não o faz de forma adequada. Isso faz com que o sêmen acabe viajando para a bexiga no lugar de sair para o exterior, para posteriormente ser expelido através da urina. Isto pode resultar na ausência total de ejaculação ou numa presença muito reduzida em comparação com o habitual, uma situação que leva a pessoa afetada a consultar um urologista.

O sêmen na urina não origina nenhum tipo de lesão, no entanto, esta condição dificulta claramente a reprodução, o que representa um problema se o homem quiser ser pai. Deste modo, é importante procurar ajuda nestes casos.

As causas da ejaculação retrógrada são:

  • Intervenção recente na próstata ou na uretra;
  • Diabetes, especialmente se não está controlada;
  • Uso de medicação para a pressão arterial alta;
  • Uso de antidepressivos, especialmente os tricíclicos;
  • Uso de medicação para os problemas da próstata.
Ejaculação retrógrada: tratamento, sintomas e causas - Ejaculação retrógrada: causas

Ejaculação retrógrada: sintomas

Existem dois sintomas de ejaculação retrógrada muito simples:

  • Ausência de sêmen ou presença muito reduzida durante a ejaculação;
  • Urina turva após a ejaculação, o que indica a presença de sêmen na mesma.

Se você nota a presença destes sinais deve consultar um urologista. É recomendável que você leve uma lista da medicação que consome, caso exista, para que o especialista consiga encontrar a origem desta patologia.

Ejaculação retrógrada tem cura?

Se a ejaculação retrógrada ocorre pela ingestão de um determinado medicamento, a suspensão do mesmo deve ser suficiente para recuperar o funcionamento normal após alguns dias.

Caso a condição ocorra devido a uma falta de controlo da diabetes ou como consequência de uma cirurgia à próstata ou à uretra, é provável que a mesma não se possa reverter. Em certos casos, você pode tentar a ingestão de medicamentos, no entanto, apenas um especialista pode confirmar a sua eficácia.

Posso ser pai se tenho ejaculação retrógrada?

É claro que, sem ejaculação, a gravidez é impossível. No entanto, nos casos em que a condição pode ser revertida é possível conseguir uma gestação normal.

Os homens que contam com uma condição irreversível podem realizar uma extração do esperma localizado na urina e usar um método de reprodução assistida que favoreça a gestação. O método utilizado pode variar, dependendo da concentração e da mobilidade do esperma.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ejaculação retrógrada: tratamento, sintomas e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Ejaculação retrógrada: tratamento, sintomas e causas

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
João S. da Cruz
Fiz cirurgia da próstata ( chamada de green Lazer) agora eu não ejaculo mais, a minha esperma vai para bexiga, perdi muito do meu prazer sexual. Gostaria de saber se existe reversão.

Grato

João
hurvald
Muito bom a assunto. Eu queria ser assim; em quanto outros não querem. Digo demorar para ejacular.
No meu caso considero CRONICO.
Roberto ferreira
O homem com ejaculacao retrogada demora mais para ejacular
Deusilene
Essa doença tem cura,tem alguma solução cirurgica?
João S. da Cruz
Fiz uma cirurgia para desobstruir o canal da urina, em decorrência disto fiquei com ejaculação retrograda, tem prazer sexual, mas como antes da cirurgia, gostaria de saber se existe alguma cirurgia capaz de rever a situação.
waldir
até agora não encontrei algum médico "bom de bola mesmo" que possa apresentar pra gente otimismo no resultado de um tratamento ou cirurgia nesse caso.
Eleni
Meu namorado de uns 6 meses pra cá sumiu todo sêmem dele acabou ele têm 50 anos,ñ têm diabetes, ñ têm pressão alta . Ele realizou vários exames a pedido médico e os exames deu tudo normal.

Ejaculação retrógrada: tratamento, sintomas e causas
1 de 2
Ejaculação retrógrada: tratamento, sintomas e causas

Voltar ao topo da página