Plantas e ervas medicinais

Valeriana demora quanto tempo para fazer efeito?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 28 agosto 2023
Valeriana demora quanto tempo para fazer efeito?

Algumas pessoas com problemas para dormir recorrem ao uso de plantas ou ervas medicinais, como a valeriana, para uma solução natural para o problema da insónia, uma vez que oferece um efeito relaxante, hipnótico e sedativo sem causar efeitos secundários ou dependências.

Esta planta medicinal é também muito utilizada pelo seu efeito rápido; no entanto, para apreciar a sua eficácia, deve ser utilizada continuamente durante, pelo menos, 4 semanas, seguindo as indicações pertinentes. Mas afinal, valeriana demora quanto tempo para fazer efeito? Continue lendo este artigo do ONsalus para entendertudo sobre ela, como deve ser tomada para dormir e para controlar seus nervos.

Também lhe pode interessar: Benefícios da valeriana para a saúde

Índice

  1. Valeriana demora quanto tempo para fazer efeito?
  2. Como tomar valeriana para dormir?
  3. Como tomar valeriana para controlar a ansiedade
  4. É seguro tomar valeriana?
  5. Precauções antes de tomar valeriana

Valeriana demora quanto tempo para fazer efeito?

As pessoas que sofrem de perturbações do sono manifestam frequentemente preocupação quanto ao tempo que a valeriana demora a fazer efeito quando começam a tomá-la, pois precisam ter uma boa noite de sono o mais depressa possível.

Atualmente, muitas pessoas com insônias recorrem à valeriana como uma solução natural e que não causa dependência para a insônia. No entanto, o resultado não é imediato, apesar de ser um analgésico natural para relaxar momentos de estresse, pressão e tensão, não age tão rápido como os comprimidos para dormir. O seu efeito é perceptível após pelo menos 4 semanas de utilização, se for utilizado de forma contínua e se seguido todas as instruções.

Além disso, o atraso do seu efeito depende de alguns fatores como a idade, o peso, os níveis de estresse e o estado de saúde da pessoa. Normalmente, demora 1 a 2 horas a fazer efeito após a ingestão, mas a regularização do sono é alcançada gradualmente, dependendo da dose e da constância com que o tratamento é efetuado.

Neste sentido, as doses elevadas terão um efeito mais rápido e duradouro, enquanto as doses baixas de valeriana podem demorar mais tempo a fazer efeito. Por conseguinte, é importante consultar um médico antes de começar a tomá-la para garantir a dosagem correta e evitar efeitos secundários.

Como tomar valeriana para dormir?

A valeriana, especificamente a raiz, tem propriedades sedativas e hipnóticas; por isso, é frequentemente usada para tratar nervosismo, ansiedade e distúrbios do sono. Ela também tem ação farmacológica, antiespasmódica e relaxante.

O tratamento com extrato de valeriana em pacientes com insônia leve a moderada teve bons resultados, melhorando significativamente a qualidade do sono após o tratamento adequado em termos de dosagem e administração. A seguir, explicamos as diferentes maneiras de tomar valeriana para ajudar a dormir:

  • Chás: os extratos ou bebidas de valeriana são altamente recomendados para dormir e regular o sono. Para isso, adicione 1 colher de chá de raiz de valeriana a uma xícara de água fervente, deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos e adoce com um pouco de mel. Essas infusões devem ser tomadas 1 ou 2 horas antes de dormir e, se necessário, outra à tarde.
  • Banhos de valeriana: essa é outra maneira de usar a valeriana para ajudá-lo a dormir e descansar. O preparo do banho é simples, você deve ferver 100 gramas de raiz seca em 1 litro de água por 10 minutos, depois adicioná-la à água preparada anteriormente na banheira, fazer uma mistura e deixá-la de molho por algum tempo.
  • Cápsulas de valeriana: essa forma de tomar valeriana é muito eficaz e prática, especialmente para pessoas que não toleram seu sabor e cheiro. As cápsulas consistem em pó de raiz ou extratos da planta que concentram seus ingredientes ativos. Normalmente, são prescritas quatro cápsulas por dia, 2 na hora do almoço e 2 no jantar.

O tempo de tratamento deve ser mantido inicialmente por 10 a 15 dias, seguido de uma pausa e, depois, um período mais longo de tratamento, entre 20 e 30 dias, independentemente do formato utilizado.

É importante lembrar que essa planta pode ser administrada em crianças acima de 12 anos, seguindo as doses indicadas pelo especialista.

Valeriana demora quanto tempo para fazer efeito? - Como tomar valeriana para dormir?

Como tomar valeriana para controlar a ansiedade

A valeriana também pode ajudar a controlar os nervos e a ansiedade. Esse benefício é devido aos seus componentes, incluindo os ácidos valerênico e isovalérico, localizados especificamente na raiz da planta, que atuam como ansiolíticos para aliviar episódios de angústia.

Para obter bons resultados, é importante saber como tomá-la. Aqui estão as formas de fazê-lo:

  • Extrato de valeriana: Extratos dessa planta podem ser facilmente encontrados em comprimidos, cápsulas ou tinturas, especialmente para pessoas que não toleram o aroma e sabor da valeriana encontrados nas infusões. Recomenda-se tomar até 3 gramas por dia, conforme as indicações dos laboratórios fitoterápicos.
  • Chás: As infusões de valeriana, por serem uma bebida, entram rapidamente na corrente sanguínea, permitindo que o efeito seja imediato. Pode ser consumida tanto fria quanto quente, mas é recomendável ingeri-la quente para aproveitar ao máximo suas propriedades. A preparação é simples, basta colocar um pouco da planta em uma xícara de água quente e adoçar com mel ou frutas. O ideal é consumi-la de 2 a 3 vezes ao dia.
  • Gotas de valeriana: Este é um produto farmacêutico também muito útil para acalmar os nervos. Recomenda-se tomar 6 mililitros em cada dose, até 3 vezes ao dia.

É seguro tomar valeriana?

Em geral, a valeriana é segura de tomar, com toxicidade muito baixa. Se tomada em excesso ou em doses inadequadas, os efeitos adversos que costumam aparecer são desconfortos, como fadiga, tontura e cólicas abdominais, que desaparecem em 24 horas.

Nesse sentido, o uso adequado da planta não representa um risco à saúde; no entanto, se as doses, o modo de usar e o tempo de tratamento não forem respeitados, pode causar alguns incômodos.

Por outro lado, o óleo essencial de valeriana não diluído é tóxico, pois contém vários compostos concentrados com propriedades tóxicas. Portanto, é importante diluí-lo muito bem antes do uso.

Precauções antes de tomar valeriana

Antes de tomar valeriana, é importante se informar sobre algumas precauções para evitar danos. As contraindicações mais relevantes são:

  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pois os princípios ativos da planta podem ser transmitidos pelo leite.
  • Em pacientes submetidos a um tratamento específico com algum tipo de sedativo, pois pode interagir e causar efeitos adversos.
  • Em pacientes submetidos a cirurgias, pois causa sedação peroperatória e atraso no despertar da anestesia.
  • Em pessoas que consomem álcool, pois os efeitos sedativos são potencializados.

Agora que você já sabe quanto tempo a valeriana demora para fazer efeito, talvez você possa se interessar sobre os usos medicionais da babosa.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Valeriana demora quanto tempo para fazer efeito?, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Bibliografia
  • Del Fresno, A. y Carretero, M. (2001). Valeriana. Fotoquímica, Farmacología y Terapéutica. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-valeriana-officinalis-fitoquimica-farmacologia-terapeutica-13019927
  • Mayoclinic. (2020). La Valeriana: ¿es un somnífero natural seguro y eficaz? Disponível em: https://www.mayoclinic.org/es/diseases-conditions/insomnia/expert-answers/valerian/faq-20057875
  • Medina, O. y col. (2008). Valeriana en el tratamiento a largo plazo del insomnio. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rcp/v37n4/v37n4a11.pdf
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Valeriana demora quanto tempo para fazer efeito?