Partilhar

Álcool de Alecrim: para que serve e como fazer

 
Por Nídia Figueira, Editora e redatora ONsalus. 15 abril 2020
Álcool de Alecrim: para que serve e como fazer

O alecrim é uma planta que oferece muitas propriedades para a saúde e uma forma de aproveitar seus benefícios é utilizá-lo externamente como álcool de alecrim. Este produto natural pode ser encontrado em ervanárias ou lojas de produtos naturais, mas também pode preparado em casa. O alecrim é antisséptico, antiespasmódico, aromatizante, depurativo e anti-inflamatório, razão pela qual é um excelente remédio natural para aliviar diversas condições.

Neste artigo do ONsalus, te explicamos como fazer álcool de alecrim, para que serve, seus usos, propriedades e contraindicações.

Também lhe pode interessar: Gengibre, para que serve?

Propriedades do alecrim

O alecrim é um arbusto perene provindo das regiões calcárias do mediterrâneo e possui interessantes propriedades culinárias e medicinais. Focando nestas últimas, vejamos a seguir para quê serve o alecrim e quais são todas suas propriedades para a saúde:

  • Melhora os sintomas de doenças respiratórias graças a suas propriedades estimulantes e efeitos tônicos.
  • Favorece a digestão e alivia sintomas como inchaço abdominal, acidez estomacal, gases e flatulências, devido a sua ação estimulante.
  • Alivia a dor de cabeça e as enxaquecas graças as suas propriedades analgésicas e relaxantes.
  • Melhora os sintomas provocados pela anemia ferropriva, já que possui um elevado conteúdo em ferro.
  • Combate a ação dos radicais livres e, consequentemente, previne o envelhecimento das células. Isto é possível graças as suas propriedades antioxidantes.
  • Reduz os problemas de má circulação sanguínea e alivia as dores musculares e menstruais devido a sua ação calmante e analgésica.
  • Melhora a saúde do cabelo ao estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo. Freia a queda do cabelo e também serve para combater a caspa e reduzir a oleosidade.

Álcool de alecrim: para que serve

O álcool de alecrim permite aproveitar as propriedades desta planta de forma tópica para aliviar determinadas doenças e desfrutar de uma pele mais uniforme, sem celulite ou pele casca de laranja. Entre os principais usos e propriedades do álcool de alecrim, temos:

Para varizes e pernas cansadas

Apesar de o uso de álcool de alecrim para varizes ser o mais popular, ele também é muito útil para aliviar pernas cansadas. O alecrim é rico em rosmaricina, um alcaloide natural muito utilizado para melhorar a circulação sanguínea e desta forma prevenir as varizes, o inchaço nos pés e auxilia na correta oxigenação das extremidades. Fazer uma massagem as pernas com o álcool de alecrim ajuda a aliviar os incômodos das pernas cansadas.

Para a celulite

A celulite representa um dos problemas estéticos mais comuns entre as mulheres. Embora não se conheça a causa exata da formação da pele casca de laranja, seu aparecimento está associado a problemas circulatórios que impedem a correta circulação da gordura e favorecem sua concentração. Um dos usos mais comuns do álcool de alecrim é sua aplicação nas pernas e abdômen para estimular o fluxo sanguíneo e assim melhorar a aparência da pele com celulite.

Propriedades antioxidantes

O alecrim é uma planta rica em vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a promover a saúde das articulações, pois estimulam a saúde das cartilagens do corpo.

Se está buscando prevenir a formação de rugas e fazer com que sua pele conserve sua elasticidade e tonalidade por muito mais tempo, você deve saber que a ação antioxidante do álcool de alecrim estimula a produção de colágeno e elastina, além de hidratar a pele.

Para a dor muscular

A dor muscular depois do treino e as lesões por causa de um movimento inadequado podem ser aliviadas se a área for massageada com álcool de alecrim. Isto acontece porque outras das propriedades do álcool de alecrim são as ações anti-inflamatórias, ajudando a desinflamar e relaxar a musculatura, razão pela qual este produto é muito utilizado por atletas.

Para a queda de cabelo

É muito usado para tratar a alopecia, já que seu uso externo para massagear o couro cabeludo estimula a circulação sanguínea e acelera o crescimento de cabelos novos. Para um efeito mais potente, recomenda-se aplicá-lo misturado com óleo de amêndoas.

Propriedades antissépticas

Por último, outras das propriedades do álcool de alecrim são as antissépticas, ajudando a evitar que feridas ou cortes sejam infectados. Para isso, basta passar um algodão umedecido com o álcool de alecrim sobre a lesão.

Álcool de Alecrim: para que serve e como fazer - Álcool de alecrim: para que serve

Outros usos do álcool de alecrim

  • Ajuda a melhorar os sintomas da gripe e do resfriado se aplicado no peito e nas costas.
  • Combate a caspa.
  • Previne a formação de marcas marrons se aplicado depois de uma pancada.
  • Melhora os sintomas do torcicolo e alivia dores articulares, musculares, reumáticas, etc.
  • Controla a dermatite seborreica.
  • Elimina a dor de cabeça.
  • Alivia a dor da gota.

Álcool de alecrim para a celulite: como usar e aplicar?

O álcool de alecrim funciona para eliminar a celulite? Esta é uma pergunta que muitas mulheres se fazem e que vamos responder a seguir.

A celulite é uma condição muito comum no sexo feminino, que provoca o aparecimento de nódulos nas camadas profundas da pele, devido a um aumento excessivo das células graxas e de uma incorreta drenagem dos líquidos no organismo. Apesar do álcool de alecrim não poder eliminar a celulite de forma imediata e milagrosa, pode favorecer seu desaparecimento e melhorar a aparência da pele afetada, pois:

  • Conta com propriedades anti-inflamatórias.
  • Combate a retenção de líquidos.
  • Favorece a diluição dos depósitos de gordura.
  • Reativa a circulação do sangue.
  • Previne a flacidez da pele.
  • Melhora a elasticidade da pele.
  • Tonifica a pele.

Como usar o álcool de alecrim para a celulite

  1. Prepare o álcool de alecrim em casa seguindo a receita que mostraremos mais a frente ou adquira o produto em uma ervanária ou loja de produtos naturais.
  2. Esfolie a pele da área afetada para que assim o produto penetre muito melhor e o tratamento tenha mais efeito.
  3. Embebe um pedaço de algodão com álcool de alecrim e faça uma massagem circular ascendente na área que tem interesse em tratar. Com os movimentos ascendentes, você ajuda a reativar de forma muito melhor o fluxo sanguíneo.
  4. Deixe o álcool de alecrim agir durante cerca de 10 minutos sobre a pele.
  5. Passado esse tempo, enxague a área com água morna.
  6. Finalmente, para potencializar os efeitos do álcool de alecrim contra a celulite, você pode aplicar um creme firmador que te ajudará a ter uma pele mais lisa.
Álcool de Alecrim: para que serve e como fazer - Álcool de alecrim para a celulite: como usar e aplicar?

Contraindicações do álcool de alecrim

Além de conhecer todas as propriedades do álcool de alecrim, é importante que antes de utilizá-lo, saibamos quais são suas contraindicações para evitar pôr em risco nossa saúde:

  • O álcool de alecrim é um remédio natural que deve ser utilizando somente externamente, ou seja, sua ingestão é totalmente proibida, pois poderia afetar consideravelmente a saúde estomacal e hepática. Da mesma forma, não deve-se abusar do seu uso tópico, já que pode causar lesões nos rins e avermelhamento da epiderme.
  • As mulheres grávidas ou em período de lactância não devem usá-lo sem consultar um médico.
  • Também não é recomendado usar este remédio natural em pessoas que sofrem de doenças dermatológicas, como a psoríase ou o eczema, já que pode afetar consideravelmente a saúde destes tipos de pele, pois o alecrim é uma planta que contém cânfora.

Como fazer álcool de alecrim

Para fazer essa receita de álcool de alecrim caseiro e poder aproveitar todas as suas propriedades de uma forma eficaz, você apenas precisa seguir as instruções que indicamos a seguir.

Ingredientes e material

  • 50 gramas de folhas frescas de alecrim. Se usar o alecrim fresco, os princípios ativos do álcool serão muito mais eficazes.
  • 250 ml de álcool 90% (ou mais) a venda em farmácias.
  • Uma garrafa de vidro escuro e com tampa.

Preparo

  1. Coloque as folhas de alecrim e o álcool na garrafa de vidro.
  2. Tampa a garrafa e deixa o alecrim marinar no álcool durante 15 dias em um lugar escuro.
  3. Passado este tempo, filtre o preparo, passe-o para uma garrafa opaca e comece a aproveitar as propriedades do álcool de alecrim.

Recomendamos que, na hora de escolher as ramas de alecrim, prefira apenas as que têm flores, pois isto te permitirá obter um álcool muito mais concentrado em benefícios naturais.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Álcool de Alecrim: para que serve e como fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Vídeos relacionados com Álcool de Alecrim: para que serve e como fazer

1 de 3
Vídeos relacionados com Álcool de Alecrim: para que serve e como fazer

Escrever comentário sobre Álcool de Alecrim: para que serve e como fazer

O que lhe pareceu o artigo?

Álcool de Alecrim: para que serve e como fazer
1 de 3
Álcool de Alecrim: para que serve e como fazer

Voltar ao topo da página