Pode ter relação usando óvulo Albocresil?
Todas as mulheres sofrem, em algum momento da sua vida, de infecções vaginais que necessitam de tratamento médico e farmacológico de acordo com os sintomas apresentados.
Muitas mulheres sexualmente ativas acabam se perguntado se podem ou não ter relação durante o tratamento indicado pelo ginecologista. Uma vez feito o diagnóstico de uma infeção vaginal que requer o uso de óvulos vaginais, devem ser tomadas algumas precauções para evitar o contágio do parceiro e para garantir que a eficácia do tratamento não é afetada. No seguinte artigo do ONsalus, respondemos com detalhe à pergunta: "Pode ter relação usando óvulo Albocresil?".
Albocresil: para que serve
As infecções vaginais comuns em mulheres que requerem o uso de Albocresil óvulos são provocadas por:
- Diminuição dos níveis de estrógenos: o que provoca o aumento do pH vaginal, diminuindo a acidez da vagina e dificultando o controlo das bactérias que originem processos infecciosos.
- Falta de higiene.
- Uso de roupa interior justa ou de materiais sintéticos.
- lesão de tecidos e irritação durante o processo infeccioso.
Dentro dois diferentes tipos de patologias vaginais que afetam as mulheres, encontramos:
- Candidíase.
- Vaginose bacteriana.
- Vaginite por tricômonas.
- Doença inflamatória pélvica.
Todas estas doenças devem ser diagnosticadas por médicos especialistas em ginecologia para obter a receita médica adequada a cada um dos sintomas que a paciente apresenta e, assim, iniciar o tratamento específico para o tipo de infecção.
As doenças vaginais infecciosas são tratadas com medicamentos administrados por via oral ou local, dependendo do microorganismo que provoca a doença a nível local, tanto em creme como em óvulos, como é o caso do Albocresil. Esta aplicação serve para garantir que o tratamento funciona mais rapidamente, evitando assim possíveis complicações. Este tipo de tratamento deve ser cumprido de acordo com as indicações do especialista e, em muitos casos, o parceiro da mulher também deve ser tratado para garantir reincidências da infecção em um curto período de tempo.
Óvulos ginecológicos para infecção
Em infecções vaginais como candidíase ou vaginose, o médico pode recomendar o uso de Albocresil óvulos vaginais, já que atuam de forma direta sobre o problema e na zona afetada sem necessidade de passar pelo estômago, como é o caso dos antibióticos administrados por via oral. Com o uso de óvulos vaginais, evitamos alterações gastrointestinais.
Os benefícios obtidos são imediatos devido à aplicação do tratamento de forma discreta na zona vaginal. A pessoa indicada para comunicar o tempo de duração e tipo de óvulo vaginal a usar é o médico especializado em ginecologia.
Durante a aplicação do tratamento, devem ser tomadas certas medidas de precaução, como é o caso das relações sexuais. No seguinte apartado, explicamos se pode ter relação usando óvulo Albocresil.
Albocresil óvulos: pode ter relação?
As infecções vaginais podem provocar alterações na flora vaginal e alterar o pH vaginal de forma a lesionar a mucosa e provocar irritação e desconforto. Tudo isto se evidencia durante o ato sexual, não sendo recomendado ter relações sexuais durante o uso de Albocresil óvulos ou outros óvulos vaginais, assim como nos sete dias seguintes ao tratamento. Assim, é possível garantir que o tratamento é mais eficaz.
Entre as razões que explicam porque não pode ter relação usando Albocresil em óvulos vaginais, encontramos:
- Aumento do risco de infecções vaginais após a alteração da flora vaginal. Ter relações sexuais durante a persistência do processo infeccioso pode piorar a infecção existente.
- Existe o risco de que os métodos anticoncepcionais como os preservativos se rompam ou percam a sua eficácia devido à alteração do pH da vagina.
- Ter relações sexuais sem preservativo pode provocar o contágio do parceiro e, dessa forma, criar um ciclo vicioso que coloca a saúde sexual do casal em risco.
O efeito do tratamento com os óvulos pode ser afetado pela irritação da mucosa vaginal e os benefícios do tratamento podem ser minimizados, aumentando assim o risco de manter o processo infeccioso por mais tempo.
Para manter uma relação sexual saudável, os especialistas recomendam não ter encontros sexuais antes ou depois de colocar um óvulo vaginal, já que pode afetar o processo terapêutico. O ideal é esperar por um período de 7 dias depois de finalizar o tratamento com Albocresil.
Caso o casal se encontre sob indicações de um tratamento preventivo, é essencial concluir o processo para retomar as relações sexuais, já que essa é a única forma de evitar reinfecções.
Cada processo infeccioso é avaliado de forma individual e, por isso, é essencial manter o contato com o especialista, que será a pessoa indicada para oferecer orientação sobre cada caso em particular. Não hesite em consultar o seu médico de confiança.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode ter relação usando óvulo Albocresil?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sexualidade.
1. Revista Médica Herediana. Prevalência de vaginite e vaginose bacteriana em pacientes com corrimento vaginal anormal no Hospital Nacional Arzobispo Loayza. Disponível em <http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1018-130X1999000400005> Acessado em 14 de fevereiro de 2019.
- ANVISA. Albocresil. Disponível em <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=21325852016&pIdAnexo=3775985>. Acessado em 14 de fevereiro de 2019.