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Benefícios da valeriana para a saúde

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 7 fevereiro 2018
Benefícios da valeriana para a saúde

A valeriana é uma das plantas medicinais mais populares e usadas em todo o mundo. Originária da Europa e de algumas zonas da Ásia, a planta é particularmente indicada para combater os distúrbios do sono e o nervosismo, já que é muito eficaz em casos leves ou moderados como substituto de medicamentos. Em ONsalus, explicamos quais são os benefícios da valeriana para a saúde e em que casos o consumo desta planta é benéfico e recomendado!

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Como a valeriana age no organismo?

A valeriana é uma planta medicinal que pode ser consumida sem nada mais, mas que também está presente em diversos produtos sedativos e calmantes. Esta planta atua como um sedativo sobre o nosso sistema nervoso e também sobre o cérebro, favorecendo o relaxamento. Por esse motivo, é usada para ajudar a reduzir o impacto de situações de estresse ou a regular o sono em casos de insônia.

Ao contrário de muitos medicamentos usados com o mesmo objetivo, a valeriana não produz um esgotamento residual nem provoca a sensação de debilidade ou empatia em quem consome a planta, sempre que é ingerida corretamente.

Benefícios da valeriana

Entre os benefícios da valeriana, destacamos o seu poder para:

  • Favorecer o sono em casos de insônia leve, moderada ou esporádica devido ao seu efeito sedante. reduzir o estresse e a ansiedade associadas a períodos de nervosismo graças aos seus efeitos calmantes. Além disso, favorece pacientes com depressão leve, fazendo com que se sintam menos alterados e agindo como um anti-depressivo natural.
  • Estes benefícios fazem da valeriana uma boa alternativa para tratar afecções comuns como a dor de cabeça ou de estômago.
  • Por ajudar a estabilizar o ritmo cardíaco, esta planta também é muito útil para pacientes com arritmias.
  • O seu efeito sedante também favorece o tratamento de dores musculares e condições articulares como a artrite.
  • A sua ação anti-inflamatória faz com que a valeriana seja uma boa opção para reduzir dores menstruais e transtornos intestinais como os que são provocados por cólon irritável ou Doença de Crohn.
  • Por ser perfeita para acalmar os nervos e os estados de humor alterados, também é uma boa solução para tratar a hiperatividade naturalmente.
  • É um excelente coadjuvante no tratamento de certos vícios, já que reduz a ansiedade em pessoas que estão deixando de fumar, de beber ou de consumir drogas.
Benefícios da valeriana para a saúde - Benefícios da valeriana

Como tomar valeriana?

Existem diversas formas de tomar valeriana, uma planta medicinal que pode ser adquirida em diversos formatos em lojas de produtos naturais ou ervanárias. As formas mais comuns de ingerir esta planta são:

Em infusão

Embora o seu gosto possa ser um pouco amargo, esta é a solução ideal para os dias de maior tensão. Adicione uma colher de valeriana seca em uma xícara de água fervente, deixe repousar por 5 minutos, coe e beba. Se o gosto for demasiado forte, adoce com um pouco de mel. Tome entre 2 e 3 xícaras por dia sem ultrapassar esta quantidade.

Em cápsulas

É uma das alternativas mais simples para consumir valeriana, especialmente quando se trata de problemas de insônia ou nervosismo. Cada produto conta com uma posologia diferente, dependendo dos miligramas que cada cápsula contém. No entanto, a quantidade recomendada normalmente é a de 2 comprimidos tomadas de 30 minutos a 2 horas antes de dormir. A dose recomendada não deve exceder os 6 comprimidos por dia, embora seja imprescindível consultar o folheto das cápsulas que você estiver usando.

Em óleo essencial

Este produto é extraído da raiz de valeriana, sendo um formato bastante intenso que deve ser consumido com moderação. Recomendamos a ingestão de 2 gotas deste óleo 2 ou 3 vezes por dia em períodos de muita tensão ou nervosismo. Adicionalmente, você pode colocar umas gotas deste óleo na água da banheira para aliviar dores musculares e favorecer o relaxamento.

Benefícios da valeriana para a saúde - Como tomar valeriana?

Contraindicações da valeriana

Apesar de ser uma planta natural, esta alternativa não deve ser usada em determinados casos. As contraindicações da valeriana são:

  • Gravidez e lactância: a segurança do consumo de valeriana não foi provada nestes casos, pelo que deve ser evitada.
  • Crianças menores de 3 anos não devem consumir esta planta.
  • O óleo essencial é contraindicado topicamente em pessoas com alergias respiratórias e crianças com menos de 10 anos.
  • A valeriana nunca deve ser combinada com: álcool, medicamentos sedantes ou outras plantas com efeitos calmantes ou esta propriedade pode ser incrementada.
  • É muito importante suspender o consumo de valeriana , pelo menos, 2 semanas antes de qualquer intervenção cirúrgica, já que pode influenciar o efeito da anestesia.
  • Se você está fazendo algum tratamento médico, discuta a possibilidade de consumir valeriana com o seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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