Plantas e ervas medicinais

A espirulina engorda ou emagrece?

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 18 dezembro 2024
A espirulina engorda ou emagrece?

A spirulina ganhou muita atenção nos últimos anos devido às suas supostas propriedades emagrecedoras, mas muitas pessoas ainda têm a dúvida: a espirulina engorda ou emagrece? A resposta é que esse superalimento, além de proporcionar muitos benefícios à saúde em geral, pode ajudar a emagrecer, graças ao fato de inibir o apetite e ajudar a se sentir mais saciado. No ONsalus, vamos lhe contar mais sobre essa poderosa alga.

Índice
  1. O que é a espirulina e por que ela é tão popular?
  2. A spirulina engorda ou emagrece?
  3. Como a espirulina deve ser consumida para perder peso?
  4. Contraindicações consumo

O que é a espirulina e por que ela é tão popular?

A espirulina é uma alga unicelular que cresce em águas salgadas e alcalinas. Ela tem uma alta concentração de vitaminas B, minerais e antioxidantes. Isso fez com que a alga se tornasse um superalimento para vegetarianos, veganos e atletas.

Graças ao seu conteúdo de fenilalanina, um aminoácido importante para a saciedade, muitas pessoas procuram esse superalimento para reduzir o apetite. A espirulina também é considerada rica em proteínas, o que permite que as pessoas se sintam com energia e se alimentem bem.

Além disso, a espirulina ganhou popularidade por causa da siguintes razões:

  • Tem propriedades antioxidantes. Elas são ideais para combater os radicais livres e, assim, proteger as células de qualquer dano ambiental.
  • É um alimento completo como poucos, devido à sua alta concentração de nutrientes.
  • Melhora o sistema imunológico
  • Aumenta os níveis de energia do corpo
  • Reduz a inflamação.
  • É uma fonte de proteína vegetal, perfeita para quem se alimenta principalmente de vegetais.

Embora a spirulina seja normalmente cultivada em locais quentes, agora está sendo cultivada em laboratórios em todo o mundo devido à alta demanda por esse superalimento, que pode ser encontrado no mercado em pó ou em cápsulas.

A espirulina engorda ou emagrece? - O que é a espirulina e por que ela é tão popular?

A spirulina engorda ou emagrece?

Muitas pessoas consomem spirulina porque acreditam que ela as ajudará a perder peso, mas qual é a base para essa crença? Alguns dos motivos são os seguintes:

  • Acelera o metabolismo: algumas pesquisas sugerem que a spirulina pode ajudar o metabolismo a trabalhar mais rápido e, assim, queimar calorias mais rapidamente.
  • Aumenta a saciedade: por ser rica em fibras e proteínas, o que reduziria a compulsão por comida e reduziria a ingestão de calorias.
  • Redução da gordura corporal: alguns estudos indicam que a spirulina pode reduzir a gordura corporal, mas são necessárias mais pesquisas para que os resultados sejam conclusivos sobre esse ponto.

Todos esses benefícios são atribuídos ao efeito termogênico da espirulina, ou seja, alguns de seus compostos podem aumentar a temperatura corporal e, assim, fazer com que o metabolismo trabalhe mais rápido e queime calorias com mais facilidade.

O ganho de peso associado a processos inflamatórios pode diminuir com a ingestão de spirulina. Por fim, os hormônios que influenciam o metabolismo e o apetite, como a grelina e a leptina, podem ser modulados pela espirulina.

Tudo isso levou à crença de que a spirulina tem a capacidade de ajudar na perda de peso, mas são necessários mais estudos e as conclusões precisam ser mais claras, pois as evidências são limitadas e os resultados não foram replicados com precisão. Alguns estudos chegaram a concluir que os resultados da ingestão de spirulina são semelhantes aos de um placebo.

A espirulina engorda ou emagrece? - A spirulina engorda ou emagrece?

Como a espirulina deve ser consumida para perder peso?

De qualquer forma, aqueles que acreditam que a spirulina emagrece porque funcionou para eles em seu caso particular, tomam-na da seguinte maneira:

  • Cada produto tem instruções sobre como tomar esse suplemento, portanto, cada instrução deve ser seguida, dependendo da marca. Embora cada caso seja individual e os objetivos de cada pessoa sejam diferentes, a dose considerada segura é de 1 a 3 gramos por dia. Sugere-se que a spirulina seja combinada com atividade física e uma dieta balanceada, já que se trata de um suplemento.
  • Um nutricionista ou médico deve ser consultado antes de começar a tomar qualquer suplemento.
  • Seguindo as doses recomendadas, ela pode ser tomada diariamente.
  • A spirulina pode ser tomada em pó, comprimidos ou cápsulas, dependendo da preferência de cada pessoa.

É importante esclarecer que a spirulina é um suplemento alimentar que pode trazer benefícios à saúde, mas não é uma solução instantânea e deve ser acompanhada de um estilo de vida saudável. Além disso, ela não atua na queima de gordura - na verdade, nenhum alimento queima gordura por si só -, mas promove a perda de peso se for mantido um estilo de vida equilibrado e a prática de atividade física.

Acredita-se que ela possa diminuir a circunferência da cintura e ajudar na perda de peso, mas os estudos devem continuar para confirmar a eficácia desse suplemento. Essa alga carece de certos aminoácidos essenciais, por isso é recomendável adicionar mais proteína à dieta.

Por fim, esse suplemento pode ser incorporado a iogurtes, sucos, smoothies, panquecas, sopas, panquecas e outras preparações.

Contraindicações consumo

Em geral, a spirulina é bem tolerada, mas, se ingerida em excesso, pode causar alguns efeitos adversos, como

  • Diarreia
  • Estômago irritado
  • Inchaço
  • Edema
  • Flatulência
  • Dor de cabeça
  • Rubor facial
  • Dor muscular
  • Sudorese

Deve-se observar que a spirulina deve ser cultivada em condições controladas, pois pode conter contaminantes ou metais pesados quando não é cultivada. É aconselhável comprar marcas reconhecidas de qualidade comprovada e, em caso de efeitos colaterais, consultar um médico.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A espirulina engorda ou emagrece?, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Bibliografia
  • Bohorquez Medina, S. L. (2017). Efecto de la espirulina en el manejo de las alteraciones metabólicas relacionadas a la obesidad: Revisión sistemática.
  • Benages, I. A., & Pizzorno, M. T. (1982). Espirulina. Acta Farmacéutica Bonaerense, 1.
  • García-Ishimine, R., Rodríguez-Vega, J., & Mejía-Pinedo, D. (2020). Efecto hepatoprotector, antioxidante y anticancerígeno de la espirulina. Revista Habanera de Ciencias Médicas, 19(6).
  • Guillen-Martín del Campo, J. A., Calvillo-Femat, A., Mosqueda-Esparza, J. I., Rodríguez-Hernández, A. I., & Jaramillo-González, F. (2020). Espirulina un suplemento alimenticio como posible alternativa en el control de peso. Un estudio con ratas Wistar. Journal of the Selva Andina Research Society, 11(1), 49-56.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
A espirulina engorda ou emagrece?