Partilhar

Gengibre, para que serve?

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 14 março 2018
Gengibre, para que serve?

O gengibre é uma das plantas mais usadas na medicina tradicional chinesa devido aos seus múltiplos benefícios. Além disso, é um ingrediente amplamente usado em gastronomia, especialmente na cozinha oriental. Com um gosto intenso, esta raiz é usada para o tratamento de diversas condições, especialmente problemas de estômago, congestão e resfriados. Se você deseja usar este ingrediente como remédio natural mas não conhece os seus usos ou doses adequadas, continue lendo este artigo do ONsalus e descubra: Gengibre, para que serve - usos medicinais e contraindicações.

Também lhe pode interessar: Benefícios da valeriana para a saúde

Contraindicações do gengibre

Embora o gengibre seja um remédio natural muito popular, este ingrediente não deve ser consumido frequentemente por pacientes com determinadas condições que, ao invés de desfrutar dos benefícios desta raiz para a saúde, podem ser afetados pelo seu consumo.

Desse modo, o gengibre é contraindicado para casos de:

  • Doenças gastrointestinais como úlceras, gastrite, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e colite.
  • Quem sofre de tensão arterial elevada, já que esta raiz pode aumentar a pressão arterial.
  • Pessoas com cálculos biliares.
  • Quem consome medicamentos para a diabetes, para a circulação sanguínea ou para a hipertensão arterial.

Infusão de gengibre para problemas gastrointestinais

Um dos usos medicinais do gengibre mais extensos é o tratamento de diversas condições gastrointestinais. As suas propriedades digestivas aumentam a produção de enzimas que favorecem a digestão dos alimentos e reduzem a pesadez, a indigestão e os gases intestinais.

Por esse motivo, o consumo de gengibre é recomendado para:

  • Melhorar a digestão e reduzir a pesadez depois de uma refeição excessiva.
  • Diminuir a presença de gases e flatulências.
  • Combater as náuseas.
  • Prevenir as infecções bacterianas que afetam o estômago.
  • Ajudar a eliminar as bactérias que provocam infecções intestinais que causam sintomas como a diarreia, a dor de estômago e os vômitos.

O melhor formato para obter todos estes benefícios é a infusão de gengibre, tomando uma xícara depois de cada refeição principal. Para preparar este chá, ferva um litro de água e, assim que levantar fervura, adicione uma raiz de gengibre previamente descascada e cortada em pedacinhos. Deixe ferver por 10 minutos e apague o fogo. Deixe repousar por mais 10 minutos, coe e beba uma xícara.

Você pode ingerir, no máximo, 3 xícaras por dia, nos momentos em que necessitar.

Gengibre, para que serve? - Infusão de gengibre para problemas gastrointestinais

Gengibre para tratar o resfriado e a congestão

Devido à sua grande capacidade para combater bactérias, ao seu efeito expectorante e às suas propriedades que ajudam a expulsar o muco, um dos usos medicinais mais populares do gengibre é a sua capacidade de combater resfriados, reduzir a congestão nasal, favorecer a eliminação de mucosidades, aliviar a sinusite e diminuir a tosse com expectoração.

A melhor maneira de aproveitar todos estes benefícios consiste em beber 3 xícaras de infusão de gengibre quente por dia, incrementada com o suco de meio limão para potenciar o seu efeito antibacteriano e adicionar um toque extra de vitamina C.

Gengibre, para que serve? - Gengibre para tratar o resfriado e a congestão

Gengibre para diminuir a dor e a inflamação

O gengibre é um anti-inflamatório e analgésico natural usado pra diminuir dores estomacais ou de síndrome pré-menstrual de um jeito eficaz. Para conseguir estes efeitos, é possível usar a raiz de dois jeitos diferentes:

  • Infusões para dores estomacais e menstruais: beber entre 2 e 3 xícaras de infusão de gengibre por dia pode ajudar a reduzir este incômodo, desinflamando a área a tratar e diminuindo a dor.
  • Compressas embebidas na infusão de gengibre para dores articulares: esta raiz é muito popular no tratamento de dores articulares e condições como a artrite. Você deve fazer uma infusão de gengibre do mesmo jeito que prepararia para beber, embeber um pano no líquido e aplicar a compressa quente na zona afetada pela dor. Deixe por 15 minutos, sempre com o pano quente, e volte a molhar caso ele esfrie. Repita a cada 6 horas.
Gengibre, para que serve? - Gengibre para diminuir a dor e a inflamação

Infusão e cápsulas de gengibre para melhorar a circulação

Quem padece de problemas circulatórios, pernas cansadas ou varizes pode usar o gengibre para melhorar a circulação sanguínea para eliminar o desconforto e garantir uma saúde geral melhor.

Para isso, podem ser ingeridas entre 2 e 3 xícaras de infusão por dia ou consumir 3 cápsulas de gengibre de 250 mg divididas entre as refeições principais (e que podem ser adquiridas em lojas de produtos naturais). Este é um jeito fácil de desfrutar dos seus benefícios mas, se você prefere a versão natural, incorpore o ingrediente nas suas saladas, sopas ou guisados.

Gengibre, para que serve? - Infusão e cápsulas de gengibre para melhorar a circulação

Gengibre para dor de dente e mau hálito

As causas das dores de dente são diversas. Contudo, um dos usos medicinais mais populares do gengibre consiste em mascar uma rodela desta raiz com o dente afetado para aproveitar todos os seus efeitos analgésicos. Você também pode aplicar compressas embebidas na infusão no rosto na zona onde você sente a dor de dentes para aliviar o desconforto.

Se você sofre com problemas de mau hálito, mascar gengibre pode ajudar muito, pois possui um poder antibacteriano que ajuda a controlar este problema.

Outros usos medicinais desta raiz

  • O óleo essencial de gengibre é perfeito para diminuir a tensão e a dor muscular. Deve ser aplicado na zona com uma massagem relaxante para potenciar o seu efeito.
  • Prevenir vômitos e náuseas, ingerindo 2 xícaras de infusão por dia. É importante não tomar esta mistura com o estômago vazio nestes casos.
  • Ideal para prevenir náuseas, pode ser ingerido na dieta ou em infusão.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gengibre, para que serve?, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Escrever comentário sobre Gengibre, para que serve?

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Velodivio Santos
Normalmente eu coloco na sopa! É muito bom mesmo!
marcolino pedro
o gengibre também é afrodisíaco?
Amosse Comando cajombo
Obrigado ONsalus, por mi dar o bom imformasao e o bem deste planta Gengibre, eu so , plantavam como flor , por enquanto , vou seguir o vosso conselho como medicinas !
Nídia do Carmo (Editor/a de ONsalus.com.br)
Oi Amosse! Muito obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o ONsalus e tudo de bom para você!

Gengibre, para que serve?
1 de 5
Gengibre, para que serve?

Voltar ao topo da página