menu
Partilhar

Propriedades medicinais da camomila

 
Por Redação ONSalus. 9 março 2022
Propriedades medicinais da camomila

Pode-se dizer que a camomila é uma das plantas medicinais que vem primeiro à nossa mente quando pensamos em tratar problemas digestivos. Esta erva aromática não apenas é útil para tratar doenças abdominais, como também pode ser utilizada como ingrediente no preparo de shampoos e diferentes tratamentos para o cabelo.

A origem da camomila é europeia e ela costuma sobreviver a qualquer mudança climática. No ONsalus te explicamos quais são as propriedades medicinais das camomila, seus benefícios e contraindicações. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Usos medicinais da babosa

Usos e propriedades medicinais da camomila

A seguir, falaremos sobre os diferentes usos e propriedades medicinais da camomila, uma planta bastante popular em todo o mundo conhecida principalmente pelo chá:

  1. A camomila age como um estimulante digestivo, permitindo a secreção e produção da bílis, por isso que diminui a formação de gases e flatulências no tubo digestivo. Sua função reparadora e protetora ajuda em doenças do cólon, gastrite, úlceras ou doença de Crohn. Alguns de seus componentes lhe dão um valor anti-inflamatório que é adequado para as cólicas. Para tratar úlceras é aconselhável misturar a camomila com as flores da tília e da laranjeira. Ferva uma xícara de água e adicione 1 colher de cada um destes ingredientes, deixe em repouso e depois beba três xícaras ao dia.
  2. É um excelente remédio natural para tratar os sintomas pré-menstruais, graças as suas propriedades calmantes. Além disso, facilita o corrimento e evita as cólicas.
  3. Se você sofre de nervosismo ou insônia, beba uma xícara de chá de camomila antes de dormir, suas propriedades sedativas te ajudarão a acalmar o nervosismo e dormir melhor.
  4. A camomila ajuda a baixar o colesterol, pois possui um composto chamado colina, que faz parte das vitaminas do grupo B e tem como função eliminar o colesterol acumulado nas artérias, prevenindo a arteriosclerose. Também é necessário que você tenha uma dieta adequada para diminuir os valores do colesterol.
  5. Esta erva também possui propriedades diuréticas que permitirão limpar o organismo de toxinas, também sendo benéfico no tratamento da obesidade e quando se está com os valores de ácido úrico elevados.
  6. Suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias ajudam a desinchar os seios paranasais devido à sinusite e eliminar as bactérias. Para este caso é utilizado o óleo essencial de camomila. Para usá-lo basta diluir algumas gotas em dois litros de água e fazer inalações.
  7. Outro dos usos medicinais da camomila é como colírio natural ou para tratar a conjuntivite ou os terçóis. Deixe uma 1 colher pequena de flores secas de camomila em infusão por 15 minutos em 1 xícara de água. Umedeça um algodão nesta infusão e limpe o olho.
  8. Já suas propriedades anti-inflamatórias permitem acalmar a dor no caso de uma artrose ou ciática. Para tratar estas doenças com camomila você deve macerar 50 gramas de flores secas de camomila e deixar de molho em um litro de azeite de oliva por duas horas. Deixe esta mistura guardada em um recipiente escuro e passe-a quando sentir dor.
  9. Por fim, outra das propriedades medicinais da camomila é que, com os enxagues frios de infusão de camomila você pode tratar os problemas bucais como as cáries e as dores de dente.
Propriedades medicinais da camomila - Usos e propriedades medicinais da camomila

Como tomar a camomila?

A forma mais comum de tomar camomila é pelo chá, no entanto, ela também está disponível na forma de cápsulas, sendo que é importante não ultrapassar a dose diária recomendada (no máximo três vezes ao dia).

A camomila também está presente em sabonetes, shampoos e pomadas. Deve-se destacar que embora seja um produto natural, sempre é recomendável consultar um médico antes de consumi-la. As quantidades de camomila que devem ser ingeridas dependerão de cada pessoa, de acordo com sua idade e estado de saúde.

Propriedades medicinais da camomila - Como tomar a camomila?

Contraindicações da camomila

Apesar de todos seus benefícios e propriedades medicinais da camomila, ela pode ser contraindicada para algumas condições:

  • Sua ingestão em excesso pode causar vômitos.
  • Pode causar reações alérgicas em peles sensíveis.
  • Evite seu consumo em excesso se você está grávida, já que possui efeitos abortivos.
  • Se toma medicamentos com efeito sedativo, não tome camomila.
  • Não deve misturá-la com álcool porque aumenta o efeito ansiolítico.
  • Evite esta erva se você toma anticoagulantes.
  • O óleo essencial de camomila é contraindicado para crianças menos de 5 anos.

Agora que você já sabe os benefícios e propriedades medicinais da camomila, não perca este artigo sobre 6 chás que ajudam a descer a menstruação.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades medicinais da camomila, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Propriedades medicinais da camomila
1 de 3
Propriedades medicinais da camomila

Voltar ao topo da página