Partilhar

6 Chás para descer a menstruação

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 9 julho 2019
6 Chás para descer a menstruação

Um atraso da menstruação é um dos motivos frequentes de preocupação entre mulheres em idade fértil e com uma vida sexual ativa. A verdade é que o primeiro pensamento costuma ser o de uma gravidez e, no caso de existir a possibilidade de estar grávida, você deve fazer um exame para confirmá-la ou descartá-la. Contudo, além da gravidez, existem muitos outros motivos pelos quais a menstruação pode atrasar e demorar mais do que o normal para chegar. No seguinte artigo do ONsalus vamos revelar quais podem ser estes motivos e mostraremos alguns dos remédios naturais mais eficazes que existem para favorecer a chegada da menstruação: chás e infusões elaborados a partir de plantas que possuem propriedades emenagogas, as quais estimulam o fluxo sanguíneo na pélvis e no útero e ajudam a regular os ciclos menstruais. Continue lendo e conheça os 6 melhores chás para descer a menstruação.

Também lhe pode interessar: Menstruação adiantada: causas

6 chás para descer menstruação

Esses são os 6 melhores chás para descer menstruação atrasada:

  • Chá de canela
  • Chá de orégano
  • Chá de camomila
  • Chá de arruda
  • Chá de salsinha
  • Chá de artemísia

Continue lendo para saber como preparar e tomar cada um deles e descer a menstruação rapidamente.

Menstruação atrasada: causas

Antes de começar a consumir qualquer remédio natural que estimule o fluxo menstrual é importante identificar qual é a causa do atraso menstrual para não pôr sua saúde em perigo. Especialmente, em primeiro lugar, deve-se descartar a possibilidade de estar grávida, por isso que, diante da menor suspeita, é essencial fazer um teste de gravidez. Deve-se ter em conta que este teste apenas deve ser feito quando tiverem passado 7 dias de atraso, já que se feito antes disso poderia dar um falso negativo. Agora, quando não é devido à gravidez, algumas das causas do atraso da menstruação mais comuns podem ser as seguintes:

  • Erros no cálculo do ciclo menstrual, já que há mulheres que têm menstruações regulares, mas também há outras que têm menstruações irregulares.
  • Estresse e/ou ansiedade.
  • Sofrer de ovários policísticos.
  • Mudanças bruscas de peso.
  • Ingestão de alguns medicamentos.
  • Interrupção de anticoncepcionais.
  • Estar em período de amamentação.
  • Pré-menopausa.
  • Doenças da tireoides ou doenças crônicas.
  • Praticar esportes muito intensos ou em excesso.

No artigo Menstruação atrasada: o que pode ser explicamos todos estes fatores de uma forma mais detalhada. A seguir, vamos mostrar quais plantas medicinais consumidas por infusão podem ajudar a estimular o fluxo sanguíneo e fazer com que a menstruação chegue mais rápido. Não obstante, é importante saber que não se tratam de produtos milagrosos que farão com que a menstruação desça imediatamente, nem de forma repentina. Da mesma forma, você não deve consumi-los se você suspeita que pode estar grávida ou sofrendo de algum problema de saúde não diagnosticado.

Chá de canela para menstruação descer

Um chá para descer menstruação urgente muito popular é o chá de canela, que pelo fato de contar com propriedades que favorecem a circulação do sangue, permite que o útero se contraia, induzindo assim a menstruação. Além disso, age como um bom anticoagulante natural e ajuda a combater as cólicas menstruais e os inchaços típicos desses dias do mês.

Preparo

Ferva 2 ramas de canela em 200 ml de água durante alguns minutos. Depois, retire o preparo do fogo e deixar em repouso durante cinco minutos. Por fim, coe e beba.

6 Chás para descer a menstruação - Chá de canela para menstruação descer

Chá de orégano para descer a menstruação

Para fazer a menstruação descer o mais rápido possível, você também pode recorrer ao consumo do chá de orégano, uma vez que este possui propriedades emenagogas que ajudam a regular a menstruação, além de ser um excelente remédio natural para aliviar os desconfortos menstruais, as dores de cabeça, a retenção de líquidos e a melhorar a irritabilidade que as mulheres sentem durante o período.

Preparo

Para fazer o popular chá para descer menstruação rápido, basta esquentar 2 copos de água até que cheguem ao ponto de ebulição. Adicionar 1 punhado de folhas frescas ou secas de orégano e deixar ferver durante 2 minutos. Depois retirar do fogo e deixar descansar durante 2 ou 3 minutos; Finalmente, coar e adicionar um pouco de mel se desejar melhorar o sabor. Recomenda-se consumir este chá durante vários dias antes da menstruação para adiantá-la. Não obstante, é muito importante que o chá de orégano não seja tomado se há a suspeita de gravidez, já que ele é conhecido por possuir propriedades abortivas.

Chá de camomila para menstruação

Além de ser benéfica para os problemas estomacais, a camomila é um dos melhores remédios para descer menstruação que podemos tomar quando estamos com um atraso menstrual que não é consequência de uma gravidez. Ela ajuda a regular a menstruação e diminuir tanto as dores que podem surgir durante os dias prévios à menstruação quanto as dores que se sentem uma vez que esta já tenha descido. Tudo isso graças as suas propriedades anti-inflamatórias, relaxantes, calmantes e analgésicas.

Preparo

Adicione 1 sachet de chá de camomila em 1 copo de água fervente e deixe descansar durante 5 minutos. Você pode tomar até 3 copos diariamente para obter melhores resultados.

6 Chás para descer a menstruação - Chá de camomila para menstruação

Como fazer o chá de arruda para descer menstruação

Talvez um dos truques para fazer menstruação descer urgente mais populares e frequentes é tomar chá de arruda. Isto acontece porque esta planta age como um potente emenagogo natural, ou seja, estimula a menstruação no corpo feminino devido ao fato de que favorece o fluxo sanguíneo na região da pélvis e útero. Além disto, destaca-se por ser calmante e antiespasmódica, sendo assim, é muito útil para aliviar as dores da menstruação.

Preparo

Colocar para ferver 1 copo d'água e, quando ferver, adicionar 1 ou 2 colheres pequenas de arruda. Deixar ferver durante cerca de 3 minutos e, passado este tempo, apagar o fogo e deixar em repouso por mais 3 minutos. Coar e beber 2 ou 3 copos ao dia até que a menstruação desça. Para melhorar o sabor desagradável e amargo, é aconselhável adicionar um pouco de mel.

Chá de salsinha para descer menstruação

Outro dos melhores chás para descer a menstruação e estimular o fluxo menstrual também encontramos a salsinha. Esta erva tão empregada na culinária favorece as contrações do útero devido aos óleos voláteis que ela contém, ajudando assim o adiantamento do ciclo. Também é aconselhada para reduzir as dores das cólicas, bem como para não se sentir esgotada e sem forças durante a menstruação. Neste caso, também deve-se estar 100% certo de que não há nenhum risco de gravidez, já que o chá de salsinha tem propriedades abortivas.

Preparo

Em uma panela, pôr para ferver 1 litro de água e, quando ferver, adicionar 5 colheres de salsinha fresca picada, mexer e deixar ferver durante 5 minutos. Depois, apagar o fogo, tampar a panela e deixar descansar por mais 10 minutos. Coar a infusão e tomar entre 2 e 3 copos ao dia por pelo menos 15 dias seguidos.

6 Chás para descer a menstruação - Chá de salsinha para descer menstruação

Chá de artemísia para descer a menstruação

Se você ainda não sabe o que fazer para a menstruação descer, finalizamos a lista de chás para menstruação descer mais rápido com o chá de artemísia, o qual ajuda a regular os ciclos menstruais e a aliviar as dores menstruais graças ao seus componentes como os óleos, os fitoesteróis e os flanoides.

Preparo

Em 1/4 de litro de água fervendo, adicionar 1 colher pequena de artemísia e deixar descansar por volta de 5 minutos. Coar e beber um copo pela manhã e outro pela noite.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 6 Chás para descer a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre 6 Chás para descer a menstruação

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
janaína
SERVEM PARA FAZER A MENSTRUAÇÃO DESCER NO MESMO DIA?

6 Chás para descer a menstruação
1 de 4
6 Chás para descer a menstruação

Voltar ao topo da página