Partilhar

Remédios caseiros para descer a menstruação

 
Por Redação ONSalus. 19 outubro 2020
Remédios caseiros para descer a menstruação

Acompanhar o ciclo menstrual não é uma tarefa fácil para todas as mulheres, pois muitas delas têm que enfrentar alterações frequentes em sua menstruação, especialmente aquelas que têm períodos irregulares. Isto é, em muitos casos, um grande motivo de preocupação, uma vez que um atraso na menstruação é algo que pode ser muito estressante, sobretudo quando ocorre de forma prolongada. Sempre existe a possibilidade da mulher estar grávida caso esteja no período fértil, contudo existem muitos outros fatores, condições e inclusive doenças que poderiam estar por trás da falta da menstruação. Além de te explicar quais são as possíveis causas do atraso, neste artigo do ONsalus comentamos alguns remédios caseiros para descer a menstruação. Você pode utilizá-los após a autorização do seu médico ou médica, assim que souber a causa exata da ausência de menstruação.

Também lhe pode interessar: 6 Chás para descer a menstruação

Menstruação atrasada, o que pode ser?

Embora não seja o único fator de origem, a gravidez é a causa mais comum da ausência de menstruação (amenorreia) em mulheres férteis. Por isso, é muito importante que, se você teve relações sexuais sem proteção e sua menstruação não veio, faça um teste de gravidez para tirar suas dúvidas e ver se é este o motivo. Não é aconselhável fazer o teste com um atraso de menos de 7 dias, já que o resultado poderia ser um falso negativo. No caso de ter um atraso de mais de uma semana e ver que o teste de gravidez deu negativo, é imprescindível que você consulte seu médico para determinar a causa exata do problema.

Se a gravidez não for a causa da menstruação, esta pode ser ocorrer por diversos fatores, tal como mostramos a seguir:

  • Erros de cálculo: a duração do ciclo menstrual varia de uma mulher para outra e aquelas que têm ciclos irregulares podem achar que sua menstruação está atrasada, quando na verdade ela virá alguns dias mais tarde naquele mês. Para evitar preocupações por este motivo, convém saber calcular os dias férteis e poder ter um acompanhamento mais preciso do ciclo. De qualquer forma, até mesmo as mulheres com menstruações regulares podem ter alguns dias de atraso sem motivo aparente.
  • Estresse: sofrer de estresse emocional ou nervosismo em excesso pode causar um atraso na menstruação, já que os hormônios são alterados.
  • Ovários policísticos: transtorno na ovulação que leva a um desequilíbrio hormonal, o qual pode causar a falta da menstruação, ciclos irregulares e outros sintomas, como explicamos no artigo sobre ovários policísticos: sintomas, causas e tratamento.
  • Mudanças no peso corporal: ganhar ou perder peso de forma brusca e repentina também pode desregular o ciclo menstrual. Da mesma forma, mulheres com transtornos na alimentação, como anorexia ou bulimia, costumam sofrer atrasos significativos e até mesmo a ausência de menstruação por longos períodos.
  • Certos medicamentos: a ingestão de alguns medicamentos, como antipsicóticos, corticoides, antidepressivos, os utilizados na quimioterapia, etc., podem alterar o ciclo menstrual e fazer com que a menstruação chegue atrasada.
  • Interrupção de anticoncepcionais:
  • Pré-menopausa: quando se passa por este período transitório que existe entre a idade fértil e a menopausa, as menstruações costumam ser mais irregulares e menos frequentes.
  • Amamentação materna: mulheres que estão amamentando frequentemente apresentam amenorreia e, após o parto, o ciclo menstrual fica irregular.
  • Problemas de tireoide ou sofrer de doenças crônicas.
  • Praticar atividades físicas em excesso.

Veja mais informações no artigo causas do atraso da menstruação. A seguir, mostramos alguns dos remédios naturais que podem te ajudar a regular seu ciclo e favorecer a chegada da menstruação; contudo, você não deve usá-los se estiver grávida ou suspeita que o atraso poderia estar relacionado com algum problema de saúde. Nestes casos, será imprescindível consultar seu/sua médico/a ou ginecologista.

Remédios caseiros para descer a menstruação - Menstruação atrasada, o que pode ser?

Banhos de água quente como remédio caseiro para menstruação descer

Entre os remédios caseiros para descer a menstruação mais simples e eficazes está a aplicação de calor na região abdominal, já que desta forma a circulação sanguínea é favorecida e o fluxo de sangue facilitado. Além disso, com este tratamento natural será possível aliviar a inflamação e os incômodos próprios dos dias anteriores à menstruação.

Existem várias opções que você pode pôr em prática, desde colocar compressas úmidas ou bolsas de água quente na parte baixa da barriga, até tomar um banho relaxante de água quente durante cerca de 15 ou 20 minutos, aproximadamente. Este último também te servirá para reduzir as tensões e o estresse, que em muitos casos são os responsáveis pelo atraso da menstruação.

Chás para descer a menstruação

através de plantas medicinais que possuem um efeito emenagogo, ou seja, que estimulam o fluxo sanguíneo na área da pélvis e do útero, e que ajudam a regular os ciclos menstruais. Os que oferecem melhores resultados são:

  • Camomila: é excelente para regular a menstruação e reduzir as cólicas pré-menstruais graças as suas propriedades sedativas, analgésicas e anti-inflamatórias.
  • Arruda: é um poderoso emenagogo natural, portanto estimula a menstruação no corpo da mulher. Também é antiespasmódica e sedativa.
  • Artemisa: ajuda a normalizar os ciclos menstruais pouco a pouco e diminui as cólicas que podem ser sentidas nestes dias do mês.
  • Salvia: favorece a regulação do sistema hormonal, por isso que é uma boa opção nos casos de atrasos da menstruação.
  • Salsinha: é eficaz para acalmar as dores menstruais e, além disso, favorece as contrações uterinas, estimulando assim o fluxo da menstruação.

Tome uma ou duas xícaras ao dia de qualquer um destes chás, certificando-se de antemão de que elas farão bem para sua saúde.

Remédios caseiros para descer a menstruação - Chás para descer a menstruação

Óleo de prímula

Se vocè está tendo alterações na regularidade das menstruações, outro produto natural que você pode aproveitar os benefícios é o óleo de prímula. Este é muito rico em ômega 6 e ácido gama-linolênico, sendo este segundo ideal para regular o sistema hormonal, acelerar a chegada da menstruação e combater os sintomas específicos da chamada tensão pré-menstrual, como as cólicas, a inflamação, a sensibilidade nos seios, as dores de cabeça e o mal-estar geral.

Você deverá adquirir as cápsulas ou pílulas de óleo de prímula através de lojas especializadas em produtos naturais, e tomá-las seguindo as instruções da bula. Em geral, é recomendado ingerir 2 cápsulas por dia acompanhadas de um pouco de água.

Seu consumo é contraindicado nos casos de:

  • Gravidez e período de amamentação.
  • Pessoas que sofrem de epilepsia ou desordens do sistema nervoso.
  • Pessoas que têm problemas de coagulação ou estão tomando medicamento anticoagulantes.
  • Pessoas que sofrem de doenças psíquicas.
  • Antes ou depois de cirurgias.
Remédios caseiros para descer a menstruação - Óleo de prímula

Aumentar o consumo de vitamina C

Tem sido mostrado que aumentar o consumo de vitamina C nos dias anteriores à menstruação também é uma boa forma de induzi-la naturalmente e ajudar a ter ciclos mais regulares. Para isso, você pode incluir em sua dieta alimentos que contenham altas quantidades deste nutriente, como frutas vermelhas, frutas cítricas (limões, laranjas, tangerinas e toranjas), kiwis, mamão, manga, vegetais de folha verde, pimentão vermelho, entre outros.

Somado a isso, é importante que beba bastante água durante o dia, ingerindo entre 1,5 e 2 litros diariamente.

Remédios caseiros para descer a menstruação - Aumentar o consumo de vitamina C

Diminuir o estresse

Como indicamos anteriormente, em muitos casos o estresse e as tensões diárias são os principais responsáveis pelo atraso da menstruação. Quer sejam problemas no trabalho ou pessoais, viver uma experiência traumática, estar triste, ter depressão... podem provocar uma alteração nos níveis hormonais do organismo e, consequentemente, causar mudanças no ciclo menstrual, fazendo com que fique atrasado.

Por isso, uma das principais recomendações para conseguir descer a menstruação é reduzir o estresse e combater o nervosismo. Para isto pode ser útil praticar técnicas de relaxamento, fazer atividades que sejam relaxantes para você, praticar atividades físicas, meditar ou fazer massagens terapêuticas.

No vídeo abaixo, explicamos algumas técnicas para aliviar o estresse:

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para descer a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para descer a menstruação
1 de 5
Remédios caseiros para descer a menstruação

Voltar ao topo da página