Partilhar

Sinto muita cólica e a menstruação não desce

Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 13 setembro 2019
Sinto muita cólica e a menstruação não desce

É normal sentir cólica e não menstruar? Sua menstruação ainda não veio, mas você está com dor abdominal como se ela fosse descer? Não se assuste com isso, é provável que em algum momento da sua vida fértil você sinta cólicas, mas sua menstruação não chegue ou não esteja de acordo com seu ciclo menstrual.

O que você deve fazer depende da causa que o especialista determinar, pois existem algumas razões em particular que podem causar cólicas sem menstruação, como por exemplo: a ovulação, a síndrome do intestino irritável, cistos de ovário e até mesmo a gravidez. Se você quer saber mais sobre este tema em particular te convidamos para que continue lendo este artigo do ONsalus, onde te respondemos a pergunta sobre "por que sinto cólica e minha menstruação não desce?".

Também lhe pode interessar: 6 Chás para descer a menstruação

Sinto cólicas e minha menstruação não desce: causas comuns

Antes de conhecer as causas pelas quais normalmente há dor do tipo cólica e a menstruação não desce, devemos saber que em algum momento da vida fértil ou reprodutiva da mulher é normal que este sintoma em particular apareça, cujo termo médico é conhecido como dismenorreia. Esta é definida como a dor intensa que surge na parte baixa do abdômen ou dor no ventre baixo estando ou não nos dias próximos à menstruação ou durante esta.

Dentro das causas comuns das cólicas sem que desça a menstruação encontramos:

Gravidez

"Sinto cólicas mas a menstruação não desce, estou grávida?" Este é o primeiro motivo pelo qual poderia haver dor do tipo cólica no abdômen baixo sem que a menstruação chegue, já que costuma ocorrer durante o primeiro trimestre da gestação, sobretudo na fase da implantação embrionária, e inclusive quando a mulher ainda não sabe que já está esperando um bebê. Assim, não é de se estranhar que os sintomas iniciais de uma gravidez se caracterizem por serem similares aos que ocorrem durante o ciclo menstrual. Neste momento, provavelmente a mulher não sabe que está grávida e tende a associar a dor tipo cólica com a clássica dor que ocorre antes da menstruação chegar, mas neste caso a menstruação não desce.

Cistos nos ovários

As cólicas sem a menstruação descer também podem ser devidas aos cistos nos ovários. Este problema, normalmente é acompanhado de outros sintomas, como náuseas, inflamação no abdômen e dor aguda no baixo abdômen. É uma característica comum que a dor no baixo ventre por cistos ocorra na metade do ciclo menstrual, mas também pode ocorrer nos dias após a menstruação.

Aprenda mais sobre esta condição neste outro artigo do ONsalus sobre os Cistos nos ovários: sintomas, causas e tratamento.

Ovulação

É igualmente normal que haja cólicas e que ainda assim a menstruação não chegue durante a ovulação. Embora para muitas mulheres este costume ser um processo indolor, em alguns casos, costumam manifestar sintomas como dor no abdômen baixo na metade do ciclo menstrual, especialmente no 14° dia, onde a liberação dos hormônios como a prostaglandina pode causar este incômodo.

Síndrome do intestino irritável

Este é outro motivo pelo qual pode-se confundir este tipo de dor abdominal. A dor da síndrome do intestino irritável ou colopatia inflamatória, pode vir acompanhada de flatulências, diarreia ou constipação. Os sintomas do intestino irritável tendem a piorar em situações de estresse. Assim, se este problema surge ou piora logo quando sabe que sua menstruação precisa descer e, além disso, tem estresse, é normal que esta demore um pouco mais para descer. Ou também, pode acontecer que esta dor apareça por esta causa em outro momento do ciclo menstrual, fazendo com que a mulher ache que a menstruação está adiantada, quando na realidade se deve a este problema do cólon.

Neste outro articulo do ONsalus te contamos tudo sobre o Cólon irritável, suas causas, sintomas e tratamento.

Sinto muita cólica e a menstruação não desce - Sinto cólicas e minha menstruação não desce: causas comuns

Cólica sem menstruação: outras causas

Outras possíveis razões pelas quais pode haver cólicas sem menstruação são:

Endometriose

Condição na qual o endométrio cresce sobre os órgãos pélvicos e tende a gerar dor intensa na região baixa do abdômen sem que a menstruação desça. A Revista Chilena de Radiologia afirma em um artigo publicado que a endometriose é uma doença crônica, mas geralmente benigna. Caracteriza-se pelo crescimento do tecido endometrial fora do útero, ou seja, em órgãos próximos, como nas trompas de Falópio e nos ovários, afetando aproximadamente 15% das mulheres em idade fértil. Os principais sintomas incluem infertilidade, dismenorreia e dor durante as relações sexuais.

Informe-se mais sobre esta condição nesta outra postagem na qual te falamos sobre a Endometriose, seus sintomas, tipos e tratamentos.

Hipotireoidismo

Esta é uma condição longe do sistema reprodutor feminino, mas que se repercute nele. Geralmente, sofrer de hipotireoidismo causa anovulação, que é a ausência de ovulação e, portanto, também amenorreia, que é a ausência da menstruação, e também pode ser que haja dor no abdômen baixo.

Transtornos alimentares

Normalmente, as mulheres que sofrem de transtornos alimentares, como a anorexia e a bulimia, tendem a ter este tipo de sintomas devido ao fato de que estes problemas de alimentação se repercutem consideravelmente na saúde do aparelho reprodutor. Na verdade, é comum haverem alterações no ciclo menstrual para aquelas mulheres que sofrem destas condições, além de poderem apresentar problemas nos ovários.

Estresse

Este é outro fator que repercute consideravelmente no ciclo menstrual, mulheres que estão em situações extremas de estresse e ansiedade podem sofrer um atraso no ciclo menstrual, bem com a manifestação de outros sintomas, como a dor do tipo cólica.

É normal que, diante da presença de cólica sem menstruação, a mulher apresente muita angústia ou estresse, assim como outros sintomas como mudanças de ânimo, congestão ou endurecimento das mamas e inflamação na região pélvica.

Sinto muita cólica e a menstruação não desce: tratamento

Na maioria dos casos a dor do tipo cólica tem uma intensidade leve ou moderada e que tende a ser suportável e tolerável. Em raros casos esta dor chegar a ser tão grave que limita a realização das atividades diárias, sendo neste momento que o tratamento é necessário para aliviá-la.

Estes são alguns dos tratamentosque os médicos costumam indicar para quem sente cólica e menstruação não desce:

  • Analgésicos: o especialista tende a indicar analgésicos de venda livre pertencentes ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides AINES, como o naproxeno ou o ibuprofeno, que permitem acalmar este tipo de dor já que diminuem as prostaglandinas, isto por sua vez tem um efeito direto na diminuição da dor do tipo cólica.
  • Anticoncepcionais orais: esta é outra das terapias mais conhecidas mundialmente, já que o uso da pílula anticoncepcional permite diminuir consideravelmente as cólicas menstruais, sua administração também permite regular o ciclo da menstruação. O especialista costuma indicar anticoncepcionais orais combinados que contenham levonorgestrel e etinilestradiol.
  • Tratamentos hormonais: o ginecologista pode indicar outros tratamentos hormonais, além das pílulas anticoncepcionais, que permitem acalmar as cólicas. Normalmente este tipo de terapia se encarrega de inibir o processo da ovulação e diminuir a intensidade da dor no ventre baixo, estão disponíveis como injeções, implantes no braço e adesivos.
Sinto muita cólica e a menstruação não desce - Sinto muita cólica e a menstruação não desce: tratamento

Cólica e menstruação atrasada: recomendações gerais

Caminhar, andar de bicicleta, nadar, praticar ioga ou meditação são algumas das recomendações úteis para diminuir a probabilidade de que haja dor do tipo cólica na etapa pré-menstrual ou logo quando esta começa, atrasa ou quando a menstruação não chega.

Outras recomendações para aliviar a dor da cólica quando não a menstruação não desce são:

  • Ter uma dieta balanceada.
  • Diminuir os alimentos gordurosos.
  • Descansar regularmente durante a noite.
  • Evitar o consumo de álcool.
  • Incluir suplementos vitamínicos.

Se a ausência da menstruação permanecer até 7 dias depois da data esperada, então é recomendável realizar o teste de gravidez ou ir ao ginecologista. É imprescindível tratar a origem da dor para conseguir diminuí-la. Se este for o seu caso e se tem cólica mas sua menstruação não desce, não deixe de ir a um especialista, ele será a pessoa indicada para determinar a causa e o tratamento ideal da cólica sem menstruação.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sinto muita cólica e a menstruação não desce, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Avaria, P., & O'Brien, A. (2008). Dolor cólico y distensión abdominal. Revista chilena de radiología, 14(2), 99-101.

Escrever comentário sobre Sinto muita cólica e a menstruação não desce

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Cicera ana alves da silva
Ola boa tarde meu chamo cicera ana,estava tomando anticoncepcional a três anos,parei no mês de agosto ai mentrruei dia 11,e nos mês de setembro ainda não veio,fiz um bhcg com sete dias de atraso e deu negativo,gostaria de saber se tem chance de estar grávida?


Sinto muita cólica e a menstruação não desce
1 de 3
Sinto muita cólica e a menstruação não desce

Voltar ao topo da página