Partilhar

Corrimento branco e menstruação atrasada: causas

Por Luísa Savala, Redatora ONsalus. 10 setembro 2018
Corrimento branco e menstruação atrasada: causas

Antes de qualquer coisa, é importante saber que o corrimento vaginal branco é muito comum ao longo do ciclo menstrual da mulher. Estas secreções, que variam de aspecto durante as diferentes etapas do ciclo, não necessariamente apresentam qualquer tipo de anomalia.

Normalmente, o corrimento branco, transparente ou amarelado, não deve ser motivo para preocupação se não estiver associado a outros sintomas. No entanto, se também tem algum atraso menstrual e o corrimento branco aumenta, pode ser um sinal e então é preciso ter mais atenção. Por essa razão, vamos te explicar quando o corrimento branco é algo normal e quando deve ser motivo de preocupação.

Esta com dúvidas de porque tem corrimento branco e a menstruação não desce? Neste artigo do ONsalus explicamos tudo direitinho.

Corrimento branco e menstruação atrasada pode ser gravidez?

Quando a menstruação não desce, automaticamente pensa-se em gravidez. A verdade é que não deve ser uma opção a se descartar, uma vez que o corrimento branco junto com o atraso menstrual, pode ser um dos primeiros sintomas de gravidez.

Quando há fecundação, o corpo da mulher reage produzindo uma maior quantidade de estrógeno, fazendo com que seja liberado mais corrimento. O objetivo é que o corrimento proteja o útero e o feto dos germes e bactérias que podem provocar infecção ou qualquer dano que prejudique o feto ou interrompa a gravidez.

Este aumento do corrimento branco é mais normal nos primeiros três meses de gestação e, embora na maioria dos casos a secreção diminua a partir do segundo trimestre, também não é estranho que em algumas mulheres apareça e desapareça ao longo da gravidez.

O atraso da menstruação é um dos primeiros sinais mais conhecidos da gravidez, mas é importante ter em consideração o que caracteriza o atraso na menstrual. Se você é uma mulher regular e tem o período menstrual de 28 dias, este poder ser um indício.

Corrimento branco e menstruação atrasada: causas - Corrimento branco e menstruação atrasada pode ser gravidez?

Corrimento branco pastoso e menstruação atrasada: mudanças hormonais

Nem todas as mulheres são regulares e têm a mesma quantidade de dias no ciclo menstrual. Em geral, a maioria das mulheres tem um ciclo menstrual que varia desde 25 a 32 dias. Tudo depende do estilo de vida que a mulher leva e da sua faixa etária, uma vez que de acordo com a fase da vida, acontecem trocas hormonais que podem provocar um atraso menstrual e também corrimento branco.

Como explicado no ponto anterior, o aumento da produção de estrógeno provoca um volume maior de secreções vaginais. As seguintes situações podem provocar os estes sintomas:

  • A menstruação e a produção hormonal podem ser afetadas por mudanças no trabalho, emoções fortes ou mudanças climáticas.
  • Ter começado a tomar a pílula anticoncepcional causa alterações durante alguns meses.
  • A perda repentina de peso reflete na produção hormonal.

Em todos estes casos, o corrimento estará presente. Se é um simples atraso sem mais nenhuma consequência, é normal que o corrimento volte mais branco e espesso do que o normal nos dias que antecedem a menstruação. Não e preciso preocupar-se em excesso se você tem corrimento branco e a menstruação não desce, no entanto, tenha em conta os dias de atraso ou se existe mais algum sintoma.

Corrimento branco e menstruação atrasada: causas - Corrimento branco pastoso e menstruação atrasada: mudanças hormonais

Menstruação atrasada e corrimento branco com mau cheiro: infecção

Existem inúmeras doenças e infecções que podem provocar o aparecimento de corrimento branco. Embora o corrimento branco não indique necessariamente algo mau, a verdade é que tem uma série de sintomas associados que podem nos fazer suspeitar que sofremos alguma anomalia. Os sintomas que indicam a presença de uma infecção podem ser:

  • O corrimento branco aparece junto com secreções verdes, amarelas ou cinzentas.
  • Corrimento branco com aspecto de requeijão;
  • Coceira e ardor vaginal.
  • Sangue na hora de urinar.
  • Cólica abdominal.
  • Dor vaginal.
  • Corrimento com mau odor.
  • Dor ao ter relações sexuais ou na hora de urinar.

As principais infecções que podem causar o aparecimento do corrimento braco e atraso menstrual:

Infecção por fungos

A infecção por fungos, candidíase ou infecção por levedura é a proliferação de fungos próprios da vagina provocada por alguma mudança na flora vaginal. Pode ser provocada pelo consumo de antibióticos, por estresse, pela presença de alguma doença ou por gravidez. A alteração do pH vaginal estimula o aumento de fungos na vagina, causando o aparecimento de corrimento branco abundante e de consistência semelhante a requeijão, ardor ao urinar e dor na vagina.

Vaginose bacteriana

Trata-se de uma infecção vaginal bastante comum. Como o nome já diz, é causada por uma infecção bacteriana e, entre os principais sintomas, também está o corrimento branco, que pode ser cinza ou amarelado, dor e ardor vaginal. Se compararmos os sintomas da vaginose bacteriana com os da candidíase, encontraremos a razão pela qual são frequentemente confundidas.

Gonorreia

A gonorreia é uma das DST's mais comum nos países ocidentais. Trata-se de uma infecção causada por uma bactéria que coloniza a muscosa genital atacando o sistema imunológico do afetado. Seu principal sintoma é o aparecimento de corrimento amarelo, no entanto, dependendo da mulher, é possível que o corrimento seja branco. Saiba mais sobre gonorreia no artigo tudo sobre gonorreia: sintomas, diagnóstico e tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Corrimento branco e menstruação atrasada: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Referências
  1. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-75262010000300009
  2. https://www.scielosp.org/article/spm/1997.v39n6/543-579/

Escrever comentário sobre Corrimento branco e menstruação atrasada: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marina Assis
Tenho menstruação atrasada, corrimento branco e colica. Pode ser infecção por fungos?

Corrimento branco e menstruação atrasada: causas
1 de 3
Corrimento branco e menstruação atrasada: causas

Voltar ao topo da página