Partilhar

Menstruação atrasada após relação é normal?

Por Leonardo Simon. Atualizado: 4 outubro 2018
Menstruação atrasada após relação é normal?

O organismo das pessoas é muito complexo e devemos prestar muita atenção a diversos fatores que podem indicar que algo não está funcionando corretamente. A menstruação e suas alterações hormonais ao longo do ciclo podem despertar certos temores quando a menstruação não desce de forma normal, seja pela duração, quantidade, cor do sangramento, entre outros.

É comum que muitas mulheres que têm um ciclo menstrual regular se preocupem quando a menstruação não desce nas datas esperadas mas, se este atraso ocorre depois de ter feito sexo vaginal, costuma ser um motivo de muita preocupação. É por isto que algumas delas se perguntam "é normal a menstruação atrasar depois de ter relação?". Para saber esta resposta, convidamos a ler o seguinte artigo do ONsalus onde daremos mais informações sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Por que a menstruação atrasa

Menstruação atrasada depois da relação sexual é normal?

O ato sexual, por si só, não afeta o ciclo menstrual enquanto não fecundar o óvulo. Ou seja, durante esta atividade, hormônios não são secretados e nem são ativadas ações que afetam diretamente os processos no útero e nos ovários que desregulam o ciclo, fazendo com que ele atrase ou adiante. Por isso, não é normal que a menstruação se atrase por ter relação sexual, mas existem algumas causas desta alteração que podem estar relacionadas indiretamente com o sexo:

Menstruação atrasada após relação por gravidez

A primeira causa de um atraso na menstruação é o desenvolvimento de uma possível gravidez, mesmo se um método anticoncepcional foi utilizado, uma vez que nenhum deles é 100% eficaz e sua segurança diminui com o uso inadequado. Para comprovar esta causa é possível realizar um teste de gravidez a qualquer momento depois do atraso menstrual e, na maioria dos casos, se obtém um resultado preciso. Se o teste der negativo, você deve considerar outros possíveis motivos e detectar se há algum outro sintoma que precisa da avaliação de um ginecologista.

Menstruação atrasada após primeira relação

Além disso, um dos fatores mais comuns que fazem com que o período atrase é estar passando por situações de muito estresse, tensão ou nervosismo. Em muitos casos o desajuste no ciclo menstrual não está relacionado com uma doença grave ou gravidez e, quando acontece depois de ter tido relações sexuais, especialmente se é a primeira vez ou se foi feito sem proteção, a mulher pode sofrer uma grande carga emocional que provoca um desequilíbrio hormonal e tensão muscular. Isto faz com que o processo para começar a menstruar seja bloqueado, por isso que depois de alguns dias ou ao relaxar o ciclo aparece de forma normal.

Menstruação atrasada após pílula do dia seguinte

Consumir pílulas anticoncepcionais ou a pílula do dia seguinte são causas normais de atraso da menstruação após sexo, já que são compostas por uma combinação de hormônios que estimulam o aumento de outros hormônios para impedir a liberação ou fecundação do óvulo, o que por sua vez gera altera o ciclo menstrual e faz com que o período desça depois da data esperada. Costuma ocorrer especialmente ao iniciar ou interromper o uso e, em alguns casos, o período é irregular ou desaparece em até seis meses depois de deixar de tomá-las, isto é, até que o ciclo se ajuste novamente. O mesmo pode acontecer com a injeção de anticoncepcionais ou com a implantação de certos tipos de dispositivos intrauterinos.

Por outra lado, quando a menstruação desaparece por mais de três meses, considera-se que a mulher tem amenorreia e é importante que você consulte um médico para determinar por que está acontecendo, já que a gravidez, a amamentação e a menopausa são as únicas causas naturais desta alteração.

Menstruação atrasada após relação é normal? - Menstruação atrasada depois da relação sexual é normal?

Outros fatores que podem atrasar menstruação

Sabendo que não é normal que a menstruação atrase após ter relações sexuais, e tendo descartartado as situações mencionadas anteriormente, é possível que o desajuste se deva a alguma doença que é manifestada ou intensificada pela ação do ato sexual ou que apenas coincide com este evento, sem necessariamente estar relacionada.

Na verdade, o atraso ou a ausência da menstruação pode ser devido a diversas causas, algumas muito leves e outras mais sérias que precisam da avaliação de um especialista. As principais causas de menstruação atrasada são:

  • Mudanças no estilo de vida, como perder uma quantidade considerável de peso corporal em pouco tempo ou realizar exercícios excessivamente.
  • Sofrer de transtornos alimentares, sendo os mais frequentes a anorexia e a bulimia.
  • Sofrer de um desequilíbrio hormonal, que pode ser gerados pela síndrome dos ovários policísticos ou por doenças da glândula tireoide.
  • Possuir insuficiência ovárica.
  • Ingerir certos medicamentos, especialmente os utilizados para quimioterapia, hipertensão, depressão, alergias e para tratar doenças mentais graves como a esquizofrenia.
  • Ter cicatrizes uterinas, que são formadas principalmente depois de uma cirurgia no útero como a curetagem, cesárea ou no tratamento de fibromas uterinos.
  • Apresentar um tumor benigno na hipófise.

Quando ir ao médico devido a um atraso menstrual

Embora seja mais comum que o atraso do ciclo aconteça apenas por alguns dias e não por uma condição associada a uma alteração grave, é importante prestar atenção a outros sintomas anormais que podem se apresentar nesse tempo. As mulheres com atraso na menstruação devem ir imediatamente ao médico se também apresentam:

  • Febre alta.
  • Tonturas e vertigem.
  • Náuseas e vômito.
  • Dor na região genital, no abdômen ou na lombar.
  • Corrimento vaginal anormal ou com mau odor.
  • Alterações na coloração da urina.
  • Atraso da menstruação por várias semanas, mesmo que não tenha feito sexo recentemente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação atrasada após relação é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Menstruação atrasada após relação é normal?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marina Carvalho
Obrigada pelo esclarecimento! Excelente texto!

Menstruação atrasada após relação é normal?
1 de 2
Menstruação atrasada após relação é normal?

Voltar ao topo da página