Partilhar

Menstruação atrasada e sou virgem: causas

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 5 novembro 2018
Menstruação atrasada e sou virgem: causas

Muitas das preocupações a respeito da saúde sexual feminina estão relacionadas com as alterações no ciclo menstrual. Quando a menstruação não desce, costuma causar muita preocupação e a primeira coisa que pensamos é em gravidez. No entanto, o que acontece quando a gravidez não é uma possibilidade porque você é virgem?

É precisamente sobre isto que vamos falar no seguinte artigo do ONsalus, onde vamos te dar algumas das possíveis respostas quando você pensa "menstruação atrasada e sou virgem".

Também lhe pode interessar: Por que a menstruação atrasa

Menstruação atrasada e sou virgem: peso corporal

Ganhar ou perder peso é uma das causas mais habituais do atraso ou não aparecimento da menstruação, quer seja virgem ou não, mesmo que habitualmente seja regular. De fato, aproximadamente 30% dos casos em que a menstruação não desce e em que não existe gravidez, são devidos a aumentos de peso, especialmente no caso de mulheres com um IMC superior a 30.[1]

Perder peso de forma muito rápida também apresenta efeitos semelhantes, afetando normalmente:

  • Mulheres com um alto rendimento desportivo
  • Mulheres com transtornos alimentares como anorexia ou bulimia
  • Mulheres com um IMC inferior a 20

Em qualquer um desses casos, um peso corporal insuficiente faz com que a carga hormonal necessária para que o ciclo menstrual ocorra corretamente não seja suficiente, causando efeitos como os atrasos menstruais ou a ausência de menstruação, também chamada de amenorreia.

Muitas vezes falamos do peso como algo estético, mas a realidade é que o mais importante é a saúde, e nem o sobrepeso nem a falta de peso são saudáveis. É muito importante seguir uma alimentação adequada e praticar exercício de forma regular para manter o corpo estável e, consequentemente, fazer com que isso influencie de forma positiva a nossa saúde.

Menstruação atrasada e sou virgem: causas - Menstruação atrasada e sou virgem: peso corporal

Menstruação atrasada e não é gravidez: menopausa precoce

A menopausa é o ponto final da época reprodutiva da mulher, é o momento em que esta deixa de ovular e menstruar definitivamente e já não pode engravidar. Embora a menopausa costume aparecer em algum momento entre os 45 e os 55 anos de idade, não é algo fixo e, dependendo da mulher, pode chegar antes ou depois.

No entanto, transtornos de saúde ou certos fatores desencadeantes podem fazer com que menopausa chegue sem que a mulher tenha 40 anos. Isto é o que se conhece como menopausa precoce e, juntamente com a ausência de menstruação, apresenta também os outros sintomas da menopausa:

  • Afrontamentos
  • Falta de lubrificação vaginal
  • Alterações de humor
  • Insônia
  • Incontinência urinária

Assim como a menopausa é um processo natural que chegará mais cedo ou mais tarde dependendo dos folículos ovarianos que a mulher tenha, a menopausa precoce pode ser provocada por problemas de saúde ou fatores que a provocam. Algumas das principais causas da menopausa precoce são as seguintes:

  • Estresse crônico
  • Herança genética
  • Depois de uma cirurgia
  • Fumar
  • Quimioterapia
  • Problemas no ovários

Menstruação não desce e não estou grávida: anticoncepcional

Os anticoncepcionais orais facilitaram muitíssimo o planejamento familiar. Contudo, eles não servem apenas para a anticoncepção, uma vez que estes comprimidos também são receitados para a regulação dos ciclos menstruais em mulheres irregulares. É por isso que não é necessário ter uma vida sexual ativa para tomar estes comprimidos. Uma mulher virgem também pode tomar anticoncepcionais para regular o seu ciclo.

No entanto, se você fizer um consumo abusivo, se a medicação for administrada desde muito cedo, de forma incorreta ou se você se automedicar, os ovários estarão inactivos durante demasiado tempo, fazendo com que a menstruação não desça.

É importante realçar que, antigamente, essa situação era bem mais habitual, visto que as doses de hormônios eram mais elevadas do que são agora. Atualmente, a segurança dos comprimidos é muito mais alta mas, apesar disso, essa continua sendo uma possível causa para que a menstruação não desça mesmo que você não esteja grávida ou seja virgem.

Menstruação atrasada e sou virgem: causas - Menstruação não desce e não estou grávida: anticoncepcional

Menstruação atrasada mas não tive relação: diabetes

Outra das possíveis razões para que menstruação atrasada sendo virgem é que você sofra de diabetes. Esta é uma das principais doenças crônicas em todo o mundo, embora nos países desenvolvidos ocorra com mais frequência. A sua causa está relacionada com uma quantidade demasiado elevada de açúcar no sangue, o que provoca resistência à insulina que, por sua vez, impede que as células captem a glicose e gerem energia.

Quando a produção de insulina é ineficiente, as alterações que ocorrem no corpo também podem afetar o ciclo menstrual, evitando que a ovulação e, consequentemente, que não desça a menstruação. A diabetes é uma doença que necessita tratamento visto que, se estiver descontrolada, pode colocar a sua vida em risco.

Os principais sintomas da diabetes, fundamentais para poder diagnosticá-la, são os seguintes:

  • Cansaço
  • Fome
  • Sede
  • Dificuldades de visão
  • Vontade de urinar frequentemente
  • Formigamento nas mãos e dos pés

Menstruação não desce mas nao estou grávida: estresse

Embora não possamos esclarecer a causa exata que o provoca, é verdade que existe uma relação entre as alterações no ciclo menstrual e o estresse que a mulher sofre. É por isso que, se você está passando por uma época de nervos e ansiedade, é possível que o motivo para que a menstruação não desça seja este.

Quando se sofre ansiedade, dependendo dos níveis, podem ocorrer alterações em muitas funções do nosso organismo. A menstruação não é diferente, visto que a ansiedade faz com que o nosso corpo se prepare para a sobrevivência e o ciclo menstrual é interrompido, assim como todos os ciclos corporais que não são vitais para a sobrevivência.

Caso não seja tratada, a ansiedade e o estresse podem afetar gravemente a qualidade de vida, assim como provocar diversos desconfortos físicos. Recorrer a um psicólogo é a melhor opção para tratar este transtorno, mas recomendamos que você leia também o nosso artigo que explica como controlar a ansiedade.

Menstruação atrasada e sou virgem: causas - Menstruação não desce mas nao estou grávida: estresse

Menstruação não desce: problemas de tireoide

Os hormônios da tireoide cumprem diversas funções no nosso organismo e um dos seus principais papéis são os que se cumprem dentro do sistema reprodutivo e no ciclo menstrual. Deste modo, se você tem um transtorno na glândula tireoide, é muito possível que não a menstruação não desça mesmo sendo virgem. No entanto, nem todas as alterações da tireoide são iguais e, dependendo do que você sofrer, os efeitos que apresentam na menstruação são diferentes:

  • Hipotireoidismo: geralmente faz com que a menstruação dure mais dias e se expulse mais sangue, no entanto, se for muito severo pode fazer com que a menstruação não desça.
  • Hipertireoidismo: por seu lado, o hipotireoidismo provoca menstruações menores, espaçadas no tempo até que pode acabar por não aparecer a menstruação.

Porque a menstruação não estou grávida: tumor na hipófise

Existem doenças graves que podem fazer com que a menstruação não desça, sendo que uma das mais graves é o aparecimento de tumores na hipófise. A hipófise é uma glândula que atua como reguladora do resto de atividades glandulares. Ou seja, está diretamente vinculada com os ciclos corporais como o da menstruação. É por isso que, caso cresça um tumor na hipófise, na base do cérebro, anulam-se os estímulos ovarianos que fazem com que a menstruação desça.

Você eve saber que existem muitas outras causas com mais probabilidade que esta e não deve se alarmar em excesso. No entanto, se junto a uma ausência prolongada da menstruação você sente outros sintomas como problemas de visão ou dor de cabeça, visite imediatamente o médico.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação atrasada e sou virgem: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Referências
  1. Disponível em: International Journal of Eating Disorders 2007;40:424-434
  2. Ausência de períodos menstruais! por JoAnn V. Pinkerton, MD, Professor of Obstetrics and Gynecology and Division Director, Midlife Health Center, University of Virginia Health System; Executive Director, The North American Menopause Society Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/dist%C3%BArbios-menstruais-e-sangramento-vaginal-anormal/aus%C3%AAncia-de-per%C3%ADodos-menstruais

Escrever comentário sobre Menstruação atrasada e sou virgem: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Aline Melo
Estou com a menstruação atrasa e sou virgem. Existe mais alguma causa?

Menstruação atrasada e sou virgem: causas
1 de 4
Menstruação atrasada e sou virgem: causas

Voltar ao topo da página