Partilhar

Menopausa precoce - Causas e sintomas!

Por Nelson Ferreira, Editor e redator ONsalus. 19 setembro 2017
Menopausa precoce - Causas e sintomas!

A menopausa é a etapa em que a menstruação cessa progressivamente e por consequência termina a capacidade reprodutiva de uma mulher. É uma fase de muitas mudanças hormonais, uma vez que os ovários envelhecem e produzem menos quantidade de estrogênio e progesterona e costuma aparecer geralmente entre os 45 e 55 anos. Quando nos referimos a menopausa precoce, é porque os sintomas próprios desta mudança aparecem antes dos 45 anos afetando a saúde consideravelmente. No ONsalus.com.br explicamos a você as causas e sintomas da menopausa precoce.

Também lhe pode interessar: Sintomas da menopausa

Causas da menopausa precoce

Antes de explicar as causas da menopausa precoce é necessário esclarecer que a idade em que se produz a menopausa dependerá da reserva de folículos ovarianos que uma mulher possui ao nascer e de quantos utiliza ao longo da sua vida reprodutiva. As causas da menopausa precoce estão relacionadas com:

  • Uma falência ovariana
  • Antecedentes familiares
  • Cirurgias
  • Tratamentos de quimioterapia

As mulheres que têm algum familiar com menopausa precoce têm maior risco de também elas a terem, o mesmo acontece se tiver sido submetida a uma extirpação de ovários antes dos 40 anos. Os tratamentos médicos como a quimioterapia, fazem com que os folículos ovarianos se vão perdendo e as adições como o tabagismo podem ter o mesmo efeito.

 

Menopausa precoce - Causas e sintomas! - Causas da menopausa precoce

Sintomas da menopausa precoce

Os sintomas da menopausa precoce são mais intensos e devem-se a uma diminuição dos níveis de estrogênio e apresentam-se da seguinte forma:

  • Irregularidade menstrual com períodos mais ou menos abundantes
  • Mudanças de peso
  • Afrontamentos que são mais intensos nos primeiro dois anos
  • Secura dos olhos, pele e boca
  • Alterações na resposta a estímulos sexuais e ao desejo
  • Incontinência urinária
  • Insônia
  • Dor durante as relações sexuais devido a secura vaginal
  • Mudanças de humor

Quando estamos na presença de uma menopausa precoce estes sintomas podem aparecer em qualquer idade. Ou seja, tanto são os sintomas de menopausa precoce aos 37 anos como igualmente sãos os sintomas de menopausa precoce aos 41 anos.

Para diagnosticar a menopausa precoce será necessário fazer um exame físico e uma análise de sangue sobretudo para descartar gravidezes ou problemas de tireoide.

Menopausa precoce - Causas e sintomas! - Sintomas da menopausa precoce

Quanto tempo duram os sintomas de menopausa precoce?

Embora cada corpo seja diferente, geralmente os sintomas são calores e suores noturnos, alterações de humor e insônia costuma aparecer pelo menos durante o primeiro ano e desaparecerão progressivamente. No entanto, uma pequena percentagem de mulher também pode ter estes sintomas por até cinco anos.

Menopausa precoce - Causas e sintomas! - Quanto tempo duram os sintomas de menopausa precoce?

Complicações na menopausa precoce

Os níveis de estrogênio que uma mulher enfrenta durante este processo podem trazer alterações na saúde e riscos de sofrer de algumas condições médicas. Por outro lado existem alterações desfavoráveis nos níveis de colesterol e tensão arterial, assim como na densidade óssea, que tem como consequência a osteoporose.

Também será propensa aos aumentos de peso e alterações na sua estrutura corporal, o que aumenta o risco de problemas cardiovasculares. Outro dos riscos da perda de estrogênio em uma idade inusual é que existe uma maior probabilidade de sofrer de câncer de ovário, mama ou útero.

Menopausa precoce - Causas e sintomas! - Complicações na menopausa precoce

Menopausa precoce e gravidez

Durante o período de pré-menopausa pode existir a possibilidade de gravidez, uma vez que a ovulação não terminou, no entanto há uma descida significativa dos níveis de estrogênio e progesterona que atuam sobre os óvulos. A única forma de ficar grávida com menopausa é através da reprodução assistida, utilizando a fecundação in vitro com óvulos de uma doadora ou caso tenha preservado os seus antes da menopausa.

Tratamento para a menopausa precoce

A terapia de reposição hormonal será o tratamento adequado, sobretudo para aliviar os sintomas como os calores, suores e secura vaginal. Este tratamento contém normalmente estrogênio e algumas vezes progesterona, e podem ser apresentados em um formato de adesivo, pílula ou gel. A administração de doses destes medicamentos deve ser personalizada e supervisionada por um ginecologista. Esta terapia só será receitada se não houver risco de doenças cardiovasculares, coágulos ou câncer de mama.

Caso se apresente algum risco relativo à terapia hormonal, outro tratamento para a menopausa precoce são os antidepressivos, anticonvulsivos ou anti-hipertensivo. Se pretende ficar grávida consulte o seu médico sobre a opção de reprodução assistida.

Menopausa precoce - Causas e sintomas! - Tratamento para a menopausa precoce

Recomendações

Existem algumas alterações no estilo de vida que ajudarão a reduzir o risco de sofrer de menopausa precoce, assim como os sintomas:

  • Realize atividade física, sobretudo exercícios que ajudem a fortalecer a pélvis e os músculos da vagina
  • Inclua frutas e verduras na sua dieta e alimentos como a soja, uma vez que esta contém estrogênio
  • Elimine o tabaco
  • Evite a cafeína e o álcool
  • Aumente o consumo de cálcio não só através dos alimentos mas também com alguns suplementos
  • Visite o seu médico anualmente

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menopausa precoce - Causas e sintomas!, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Menopausa precoce - Causas e sintomas!

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Gdalía Lima
Olá boa tarde gostaria de saber se é normal ter nos pequenos lábios vaginal uma aspereza e que incomoda é coça bastante

Menopausa precoce - Causas e sintomas!
1 de 6
Menopausa precoce - Causas e sintomas!

Voltar ao topo da página